Portugal no Mundial de Rugby: ponto de situação dos “lobos” pt.4
A cinco meses do arranque do Campeonato do Mundo de Rugby 2023, em que Portugal vai estar inserido no grupo C com o jogo de estreia na competição marcado para o dia 16 de Setembro frente ao País de Gales, é altura de vermos como estão os atletas portuguese que podem vir a representar os “Lobos” na competição. Escolhemos 50 jogadores que podem vir a figurar na lista de 33 de Portugal no Mundial de Rugby, sendo que 36 dos quais jogaram no Rugby Europe Championship 2023, e nesta segunda parte vamos nos focar na 2ª e 3ª linha, com o par de médios a juntarem-se aos centros, e uma 4ª parte a ficar dedicada ao três-de-trás.
CENTROS
JOSÉ LIMA (RC NARBONNE) *
Um dos pêndulos da equipa de Portugal, e uma das vozes mais importantes dentro dos 3/4’s, José Lima chega ao Mundial num excelente momento de forma, depois de ter se transferido para o Narbonne, onde voltou a somar importantes minutos, conseguindo ser um dos principais MVP’s desta equipa. 4 ensaios e 7 assistências na Nationale, e uma excelente época também pela selecção nacional.
TOMÁS APPLETON (CDUL) *
Bastava dizer: é o capitão. Por esta razão e pelo facto de ser um dos jogadores mais virtuosos e resilientes do conjunto português, Tomás Appleton será fundamental pelos “Lobos” e a sua convocatória não é sequer alvo de debate.
🇬🇪 v 🇵🇹 | 'In the end, the winner takes it all.'
Join us tomorrow for four games, back-to-back finishing with the final between @GeorgianRugby and @PortugalRugby.
📺 Watch live on https://t.co/lQ3qnMUZ6M pic.twitter.com/0uDbE15Bku
— Rugby Europe (@rugby_europe) March 18, 2023
PEDRO BETTENCOURT (US OYONNAX) *
Recuperou o lugar nos convocados de Patrice Lagisquet neste Rugby Europe Championship, e depois de uma série de boas prestações na competição, parece ter garantido um lugar no grupo-de-trabalho dos “Lobos”. É um centro que oferece uma série de soluções no ataque, difícil de contornar na defesa, e inteligente na forma como emparelha com qualquer parceiro no par de centros.
ANTÓNIO VIDINHA (GDS CASCAIS)
Foi sempre considerado um dos melhores centros da formação do rugby português, e em 2023 voltou a ser chamado para a selecção nacional. Está a realizar uma bela época pelo GDS Cascais e a equipa técnica nacional parece estar disposta a oferecer-lhe uma hipótese para chegar ao Mundial.
VASCO RIBEIRO (AEIS AGRONOMIA)
Um dos líderes da Agronomia Rugby e um dos centros que melhor defende em Portugal, Vasco Ribeiro continua na luta por um lugar nos convocados, apesar de correr por fora. Está a ser protagonista pelos agrónomos, e pode ainda sonhar com uma convocatória.
TOMÁS CABRAL (CISNEROS)
Jogou pouco em Espanha em 2022/2023, mas decididamente é um centro que pode oferecer soluções dentro da equipa nacional. No entanto, e apesar da sua qualidade individual, as chances de serem convocadas são mínimas.
PONTAS/DEFESAS
NUNO SOUSA GUEDES (CDUP) *
O melhor jogador do Rugby Europe Championship 2023, um dos atletas mais influentes no XV desde 2018, e um dos principais protagonistas do ataque de Portugal, esse é Nuno Sousa Guedes, e a lenda do CDUP não vai falhar o Campeonato do Mundo.
RAFAELLE STORTI (BÉZIERS-HÉRAULT) *
O ponta do Stade Français (para já está confirmado o seu regresso a Paris) realizou uma soberba temporada pelo Béziers-Hérault e voltou a conquistar o seu lugar no XV de Portugal, sendo neste momento um dos jogadores importantes no XV de Portugal.
SIMÃO BENTO (STADE MONTOIS) *
Começou excelentemente bem a época no Stade Montois, mas nos últimos 5 meses mal jogou pela equipa da ProD2. De qualquer forma, o ex-Técnico Rugby foi um dos jogadores com mais minutos no Rugby Europe Championship 2023, graças ao seu brilhantismo com bola, a inteligência sem ela e a capacidade para resolver problemas quando é necessário. Deverá ser opção em Setembro.
RODRIGO MARTA (DAX RUGBY) *
Como Tomás Appleton, Raffaele Storti, Jerónimo Portela, entre outros, Rodrigo Marta nem é discussão, porque é, neste momento, o jogador mais decisivo com e sem bola nos “Lobos” e estará entre os titulares quando arrancar o Campeonato do Mundo.
🏆 Team of the Championship 🏆
The picks after a hard-fought #REC23 campaign by @francisaac87.
— Rugby Europe (@rugby_europe) April 7, 2023
VINCENT PINTO (SÉCTION PALOISE) *
O ponta do Séction Paloise jogou apenas três jogos nesta temporada – tem mudança confirmada para o Colomiers da ProD2 – mas foi sempre convocado na selecção nacional e vai estar certamente também na lista de convocados para o Mundial. Rápido, incisivo e com capacidade para fazer pontos num instante.
MANUEL C. PINTO (AEIS AGRONOMIA) *
Quando está em forma e motivado, Manuel Cardoso Pinto é uma ameaça séria para qualquer defesa, impondo aquele génio diferenciador e com habilidade suficiente para abrir passagens por entre a defesa contrária. Está lesionado neste momento, mas dificilmente não estará na lista final para França 2023.
JOSÉ PAIVA DOS SANTOS (CF “OS BELENENSES”)
Um ponta/centro agressivo, dotado e resiliente, José Paiva dos Santos pode ainda ter uma palavra a dizer na ida ao Mundial, já que é dos atletas mais novos em “voga” em Portugal e que tem as qualidades suficientes para roubar alguma atenção. Corre atrás dos outros nesta lista, mas continua a ter uma real chance de chegar ao Campeonato do Mundo.
ANTÓNIO CORTES MONTEIRO (AEIS AGRONOMIA)
Um dos melhores marcadores de sempre do Campeonato Nacional de Rugby português, o ponta já teve excelentes momentos na selecção nacional no passado e, apesar de não ser convocado a algum tempo, é possível que ainda veja o seu nome listado para os treinos de preparação. Não deverá acabar por ser convocado, o que não significa que não mereça a oportunidade.
DANY ANTUNES (COGNAC)
Uma boa época no Cognac, com vários ensaios e pontos marcados – isto e apesar de ter descido à Nationale 2 -, Dany Antunes jogou pela última vez por Portugal em 2022 e até agora não parece contar mais para as Quinas. Poderá ainda surgir nas listas de convocados de Junho, e a partir daí terá de lutar por um lugar
ADENDA
JORGE ABECASSIS (CDUL)
Por erro, no artigo dos aberturas não incluímos Jorge Abecassis, o abertura do CDUL e que tem o talento necessário para ser a 2ª opção como médio-de-abertura na selecção nacional. Em forma, é um jogador dotado e competente, podendo ser uma boa solução caso Jerónimo Portela tenha algum problema físico ou precise de descansar.
Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia