Portugal no Mundial de Rugby: ponto de situação dos “lobos” pt.3

Francisco IsaacAbril 19, 20234min0

Portugal no Mundial de Rugby: ponto de situação dos “lobos” pt.3

Francisco IsaacAbril 19, 20234min0
Francisco Isaac olha para quem podem vir a ser os convocados de Portugal no Mundial de Rugby 2023, agora dedicado aos formações e aberturas

A cinco meses do arranque do Campeonato do Mundo de Rugby 2023, em que Portugal vai estar inserido no grupo C com o jogo de estreia na competição marcado para o dia 16 de Setembro frente ao País de Gales, é altura de vermos como estão os atletas portuguese que podem vir a representar os “Lobos” na competição. Escolhemos 50 jogadores que podem vir a figurar na lista de 33 de Portugal no Mundial de Rugby, sendo que 36 dos quais jogaram no Rugby Europe Championship 2023, e nesta segunda parte vamos nos focar na 2ª e 3ª linha, com o par de médios a juntarem-se aos centros, e uma 4ª parte a ficar dedicada ao três-de-trás.

FORMAÇÕES

SAMUEL MARQUES (US CARCASSONNE) *

Desde que regressou em 2020 ao serviço de Portugal, Samuel Marques tem sido peça-chave para o sucesso dos “Lobos” tanto pelos pontapés aos postes, qualidade na criação de jogadas, passe do chão, velocidade imposta à equipa e ideias de como dar “vida” ao ataque sem descurar a defesa ou contrarresposta. Sofreu uma ligeira lesão agora no fim de época pelo Carcassonne, mas não deverá criar qualquer mossa na convocatória para o Campeonato do Mundo. Lembrar que no fim desta época, o formação vai deixar o Carcassonne, uma vez que assinou contrato com o Bézieres-Hérault de Francisco Fernandes e Rafaelle Storti.

PEDRO LUCAS (CF “OS BELENENSES”) *

É um dos maiores talentos do rugby nacional dos últimos cinco anos, com o jogador formado no Técnico Rugby a ser quase como uma “sombra” de Samuel Marques nestes últimos três anos, possuindo alguns detalhes técnicos similares ao do seu companheiro de selecção. A par do nº9 do Carcassonne, Pedro Lucas também vai ser convocado para o Mundial.

JOÃO BELO (CDUP)

O jogador do CDUP merece estar na lista de convocados, e o facto de ter participado em todo o Rugby Europe Championship de 2023 prova que estará presente na lista final de convocados, caso não surja nenhum problema. João Belo é um formação agressivo, intenso e que consegue explorar os erros do adversário junto ao ruck, podendo ser uma “arma” importante em certos jogos no Mundial.

DUARTE AZEVEDO (CF “OS BELENENSES”)

É, possivelmente, a 4ª escolha no que toca à lista de formações para o Campeonato do Mundo, mas Duarte Azevedo tem realizado uma boa época no CF “Os Belenenses” ao ponto de poder se imiscuir entre as escolhas de Patrice Lagisquet. Passe eficiente a partir do ruck, manha com a oval nas mãos e munido de um skillset interessante e de qualidade.

ABERTURAS

JERÓNIMO PORTELA (GD DIREITO)

É o rei e senhor da posição de médio-de-abertura da selecção nacional, muito por conta do virtuosismo e genialidade que impõe em cada jogada, possuindo uma qualidade extremamente alta quer no jogo ao pé ou à mão, sendo um problema para as equipas contrárias que lhe deem demasiado espaço na linha-de-defesa. A posição de 10 é sua, e disso há poucas dúvidas.

DOMINGOS CABRAL (AEIS AGRONOMIA)

Tem sido um dos mestres por detrás da excelente temporada da AEIS Agronomia em 2022/2023 e seria merecido uma chamada para o training camp da selecção nacional, isto depois de já ter mostrado excelentes pormenores ao serviço dos Lusitanos. Efectivamente é preciso um 10 no caso de Jerónimo Portela se lesionar ou precisar de descansar na competição, e apesar de Tomás Appleton poder ser uma boa solução de recurso, um 10 mais rotinado seria mais útil.

FRANCISCO MENERES (CF “Os BELENENSES”)

Outro jovem 10 que tem crescido a pulso no rugby nacional e que tem as capacidades mínimas para chegar a outro patamar, podendo ser também uma boa solução de recurso para a posição de abertura no caso de Jerónimo Portela necessitar de parar durante o Campeonato do Mundo.

JOSÉ RODRIGUES (SL BENFICA)

Já jogou por Portugal no passado, e depois de um período menos positivo, o abertura do SL Benfica seria uma extraordinária adição aos “Lobos” tanto pela sua qualidade no jogo ao pé, poder de aceleração, visão de jogo e agressividade física. Não deve ser cogitado para as escolhas finais, mas pela temporada que está a realizar, José Rodrigues é decididamente um 10 completo, experiente e que podia ser uma solução de boa qualidade para assumir o lugar de suplente de Jerónimo Portela.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS