Rugby Português “lá fora”: 4 mudanças para a temporada 23/24

Francisco IsaacSetembro 14, 20235min0

Rugby Português “lá fora”: 4 mudanças para a temporada 23/24

Francisco IsaacSetembro 14, 20235min0
Francisco Isaac relembra 3 mudanças para a temporada 23/24 de atletas portugueses, com destaque para o ingresso de Samuel Marques no Béziers

Com o Mundial de Rugby 2023 a ser o evento mais importante do ano, há no entanto espaço para ficar a saber de transferências de jogadores, e destacamos estas 4 mudanças para a temporada 23/24, sendo que muitas mais podem decorrer nas próximas semanas!

RODRIGO MARTA (DAX RUGBY -» COLOMIERS RUGBY)

Temporada 22/23: 20 J / 17 ensaios
Liga do novo clube: ProD2
Idade: 23

Depois de ter dado o salto para os campeonatos profissionais franceses em 2022, Rodrigo Marta dá mais um passo importante na sua carreira, já que foi contratado pelo Colomiers para a temporada 2023/2024, isto depois de ter ajudado o Dax Rugby a subir de divisão na temporada que findou em Junho. Com 17 ensaios marcados na Nationale, no qual foi o melhor marcador de ensaios e votado como um dos melhores jogadores, o ponta/centro agora vai jogar num emblema histórico do rugby gaulês, que no anos 2000 chegou a lutar pelo título de campeão do Top14.

Vai ser uma temporada exigente para o ex-Belenenses Rugby, mas o facto de ter marcado cerca de quase 30 ensaios no total de clube/selecção na temporada 2022/2023, é facto suficiente para crer que vai ter continuar a ultrapassar obstáculos com a mesma certeza.

SAMUEL MARQUES (US CARCASSONNE -» AS BÉZIERS-HÉRAULT)

Temporada 22/23: 25 J / 115 pontos (2 ensaios / 28 penalidades / 1 drop / 11 conversões)
Liga do novo clube: ProD2
Idade: 34 anos

Depois de duas temporadas ao serviço do Carcassonne, onde foi do “céu” ao “inferno” – foram ao playoff de subida em 21/22 e desceram em 22/23 -, Samuel Marques segue agora para o AS Béziers-Hérault, juntando-se a Raffaele Storti e Francisco Fernandes, tendo sido um dos vários reforços anunciados por este clube histórico da ProD2 francesa.

O irrequieto médio-de-formação português de 34 anos muda assim de clube pela 8ª vez na carreira, e tem uma excelente oportunidade para os 1202 pontos, podendo atingir o top-10 dos melhores marcadores de sempre da ProD2, naquilo que seria um feito tremendo. Samuel Marques já conquistou um título nesta 2ª divisão em 2015, tendo na altura ajudado o Pau, e agora parece estar apostado em ajudar o seu novo clube a fazer algo de diferente nesta nova temporada que se segue.

VINCENT PINTO (SELÉCTION PALOISE -» COLOMIERS RUGBY)

Temporada 22/23: 4 Jogos / 1 ensaio
Liga do novo clube: ProD2
Idade: 24 anos

Depois de mais uma época em que praticamente não jogou pelo Pau, Vincent Pinto sai do emblema do Top14 e transferiu-se para o Colomiers Rugby, juntando-se a Rodrigo Marta e podendo montar um três-de-trás 70% português! Vincent Pinto foi praticamente formado como sénior no Pau, chegou a ser internacional sub-20 francês, mas nunca foi capaz de se afirmar como titular por este clube, apesar de ter chegado a marcar alguns bons ensaios durante estas últimas cinco épocas.

A saída para o Colomiers será lhe benéfico para a sua afirmação no rugby de clubes, podendo assim jogar mais tempo e desenvolver-se como um ponta letal e capaz de fazer a diferença com poucas oportunidades para atacar.

DANY ANTUNES (COGNAC -» MARCQ-EN-BAROEUL)

Temporada 22/23: 25 Jogos / 127 pontos (6 ensaios / 25 penalidades / 11 conversões)
Liga do novo clube: Nationale 2
Idade: 26 anos

Dany Antunes é reforço do Marcq-en-Baroeul, encontrando Hugo Mendes no clube de Lille, dando sequência à carreira após uma temporada infeliz a nível colectivo na Nationale. O três-de-trás luso, que acabou por fazer parte do grupo de trabalho alargado da selecção nacional portuguesa para o Mundial de Rugby, procura agora se afirmar neste emblema que em 2022/2023 lutou pela manutenção, tendo contratado alguns reforços de modo a que os objectivos possam ser mais ambiciosos.

Esta é o terceiro clube da carreira do veloz 3/4’s, e depois de ter ajudado o Massyone a ser campeão da Nationale em 2021/2022, pode somar mais um título na sua carreira.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS