Rugby Português “Lá Fora”: os cinco melhores da época

Francisco IsaacJunho 19, 20234min0

Rugby Português “Lá Fora”: os cinco melhores da época

Francisco IsaacJunho 19, 20234min0
Francisco Isaac escolhe os os cinco melhores da época 2022/2023, com Nicolás Martins a ser um dos jogadores escolhidos

Com o fim de época de clubes, é altura de escolher cinco jogadores que estiveram em alta nesta temporada, com um deles a ter sido fundamental para a conquista de um título de campeão nacional! Fica a saber quem foram os cinco melhores da época 2022/2023.

RODRIGO MARTA (DAX RUGBY)

Na época de estreia em França, Rodrigo Marta fechou a temporada com 17 ensaios marcados, uma subida de divisão à ProD2 e um contrato com o histórico emblema do Colomiers. Minimamente memorável para o ponta ex-Belenenses Rugby, que foi um dos melhores jogadores da Nationale, tendo sido aliás votado para esse galardão, numa demonstração total da extensão do seu talento individual. O Dax acabou por não se sagrar o campeão, mas o facto de terem passado de uma época de nível medíocre em 2021/2022 para uma subida nesta, é prova do efeito Rodrigo Marta!

FRANCISCO FERNANDES (AS BÉZIERS-HERAULT)

37 anos, Francisco Fernandes continua para as curvas já que pelo seu AS Béziers-Herault realizou 24 jogos, 17 dos quais como titular, numa prova que “velhos são os trapos”! O pilar português foi fundamental para a manutenção do seu clube, injectando uma presença total na formação-ordenada e um “pulmão” quase inesgotável em todos os outros processos. É um exemplo de atleta profissional e companheiro de equipa, e a brilhante época 2022/2023 realizada aos 37 anos é prova disso mesmo.

MIKE TADJER (USA PERPIGNAN)

Quase o dobro de jogos realizados nesta temporada comparada com a última, Mike Tadjer foi parte fundamental para a manutenção do USA Perpignan no Top14, com o talonador a ter sido titular em oito ocasiões. O talonador recuperou de uma grave lesão sofrida em Novembro de 2021, e foi capaz de voltar no máximo das suas faculdades, tanto pela selecção como o clube, fechando a época com com 800 minutos somados, um número de excelência para o atleta de 34 anos. Em certos encontros foi visto como um dos melhores, e esse papel de líder na primeira-linha do Perpignan foi importante para garantirem novamente um lugar na principal divisão de rugby francesa.

RUI MARIA FREITAS (EEMLAND)

Quase 20 ensaios marcados e duzentos pontos convertidos ao pé, Rui Maria Freitas foi um dos responsáveis máximos pela vitória do Eemland na Ereklasse, retornando este clube neerlandês aos títulos. O defesa foi dominante do princípio ao fim da temporada, somando exibições de gala umas atrás das outras, conseguindo ser decisivo na final do campeonato neerlandês com um par de ensaios e mais uns pontapés convertidos.

NICOLÁS MARTINS (SOYAUX-ANGOULÊME)

Sensacional, este é o adjectivo para a época espectacular de Nicolás Martins, que aos 24 anos e na sua primeira temporada no ProD2, foi fulcral em certos jogos que acabaram por resultar em pontos preciosos para garantir a manutenção na segunda melhor divisão de rugby em França. 4 ensaios e 4 assistências para o 3ª linha português, Nicolás Martins mostrou o porquê de poder ser um 3ª linha extraordinariamente dominante no turnover, placagem e alinhamento, possuindo ainda um jogo de offload que pode abrir possibilidades para a sua equipa chegar ao ensaio. 17 jogos, 7 vezes titular e um total de 20 pontos marcados, e com uma eficácia de 100% na placagem em certos encontros!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS