Bam Adebayo, Sabonis e Jokic: qual o melhor big da NBA?

Rui MesquitaJaneiro 30, 20213min0

Bam Adebayo, Sabonis e Jokic: qual o melhor big da NBA?

Rui MesquitaJaneiro 30, 20213min0
O papel dos bigs na NBA é cada vez mais exigente, mas há 3 que cumprem tudo. Bam, Sabonis ou Jokic, qual é o melhor big da NBA?

A NBA e o basquetebol não é um desporto que se possa aplicar a velha máxima: “para todas as alturas e feitios”. É uma modalidade onde a altura conta e onde é importante frisar que, independentemente da altura, os jogadores têm de ser necessariamente ágeis e rápidos, cada vez mais um protótipo de base.

E a verdade é que, neste momento, existem jogadores denominados Bigs que já começam a ter algumas características que até então eram apenas atribuídas aos mais baixos: lançamento de 3 pontos de Brook Lopez, a agilidade e velocidade de Giannis.

Mas neste momento existem 3 jogadores na NBA que parece que juntam todas as características que fazem deles dos jogadores mais temíveis na NBA. Dois deles são muito subvalorizados enquanto o outro está, neste momento, claramente na corrida para ser considerado o MVP deste ano.

Bam Adebayo

O ano passado fez uma época considerável ao levar, em conjunto com Dragic, Butler e Hierro, a equipa de Miami às finais da NBA.

Bam tem vindo a mostrar um à vontade em todos os setores do jogo. Na defesa é, provavelmente, dos melhores defensores da liga. A forma como intimida os adversários na tabela defensiva com o seu físico imponente, onde os abafos são um must e onde a sua importância é indiscutível. No ataque, o vencedor do Skill Challenge do All-Star Weekend de há dois anos, o americano não tem propriamente um grande à vontade no lançamento de fora mas tem um grande à vontade nos pick-and-rolls seguidos de alley-oop e procura sempre dar uma linha de passe aos colegas através de cortes constantes, mostrando que o seu tamanho não condiciona a sua resistência.

Será este o melhor big?

Domantas Sabonis

Lituano de gema, o jogador dos Indiana Pacers tem mostrado que o seu tamanho não é entrave para ser um all around player. Sabonis tem feito uma grande época e é, sem dúvida, uma das grandes surpresas desta época da NBA. Tem mostrado uma visão de jogo astronómica, uma confiança exacerbada na conquista de ressaltos e uma facilidade astronómica em fazer pontos, seja de lançamento de 3 pontos, seja através de lançamentos de 2, com conquista de espaço debaixo do cesto com o seu tamanho e com o seu peso.

Todas as suas qualidades têm-lhe valido, ao longo deste quase 1/3 de época, inúmeros triplos-duplos e começa a ser considerado para uma possível candidatura a MIP.

Nikola Jokic

Há umas semanas tive a oportunidade de escrever sobre este jogador e posso afirmar que este é o melhor big da NBA. Um jogador que tem uma visão de jogo semelhante a um base, um transporte de bola semelhante a um base, um à vontade no contacto de um poste (sendo certo que não é a coisa que este jogador mais gosta), um lançamento de 3 pontos semelhante a um shooting guard e, assim, é um dos jogadores mais completos da NBA.

Com vários triplos-duplo na NBA esta época, o sérvio tem levado às costas uma equipa de Denver que neste momento se tem sentido privada de grandes exibições do canadiano, Jamal Murray.

E para vocês qual é o melhor big da NBA?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter