Jokic e a campanha pelo MVP da NBA: pode ser entregue já?

João FerreiraJaneiro 18, 20213min0

Jokic e a campanha pelo MVP da NBA: pode ser entregue já?

João FerreiraJaneiro 18, 20213min0
Conseguirá Nikola Jokic aguentar este nível durante toda a época? João Ferreira explica os argumentos para achar que o poste merecer ser o MVP no fim desta época

“Jogadores há muitos, seu palerma”, a frase icónica de Vasco Santana, adaptada neste artigo, mostra que há jogadores para encher chouriços e há outros que claramente estão acima de toda a concorrência e não deixam nada, mas nada a desejar. A verdade é que este ano temos já jogadores que se têm vindo a destacar e que acabam por se revelar aos olhos de todos os fãs da NBA. Até aqueles jogadores que já davam nas vistas.

C.J. McCollum, Domantas Sabonis, Juliu Randle têm feito épocas nas suas equipas (Randle que joga nos Knicks tem a tarefa dificultada) acima do esperado e têm levado as suas equipas literalmente às costas.

Mas há um jogador na NBA, a par de Luka Doncic (dou o braço a torcer em relação ao meu último artigo) que tem demonstrado uma evolução completamente monstruosa e que, mais tarde ou mais cedo, terá de ser tido em conta para a corrida para MVP, sendo que, com aquilo que está a fazer até agora, já devia estar.

Falamos, obviamente, de Nikola Jokic!

O sérvio, poste dos Denver Nuggets, tem evoluído a olhos vistos desde que entrou na NBA. Muito pouca gente dava por ele, um jogador claramente fora de forma e que não tem qualquer preocupação com a sua condição física. Mas, a verdade é que existem jogadores que se podem dar ao luxo de descurar essa vertente da NBA.

O jogador rechonchudo tem-se vindo a destacar por ter evoluído várias áreas do seu jogo que já eram muito acima da média: a sua visão de jogo, para um poste, é extraordinariamente boa, o seu passe parece que pertence a um dos melhores passadores de sempre, sendo que já existem comentadores americanos a compararem o poste a Steve Nash ou Kidd, é um ressaltador feroz, onde a sua posição é ganha com uma facilidade estonteante, ao nível de O’Neal.

Mas é no seu lançamento que está a maior arma. Jokic lança de qualquer lado do court, sempre com a mesma eficácia. Este ano, está com uma percentagem de lançamentos concretizados de 57,3% e uma média de 38,6% de lançamentos de 3 pontos concretizados. É poste!!

E, por fim, vamos ao dado mais espantoso, para quem não vê Jokic jogar: o poste, o rechonchudo de Denver, tem, neste momento, uma média de triplo-duplo!! Ninguém, na NBA, tem uma média de triplo-duplo, principalmente com 25 pontos de média por jogo.

Este é sem dúvida um sério candidato a MVP da NBA, sendo que Kevin Durant e LeBron James são os outros dois, sem esquecer Lukas Doncic e Giannis Antetokounmpo.

Nota final para este top 5 de MVP, onde podemos encontrar 3 europeus. Será que Jokic irá conseguir manter esta toada?

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter