MotoGP – Grande Prémio de Valência
Realizou-se entre os dias 10 e 12 de Novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, a última etapa de MotoGP da época 2017. Em Moto2 e Moto3 os vencedores do campeonato já estavam decididos, mas o título continuava em disputa na classe de MotoGP, com Marc Marquez e Andrea Dovizioso a serem os únicos possíveis vencedores.
MotoGP
A classe mais alta do mundial de motociclismo, MotoGP, era o evento da última etapa que mais prometia, por ser a única categoria com o título ainda em disputa.
Nas sessões de treinos livres foi Marc Marquez a liderar com os melhores tempos e Dovizioso parecia não conseguir dar luta. O mesmo iria acontecer na sessão de qualificação, com Marquez a conseguir garantir a pole position e Dovizioso a ficar apenas com o 9º melhor tempo da segunda sessão, correspondente ao 10º lugar da grelha de partida para a corrida, tirando assim alguma da esperança que os seus apoiantes tinham na conquista do título.
Na corrida Marc Marquez tomou a liderança na primeiras voltas, mas depois deixou-se passar por Johann Zarco, limitando-se a segui-lo sem arriscar demasiado.
Dovizioso, por sua vez, tentava reduzir a distância que tinha para a frente da corrida e até chegou a estar à frente de Marquez na 24ª volta, por descuido do espanhol. Mas por infortúnio o italiano sofreu uma queda, ficou de fora da corrida e da luta pelo título, entregando-o a Marquez.
O vencedor da corrida foi Dani Pedrosa, numa disputa árdua com Johann Zarco que ficou em 2º lugar a pouco mais de 3 décimas do espanhol. Marquez iria ficar ficar em 3º a mais de 10 segundos, mas com o título de campeão mundial na mão.
Moto2
Com o título já atribuído a Franco Morbidelli e com o top 5 praticamente definido, a única coisa em disputa era a vitória da última corrida da época.
Miguel Oliveira e Morbidelli dominaram as sessões de treinos livres, mas foi Alex Marquez a conseguir a pole position.
Na corrida foi Oliveira a evidenciar-se ao vencê-la, depois de intensa disputa pela liderança da mesma com Mobidelli. O italiano iria assim cortar a meta em 2º lugar e o colega de equipa de Oliveira, Brad Binder, também ele em destaque nas últimas corridas do campeonato, iria ficar em 3º lugar.
Moto3
Na classe mais baixa, estava apenas em disputa a vitória da corrida, tal como na classe intermédia, apesar de ainda haver a possibilidade de alterações na classificação final do campeonato.
Assim e na busca por uma subida ao terceiro lugar do campeonato, Jorge Martin assumiu as rédeas da classe, dominando as sessões de treinos livres, conquistando a pole e aproveitando-a depois para a conquista da corrida, que acabou por ser isuficiente devido ao 9º lugar conquistado por Aron Canet que o deixou a 3 pontos do pódio do campeonato de Moto3.
O campeão de Moto3, Joan Mir, conquistou o 2º lugar na corrida e Marcos Ramirez fechou o pódio.
Top 3 de MotoGP:
Marc Marquez 298pts – Campeão mundial
Andrea Dovizioso 261pts
Maverick Viñales 230pts
Top 3 de Moto2:
Franco Morbidelli 308pts – Campeão mundial
Thomas Luthi 243pts
Miguel Oliveira 241pts
Top 3 de Moto3:
Joan Mir 341pts – Campeão mundial
Romano Fenati 248pts
Aron Canet 199pts