GP do Japão: o coroar do pentacampeão!|

João DuarteOutubro 23, 20183min0

GP do Japão: o coroar do pentacampeão!|

João DuarteOutubro 23, 20183min0
Realizou-se de 19 a 21 de Outubro a 16ª etapa de MotoGP, no circuito de Motegi, no Japão. Uma etapa onde Marc Marquez se sagrou pentacampeão de MotoGP, o seu sétimo título do mundial de velocidades, Francesco Bagnaia deu mais um passo rumo ao título de Moto2, aumentando a vantagem para Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi se aproximou da liderança de Moto3 e está a apenas 1 ponto de Jorge Martin.

Moto3

Na categoria mais baixa o melhor dos treinos livres foi, o líder do campeonato, Jorge Martin, que conseguiu realizar o tempo mais baixo na terceira sessão.

Na qualificação, Gabriel Rodrigo quis fazer uma surpresa e conquistou a pole position, deixando John Mcphee a cerca de 7 centésimas e Marco Bezzecchi a mais de 1 décima.

Já na corrida iríamos assistir a uma luta acérrima pela vitória. Marco Bezzecchi, Jorge Martin, Lorenzo Dalla Porta e Darryn Binder foram os principais protagonistas desta disputa.

Bezzecchi liderou maior parte da corrida e acabou por vencê-la, Dalla Porta foi segundo e Darryn Binder acabou em terceiro, conquistando o seu primeiro pódio do mundial.

Com o infortúnio de Jorge Martin, que não conseguiu terminar, a disputa pelo título mundial ficou mais renhida. Marco Bezzechi está agora a apenas 1 ponto de Martin e é uma séria ameaça. Fabio di Giannantonio também não terminou a corrida e é terceiro a 29 pontos de Martin.

 

Moto2

Em moto2 a luta pelo título continua também bastante intensa, com Miguel Oliveira obrigado a fazer melhor que Francesco Bagnaia.

Nas sessões de treinos livres Bagnaia e Oliveira fizeram tempos muito semelhantes, com ligeira vantagem para o italiano. Mas quem fez o melhor tempo foi outro italiano, Fabio Quartararo, que deixou os adversários a cerca de 2 décimas do seu tempo.

Na qualificação Bagnaia puxou dos galões e conquistou mais uma pole position, com Quartararo a ser segundo e Iker Lecuona a fechar a primeira linha da grelha de partida. Miguel Oliveira só conseguiu fazer o 9º melhor tempo.

Na corrida Bagnaia e Quartararo protagonizaram a disputa pela vitória, com Quartararo a liderar e a “vencer” a mesma. Mas já depois da entrega das medalhas chegou a notícia de que Quartararo tinha sido desqualificado devido a pressão reduzida, relativamente ao que são as indicações dos fornecedores, nos pneus utilizados.

Dessa forma Bagnaia passou a ser o vencedor da etapa, com Lorenzo Baldassari a assumir o segundo lugar e Miguel Oliveira a fechar o pódio.

Nas contas do campeonato, Oliveira tem agora uma desvantagem de 37 pontos relativamente a Bagnaia e Brad Binder é terceiro a 112 pontos do líder.

 

MotoGP

Na classe rainha Dovizioso foi o melhor dos treinos livres, onde o objetivo da etapa era adiar a atribuição do título de campeão a Marc Marquez.

Na qualificação Dovizioso continuou exímio e conquistou a pole position, com Johann Zarco e Jack Miller a fecharem a primeira linha da grelha de partida, com Marquez a ser apenas sexto.

Na corrida Dovizioso continuava na busca pelo objectivo e dominou durante maior parte da corrida.

Já Marc Marquez limitou-se a fazer a sua corrida e a esperar pelo erro, erro esse que surgiu na 22ª volta e que foi prontamente aproveitada pelo líder do campeonato. Na última volta Dovizioso sofreu uma queda, mas não desistiu e acabou a corrida, ficando ainda assim fora dos pontos.

Com a vitória na corrida, Marquez sagrou-se campeão de MotoGP pela quinta vez, o seu sétimo título no mundial de velocidades, batendo assim alguns recordes.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter