Fórmula 1 2023: vira o disco e toca (praticamente) o mesmo

Luís MouraMaio 28, 20235min0

Fórmula 1 2023: vira o disco e toca (praticamente) o mesmo

Luís MouraMaio 28, 20235min0
Max Verstappen termina em 1º lugar no GP do Mónaco, numa corrida carregada de caos como explica Luís Moura ao Fair Play

Max Verstappen vence o Grande Prémio do Mónaco desta Fórmula 1 2023 e aproveita desaire de Pérez para aumentar a vantagem na liderança do campeonato. Alonso soma mais um segundo lugar, enquanto Ocon surpreende e conquista o último lugar do pódio. Charles Leclerc continua com uma maré de azar na sua prova caseira, e não vai além da sexta posição, depois de uma penalização na qualificação.

Qualificação

A qualificação no fim de semana do grande prémio do Mónaco é, regra geral, a mais importante da temporada. No Mónaco, dada a dificuldade em ultrapassar, as posições da qualificação são, geralmente, as posições finais na corrida. Só uma batida, um erro estratégico ou um problema mecânico pode proporcionar grandes alterações na grelha.

O Q1 começou com uma grande surpresa. Pérez bateu forte na curva 1, a 12 minutos do final da primeira sessão de qualificação. Hipotecou a prova por completo, e largou no domingo da última posição da grelha de partida.

Hamilton e Sainz tiveram de lutar até à última volta para garantir um lugar no Q2. Para além de Pérez, também Sargeant, Magnussen, Hülkenberg e Zhou ficaram de fora do Q2.

Durante o Q2, os pilotos realizaram várias tentativas para marcarem voltas rápidas. A grade desilusão foi Lance Stroll, que não fez melhor que a décima quarta posição, enquanto o seu colega de equipa foi terceiro, nesta parte da qualificação. Lando Norris tocou à saída da chicane partindo a suspensão, o que o impossibilitou de evitar a batida à entrada da curva da tabacaria, mas mesmo assim conseguiu salvar o seu lugar no Q3. Os eliminados foram Piastri, De Vries, Albon, Stroll e Bottas.

A derradeira sessão de qualificação começou com o fantástico trabalho dos mecânicos da McLaren, que conseguiram recuperar o carro de Lando Norris, depois do acidente. No que à atividade em pista diz respeito, na última tentativa para os pilotos, Alonso fez uma grande volta e ascendeu à primeira posição. Na resposta, Leclerc ascendeu à primeira posição a apenas vinte e dois milésimos de Alonso. No entanto, quando os homens da Aston Martin já festejavam, Max Verstappen fez um último setor à campeão do mundo, e arrecadou mais uma pole esta temporada. Mais uma inacreditável performance de Max, que fez metade do trabalho na tarde de sábado, para delírio dos fãs holandeses.

Depois de terminada a qualificação, Charles Leclerc foi penalizado com três lugares na grelha de partida por ter impedido Lando Norris de melhorar o seu tempo no Q3. Mais uma situação azarada para Leclerc, que não tem tido vida fácil no seu grande prémio de casa.

Corrida

A corrida começou com uma diferença estratégica entre os homens da frente. Verstappen e Ocon partiram de médios, enquanto Alonso iniciou de duros.

Depois dos cinco semáforos se terem apagado, não houve qualquer troca de posições entre os homens da frente. No fundo do pelotão, a história foi diferente. Houve vários toques entre pilotos. Hülkenberg e Sargeant colidiram. O alemão foi obrigado a ir às boxes e poucos momentos depois foi penalizado com 5 segundos.

Pérez e Zhou pararam na primeira volta para descartar os médios. Colocaram duros para ir até ao final da corrida.
Sainz tentou ultrapassar Ocon à volta onze, mas não conseguiu. Uma tentativa muito otimista do piloto espanhol, que quase punha fim à sua corrida. A sua asa ficou danificada, mas não o suficiente para parar na boxe e trocar.

Na volta catorze Alonso perdeu bastante para Verstappen e queixou-se de um furo. A equipa, depois de consultar os dados telemétricos, percebeu que nada se passava, e o piloto espanhol prosseguiu a corrida normalmente.

Kevin Magnussen ultrapassou Sargeant na volta dezoito. Stroll e Pérez aproveitaram o embalo e fizeram o mesmo. Também Bottas ultrapassou Albon na volta dezanove. Sargeant também não conseguiu aguentar a pressão de Hülkenberg, que o ultrapassou na chicane do porto. Um belo momento de corrida em duas voltas atípicas para um grande prémio do Mónaco.

À volta trinta e cinco Pérez bateu na traseira de Magnussen e foi forçado a parar para trocar de asa. Caiu para o último lugar, e perdeu as hipóteses de continuar a sua boa recuperação.
A chuva chegou em força à volta cinquenta e três para animar o fim da corrida.

Os pilotos foram obrigados a ir à boxe trocar para intermédios. Os Ferrari foram os principais prejudicados, já os Mercedes saíram benefícios ganhando algumas posições. Durante largas voltas, vários pilotos passaram por extremas dificuldades de aderência, mesmo com os pneus intermédios.

George Russell foi penalizado com cinco segundos por ter regressado de forma insegura à pista, depois de ter seguido em frente. Hülkenberg não cumpriu corretamente a penalização que lhe foi aplicada depois da colisão com Sargeant e, por esse motivo, tornou a ser penalizado com mais dez segundos.

Depois de algumas voltas caóticas, a corrida estabilizou, e Max Verstappen cruzou a linha de meta para mais uma vitória esta temporada. Alonso ficou em segundo e Ocon em terceiro. Seguiram-se os Mercedes com Hamilton e Russell, respetivamente. Leclerc foi sexto, à frente de Gasly e Sainz. Os dois McLaren fecharam os lugares pontuáveis, com Norris em nono e Piastri em décimo.

Depois de mais um grande prémio, o campeão do mundo segue na liderança do campeonato à frente do seu colega de equipa. Alonso é terceiro.

O próximo grande prémio é já no primeiro fim de semana de junho, para acompanhar no Fair Play.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS