Fórmula 1 2023: Morte, Impostos e dobradinhas da Red Bull

Nuno CanossaMaio 8, 20234min0

Fórmula 1 2023: Morte, Impostos e dobradinhas da Red Bull

Nuno CanossaMaio 8, 20234min0
A Red Bull voltou a dominar nesta temporada com Max Verstappen e Sergio Pérez a conseguirem o 1º e 2º lugar no GP de Miami

Pela 4ª vez em 5 corridas, Max Verstappen e Sergio Pérez voltam a fechar uma corrida nos dois primeiros lugares, com o piloto neerlandês a reconquistar o Grande Prémio de Miami e a assinalar a volta mais rápida, dando à Red Bull nova dobradinha.

Com a vitória em solo norte-americano, Max abre uma vantagem de 14 pontos para o seu companheiro de equipa Sergio Pérez, autor da pole na qualificação de sábado e líder da primeira metade da corrida de domingo. Já o piloto mexicano leva uma vantagem confortável de 30 pontos sobre o 2x campeão mundial Fernando Alonso, isolado na 3ª posição do campeonato de pilotos. No campeonato de construtores, a Red Bull, com 224 pontos, já dobrou, um trocadilho cheio de intencionalidade, o melhor classificado da restante grelha, a Aston Martin com 102 pontos.

Um dos circuitos mais criticados da grelha, desde já um dos mais recentes e que contou apenas com a sua 2ª edição, teve no seu pico de emoção e competitividade a qualificação, no 2º dia da competição. Com Stroll e Norris de fora na Q1 e Hamilton na Q2, o inesperado surgiu apenas a 2 minutos do final da Q3 com um despiste de Charles Leclerc que acionou a bandeira vermelha e impediu Verstappen e Bottas de assinalar qualquer tempo, deixando assim Magnussen (4º) e Gasly (5º) no top5 da grelha de arranque no domingo.

No entanto, e apesar de ter partido na 9ª posição, o desfecho de 2022 repetiu-se um ano depois, numa corrida em que Verstappen e o seu RB19 dominaram por completo, tendo beneficiado ainda de uma estratégia duros-médios, com o primeiro stint a durar 45 voltas. Numa corrida sem grandes ultrapassagens, apenas algumas trocas de posição facilitadas pelo DRS, e sem grandes incidentes, não se tendo contabilizado qualquer desistência, são poucos os destaques que podem ser feitos de um domingo que será facilmente esquecido pelos adeptos de F1.

Fernando Alonso assinalou o seu 4º pódio da temporada, com apenas 5 corridas disputadas, confirmando a enorme evolução da Aston Martin que ocupa neste momento o 2º lugar no campeonato de construtores. A recuperação da Mercedes que após um sábado desapontante conseguiu 4ª (Russel) e 6ªs (Hamilton) posições no final do fim de semana. Mais um fim-de-semana desapontante para a Ferrari, cujos resultados colocam-na no 4ª posto do campeonato das equipas, e numa corrida em que Leclerc passou grande parte do seu tempo a lutar com Kevin Magnuhttps://twitter.com/F1/status/1655369925865742338?s=20ssen, afastando-se constantemente do pódio e tendo finalizado o seu domingo em 7º lugar a praticamente 30 segundos de Fernando Alonso. Por último, destacar a corrida da Alpine que colocou os dois pilotos nos lugares pontuáveis igualando assim os 14 pontos da Mclaren, agora empatadas em 5º lugar na luta pela 2ª metade do pelotão.

A F1 volta agora à Europa com três circuitos no mediterrâneo no espaço de um mês, o primeiro dos quais em Imola, Itália. A Ferrari quererá dar uma resposta, mas as dobradinhas da Red Bull parecem cada vez mais uma inevitabilidade, ao nível da própria morte ou dos impostos.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

Classificação do Campeonato de Construtores:


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS