Fórmula 1 2023: Pérez e a Red Bull dominam nas ruas de Baku

Diogo SoaresAbril 30, 20235min0

Fórmula 1 2023: Pérez e a Red Bull dominam nas ruas de Baku

Diogo SoaresAbril 30, 20235min0
Dobradinha para os campeões do Mundo, com Pérez e Red Bull a saírem da capital do Azerbaijão com a vitória como conta Diogo Soares

O Circuito Citadino de Baku, no Azerbaijão, foi palco da 4ª ronda do Campeonato do Mundo de F1. Sergio Pérez e a Red Bull voltaram a reinar nas ruas da capital do Azerbaijão, onde foi testado um novo formato de GP.

Sexta-feira

O dia de sexta começou como habitual: o Treino Livre 1, que, de resto, foi a única oportunidade que equipas e pilotos tiveram de testar as mudanças e afinar o carro para as duas qualificações e para as duas corridas do fim de semana.

Max Verstappen fez o tempo mais rápido da sessão com 1:42.315. Charles Leclerc ficou atrás do neerlandês a apenas 0.037s da melhor marca. O pódio ficou completo com a marca de Sergio Pérez, a 0.137s do seu companheiro de equipa. A sessão chegou a estar interrompida com bandeira vermelha por incêndio que deflagrou no motor do carro de Pierre Gasly.

Na Qualificação para a corrida de domingo, Charles Leclerc conquistou a “pole position” ao marcar o tempo de 1:40.203 no Q3, conquistando, assim, a 3ª pole consecutiva nas ruas da capital azeri. Verstappen fez o segundo melhor tempo e Pérez fechou o top-3. A surpresa do dia foi para George Russell que não conseguiu passar o Q2, tendo feito apenas o 11º tempo da sessão. Também Ocon, Albon, Bottas e Sargeant foram eliminados no Q2. No Q1, Zhou, Hulkenberg, Magnussen, Gasly e De Vries foram os eliminados, com os últimos dois a verem-se envolvidos em acidentes na curva 3.

Sábado

O dia de sábado começou com a “Sprint Shootout”, a nova sessão-teste. Charles Leclerc voltou a fazer a “pole position” e, novamente, Pérez e Verstappen completaram o top-3. Gasly voltou a ter uma má qualificação, tendo feito apenas 19º lugar. Já na Mercedes, Russell fez uma volta positiva e conseguiu ficar com o quarto melhor tempo, enquanto Hamilton ficou-se pelo sexto lugar.

Ao início da tarde, foi confirmado que Baku manter-se-á no calendário da F1, pelo menos, até 2026.

Sprint

A sprint começou e com um arranque canhão, Charles Leclerc segurou o primeiro lugar. ‘Checo’ Pérez perseguia o piloto do principado. Max Verstappen partiu mal e entrou em luta com George Russell. Os pilotos chegaram a vias de facto na curva dois, onde Russell tocou em Max e empurrando-o para o muro. Max caiu para quarto lugar.

Ainda na primeira volta, um toque no muro de Tsunoda levou à neutralização da corrida com um SC. O recomeço foi dado à volta seis e Verstappen apressou-se a recuperar a terceira posição, desta vez, de forma limpa.

Pérez chegou à liderança da corrida na volta oito com uma ultrapassagem na reta da meta com auxílio do DRS para cima de Leclerc.

À semelhança das outras “sprint races”, os pilotos não quiseram arriscar possiveis danos nos seus carros e a corrida perdeu a emoção. Pérez venceu, Leclerc conquistou o segundo lugar e Verstappen fechou o pódio.

Varstappen ainda procurou tirar satisfações com Russell sobre o contacto no início da corrida, mas o britânico não fez caso do assunto.

Domingo

Com as posições já definidas, os cincos semáforos apagaram-se e deu-se o início da corrida. As posições dos pilotos da frente não se alteraram. Mais atrás, na curva dois, Albon deu um ligeiro toque em Norris, mas sem consequências graves para ambos os pilotos.

Começava a caça dos Red Bull a Leclerc. Na entrada da volta quatro, Verstappen ultrapassou o monegasco, usando proveito da potência do seu motor e do DRS.

Mais tarde, na volta seis, Pérez consumou a sua ultrapassagem ao piloto da Ferrari na curva um. Charles encontrava-se assim na terceira posição.

Na volta 10, Nick de Vries cometeu um erro na abordagem à curva cinco. O piloto da Alpha Tauri bateu com a roda esquerda no muro interior, partindo a suspensão e obrigando ao abandono. O incidente provocava a entrada do “Safety Car”, visto que o carro da escuderia italiana ficou parado em pista na curva 6.

Max já tinha feito a sua troca de pneus e com o SC, acabou por sair prejudicado, tendo caído para terceiro atrás do seu companheiro de equipa e de Leclerc, que aproveitaram o SC para trocar de pneus.

No recomeço, na volta 14, o Bicampeão do Mundo aproveitou a velocidade de ponta no seu RB19 para ficar lado a lado com Charles Leclerc. Os dois seguiram em “drag race” até à curva 3, e Max completou a ultrapassagem na travagem, aproveitando a vantagem de ter o lado interior da curva.

Ainda na mesma volta, Fernando Alonso ultrapassou Carlos Sainz. O piloto da Aston Martin surpreendeu o compatriota e ultrapassou-o numa manobra fantástica na curva quatro.

A corrida ficou morna e toda a emoção inicial dissipou-se. Zhou abandonou na volta 37 com um problema técnico no seu Alfa Romeo. Na última volta, Ocon foi às boxes trocar o composto de pneus com que tinha arrancado e protagonizou um momento de extremo perigo. Havia jornalistas e staff da FIA a posicionarem-se no “pit lane” quando se deu a entrada do francês. Um momento que terá de ser revisto pela FIA.

A corrida terminou e ‘Checo’ Pérez cruzou em primeiro, conquistando a segunda vitória da temporada. Max Verstappen em segundo e Charles Leclerc ficou com o bronze, o primeiro pódio do ano para o monegasco.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

Classificação do Campeonato de Construtores:


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