9 Destaques das três primeiras jornadas da Liga Betclic Feminina

José AndradeOutubro 13, 202110min0

9 Destaques das três primeiras jornadas da Liga Betclic Feminina

José AndradeOutubro 13, 202110min0
José de Andrade reviu o que se passou nas 3 primeiras jornadas da Liga Betclic e revela os 9 destaques neste artigo dedicado ao basquetebol feminino

Para esta semana, um artigo um pouco diferente, isto porque vamos falar de 3 jogadoras em evidência nas três jornadas já disputadas na Liga Betclic Feminina, mantemo-nos com o basquetebol feminino e no seguimento do primeiro “Sixth Woman” e antes do segundo, vamos falar de 9 jogadoras que marcaram este início de temporada.

1ª jornada

Na ronda inaugural da Liga Betclic Feminina, tivemos muito para destacar, excelente basquetebol, momentos incríveis e por isso mesmo foi complicado conseguir escolher apenas 3 jogadoras para dar este destaque maior. Perante tanto para destacar, deixamos aqui as nossas escolhas:

Joana Soeiro – SL Benfica

Soeiro Show

Este destaque é bastante óbvio, a base do SL Benfica fez um grande jogo, num duelo complicado como são todos com o Vitória SC, Joana Soeiro voltou a ser fundamental para a equipa de Eugênio Rodrigues. Os dois primeiros pontos do jogo foram de Joana Soeiro, ela que desde cedo nesta partida se mostrou em grande dos dois lados, sempre muito bem a defender e no ataque estaeve letal. Falamos de uma jogadora que assumiu jogo, que pegou nos momentos mais complicados, que fez um primeiro quarto irrepreensível em que é Joana Soeiro que marca 13 dos 17 pontos que o SL Benfica tinha naquele final de quarto. Benfica venceu por 73-60 e muito desta vitória é de Joana Soeiro que fez um enormíssimo jogo tanto no aspeto defensivo, como no aspeto ofensivo.

Martha Burse – AD Vagos

Incansável

No Pavilhão Desportivo Sidônio Serpa, nos Açores mais uma bela partida de basquetebol nesta primeira jornada. Um duelo muito equilibrado, onde a equipa de Vagos venceu o União Sportiva por 72-71, a equipa de José Janeiro teve na Martha Burse o grande destaque. A norte-americana que chegou à nossa Liga em 2019, começou em grande nesta nova aventura em Portugal, a base que é uma das caras novas foi fulcral para a vitória do Vagos nos Açores. Falamos de um jogo onde Martha Burse conseguiu 29 dos 72 pontos da equipa, com 13 em 26 lançamentos de campo, 3 em 5 da linha de lance livre, 10 ressaltos, 2 assistências, 7 roubos de bola e são números que comprovam o belo jogo que a jogadora do Vagos realizou nos Açores e a diferença que fez num duelo muito equilibrado e intenso.

Carolina Bernardeco – CAB Madeira

Classe e Magia

Para último destaque da primeira jornada, Carolina Bernardeco, uma jogadora que é inevitável falar em cada jornada, mas que neste primeiro jogo a base do CAB Madeira foi muito importante na vitória por 96-64 sobre o Olivais. Carolina Bernardeco é sempre uma jogadora que dá gosto ver jogar, neste jogo não foi diferente, sempre muito esclarecida, sempre a pegar no jogo, sempre com ótimos passes, sempre em destaque nos lançamentos de todo o lado, é uma jogadora que não sabe jogar mal e neste duelo não foi diferente. Jogadora muito influente neste triunfo com 14 pontos, 5 em 11 lançamentos de campo, na linha de três pontos acertou 2 em 3 tentativas, ainda conseguiu, 3 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola.

2ª jornada

Sem muito tempo para respirar, tivemos pouco depois a segunda jornada da Liga Betclic Feminina. Grandes duelos, surpresas, o melhor basquetebol em alta e encantar todos nós e mais uma vez foi difícil escolher apenas 3 jogadoras para destacar nesta jornada, mas nós tentámos e aqui ficam os 3 destaques da segunda ronda do melhor basquetebol:

Dayna Rouse – Clube Desportivo Escola Francisco Franco

Imparável

Nesta segunda jornada, começamos por Dayna Rouse ela que é uma das caras novas na equipa promovida à Liga Betclic Feminina, o Clube Desportivo Escola Francisco Franco que neste jogo venceu o Olivais por 77-72. Dayna Rouse é um nome que não podia deixar de ser destacado, isto porque a norte-americana esteve simplesmente imparável, ela lançou e conseguiu pontuar de quase todas as formas sem necessitar de lançar da linha de três pontos, isto porque a equipa do Olivais apresenta algumas dificuldades no jogo interior e a equipa do Francisco Franco soube retirar proveito disso mesmo, com Dayna Rouse a ser a jogadora em evidência com 38 pontos, foram 17 acertos em 26 lançamentos de campo tentados, 4 em 5 na linha de lances livres, 9 ressaltos, 3 assistências e ainda 1 roubo de bola. Foi sem dúvida um dos maiores destaques neste arranque de temporada e nesta segunda jornada um dos nomes a merecer mais esta nossa menção.

Inês Ramos – CP Esgueira

Qualidade acima da média

Num dos melhores jogos desta segunda jornada, o Esgueira foi até Guimarães bater o Vitória SC por 58-49 e sem dúvida que o maior destaque foi Inês Ramos, a base do Esgueira que foi um dos nomes na nossa lista de 15 talentos sub23, esteve mais uma vez em grande com uma exibição de encher de o olho. Jogo de altíssimo nível de Inês Ramos, uma jogadora jovem, mas com um desempenho de jogadora bem mais velha e este jogo é mais uma vez prova disso, prova da muita qualidade que a base da equipa do Esgueira tem e que a torna em uma das melhores jogadoras da Liga Betclic Feminina. Neste jogo Inês Ramos conseguiu 15 pontos, sendo deles 5 em 8 de lançamentos de campo, 1 em 6 na linha de três pontos, 2 em 2 na linha de lance live, 3 ressaltos, 1 assistência e ainda 1 roubo de bola.

Laura Westerik – Clube União Sportiva

Máquina holandesa

Para terminar as nossas jogadoras em destaque destas duas jornadas, vamos falar de uma das caras novas no União Sportiva, Laura Westerik, a holandesa que foi uma peça fundamental na vitória das Açorianas sobre o Guifões por 101-40. Laura Westerik foi um destaque, num jogo onde a equipa do Sportiva conseguiu dominar e controlar, a holandesa apresentou vários momentos de altíssima qualidade individual, onde se evidenciou como uma jogadora com muita técnica e com belos pormenores. Numa equipa que jogou muito bem, a holandesa ser destaque diz bem do jogo que ela fez, isto porque nesta partida ela conseguiu, 24 pontos sendo deles 10 em 13 tentativas tentadas em lançamentos de campo, 4 em 4 na linha de lance livre, 3 ressaltos, 5 assistências e ainda 1 roubo de bola. Reforço de muita qualidade e que neste jogou voltou a provar isso mesmo.

3ª Jornada 

Nova semana, nova jornada e jogos espetaculares que nos encantaram nesta nova rodada da Liga Betclic Feminina, por isso mesmo e para terminar esta nosso novo texto, vamos aos últimos 3 destaques desta ronda de excelente basquetebol.

Márcia Da Costa Robalo – GDESSA 

Estrela que não para de brilhar

Começamos por Márcia Da Costa Robalo, a jogadora do GDESSA que é uma lenda e que podia ser escolhida em todas as jornadas, isto porque falamos de uma jogadora regular como poucas e que não sabe jogar mal. Nesta jornada é destaque num jogo complicado para a equipa do Barreiro, um jogo onde a própria Márcia foi obrigada a estar mais tempo fora que o normal quando ficou cedo com duas faltas, mas a verdade é que mal entrou mudou o jogo, foi uma das maiores responsáveis pela melhoria do GDESSA que venceu o Olivais por 87-62, num jogo onde sentiram muitos problemas frente à equipa de Coimbra. Márcia é um dos maiores nomes do basquetebol nacional, neste jogo conseguiu, 23 pontos com 8 em 11 acertos em lançamentos de campo, 5 em 6 na linha de três pontos, 2 em 2 na linha de três pontos e depois ainda conseguiu, 6 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola, um grande jogo de Márcia da Costa Robalo, fundamental para que o GDESSA conseguisse levar a melhor um duelo muito complicado.

Sofia Pinheiro – Olivais FC

Maturidade, liderança e imensa qualidade

Continuamos no mesmo jogo e pela primeira vez destacamos uma jogadora de cada equipa, depois do destaque dado a Márcia da Costa Robalo, vamos falar de Sofia Pinheiro, jogadora que a sua colega Mafalda Pompeu elogiou e destacou no nosso primeiro Sixth Woman e que já merecia destaque nas jornadas anteriores, mas nesta é mesmo impossível não destacar Sofia Pinheiro. A jogadora do Olivais é uma atleta com muitos anos de basquetebol, uma figura incontornável quando falamos em basquetebol nacional e que neste jogo foi mais uma vez muito importante no Olivais, a equipa de Coimbra, mas esteve muito tempo em vantagem e quando conseguiu reagir e ter bons períodos no jogo foi sempre muito pelo que Sofia Pinheiro ia fazendo. Tiro exterior, defesa, intensidade e disputa de todas as bolas, qualidade no passe e em todos os momentos de jogo, Sofia Pinheiro foi um destaque não só no Olivais, não só no jogo como em todo o fim de semana de basquetebol nacional. Sofia Pinheiro neste jogo conseguiu 19 pontos, sendo deles 6 em 12 lançamentos de campo, 5 em 7 na linha de três pontos, 2 em 2 na linha de lance livre, 2 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola. Bela exibição e um jogo que apesar da derrota, Sofia Pinheiro e os Olivais provaram a muita qualidade existente.

Ana Almeida – Guifões SC

Incansável e alto nível 

Para terminarmos, vamos falar de Ana Almeida, jogadora do Guifões que apesar dos problemas evidenciados esteve em destaque. Pode parecer estranho pelo resultado, uma vez que o Guifões perdeu por 103-32 frente ao Esgueira, destacar uma jogadora do Guifões, mas Ana Almeida merece muito este destaque, isto porque em quase 39 minutos que jogou, Ana Almeida mostrou mais uma vez muito da sua qualidade, apesar de todas as questões vimos uma equipa do Guifões que nunca baixou os braços, que nunca desistiu e que tentou de tudo para recuperar e lutar ainda mais e ai temos que destacar Ana Almeida, que foi das que mais lutou nesta partida, nunca parou, entrou sempre bem, foi a todas as bolas, atirou sempre bem e depois foi a jogadora que conseguiu 11 dos 32 pontos da equipa, desses 11 pontos, Ana Almeida conseguiu 3 em 6 da linha de três pontos, é uma jogadora que atira bem e vai bastar a equipa melhor para que ela consiga mostrar ainda mais, mas além disso Ana Almeida conseguiu 7 ressaltos e 3 assistências, mas além dos números está a entrega e a luta que Ana Almeida demonstrou em todo este encontro.

Primeiros destaques na Liga Betclic Feminina, todas as semanas vamos ter um novo texto e ainda o nosso “Sixth Woman” onde com isso, as quartas-feiras passaram a ser dia de basquetebol feminino e hoje é dia de live, pelas 22h30 não percam em direto uma belíssima conversa sobre a Liga Betclic Feminina e onde o basquetebol feminino reina . Obrigado e espero que tenham gostado dos nossos destacados.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter