1ª e 2ª jornada Liga Betclic Feminina – Equilíbrio veio para reinar na temporada

José AndradeOutubro 10, 20229min0

1ª e 2ª jornada Liga Betclic Feminina – Equilíbrio veio para reinar na temporada

José AndradeOutubro 10, 20229min0
A Liga Betclic Feminina começou de forma emocionante e José Andrade vem nos contar tudo sobre a 1ª e 2ª jornada da competição

A nova época da Liga Betclic Feminina já arrancou e a 1ª e 2ª jornada ficaram marcadas pelo muito equilíbrio e pelos grandes jogos que abriram uma temporada que promete ser emocionante a cada segundo, por isso hoje vamos olhar para tudo o que aconteceu nos primeiros duelos da Liga Betclic Feminina.

Tudo começou nesta nova temporada com o triunfo do Imortal na receção ao Olivais por 69-68 num jogo que ditou logo aquilo que viria a ser a toada desta jornada, o muito equilíbrio e a emoção do princípio ao fim. A equipa de Coimbra começou melhor, mas o banco do Imortal ajudou a que o conjunto de Ricardo Xufre conseguisse dar a volta ao jogo numa partida que nos colou a todos aos lugares do primeiro ao último segundo. No duelo seguinte, o Esgueira recebeu e venceu o Quinta dos Lombos por 54-52, numa primeira parte onde a equipa de Carcavelos foi melhor, mas onde a resposta caseira surgiu na segunda parte em mais um jogo muito equilibrado e que foi discutido até aos instantes finais.

No domingo tudo começou com um triunfo suado do SL Benfica em Ermesinde por 58-48 frente ao CPN, um resultado que até engana face ao que as encarnadas foram obrigadas a fazer para conseguir levar a melhor sobre o conjunto de Agostinho Pinto. A jornada continuou emocionante e seguiu-se o triunfo do GDESSA sobre o Francisco Franco por 72-58 e assim continua o crescimento da equipa do Barreiro com as jogadoras estrangeiras a mostrar cada vez mais pormenores e entrosamento com a equipa. Ainda nesta 1ª jornada da Liga Betclic Feminina, o Galitos recebeu e perdeu com o CAB Madeira por 72-79, mais um duelo apaixonante e muito emocionante e em que todos os adeptos não conseguiram ter um único momento para respirar tal foi a emoção desta partida. Por fim, o União Sportiva foi até Vagos vencer a equipa da casa por 62-42 num jogo de reencontros e onde as açorianas mostraram ainda mais do que tinham conseguido mostrar na Taça Vítor Hugo.

5 destaques individuais da 1ª Jornada da Liga Betclic Feminina

A primeira ronda teve muitas jogadoras em destaque como Bárbara Souza, Raphaella Monteiro, Grace Gilmore, Eva Carregosa ou ainda Érica Baptista, mas vamos aqui deixar 3 atletas que se evidenciaram muito nesta ronda inaugural da Liga Betclic Feminina:

– Márcia Carvalho: A incapacidade de não jogar sempre bem

Começamos os nossos destaques individuais desta 1ª jornada por Albufeira com Márcia Carvalho que foi preponderante para que o conjunto de Ricardo Xufre conseguisse triunfar perante um Olivais muito complicado. Márcia Carvalho foi fundamental assumindo o papel de destaque nos momentos mais complicados desta partida ajudando à entrada em grande do Imortal na Liga Betclic Feminina

– Gabriela Raimundo: Sempre em alta rotação

O segundo destaque desta 1ª jornada vem de Esgueira, falamos claro de Gabriela Raimundo que tal como é habitual foi uma das jogadoras em maior evidência nesta ronda. A base brilha sempre em todos os jogos, não só pela marcação de pontos como por todo o trabalho soberbo que faz tanto na pressão, na defesa como sem bola, nisto as irmãs Raimundo são sempre destaques e tal como aconteceu muito na época passada, começamos já a ter uma das irmãs como atletas em destaque nesta ronda, neste caso foi Gabriela Raimundo que foi preponderante para que o Esgueira conseguisse levar a melhor sobre o Quinta dos Lombos.

– Susana Carvalheira: Brilhar no regresso a “casa”

Desta vez vamos até Vagos para falar de Susana Carvalheira, tal como nas últimas épocas acontecia quase todas as semanas, a poste portuguesa foi destaque em Aveiro, mas desta vez com as cores do União Sportiva, a jogadora brilhou neste reencontro também ela mostrando a sua evolução nesta temporada tendo sido uma das peças mais importantes neste triunfo das açorianas.

– Maria Lopes: Começar a temporada em evidência

Vamos até à Madeira para falar de Maria Lopes, a jogadora que chegou esta temporada ao CAB Madeira começou a nova época a mostrar a sua muita qualidade sendo uma das protagonistas do triunfo do CAB em Aveiro e da 1ª jornada da Liga Betclic Feminina. Tal como prometido, a jogadora que havia estado no SL Benfica chegou para ser estrela na equipa e já começou com uma exibição de luxo nesta primeira ronda.

– Maianca Umabano: Liderança e mira afinada

O nosso último destaque chega do Barreiro e foi figura maior no triunfo do GDESSA perante o Francisco Franco, falo claro de Maianca Umabano que já deixou as questões físicas para trás e está a assumir a cada jogo mais e mais protagonismo na equipa de André Martins, tanto no que ao quesito da liderança em campo diz respeito como a todo o trabalho que faz durante os jogos, a internacional portuguesa foi fundamental e voltou a assumir o papel que é dela desde há muito tempo, de uma das maiores estrelas da Liga Betclic Feminina.

Na 2ª jornada o equilíbrio voltou a reinar, nota que ainda falta um duelo nesta ronda entre o União Sportiva e o CPN, mas vamos olhar todos os outros encontros que marcaram o dia 5 de Outubro.

Esta jornada começou com o SL Benfica a receber e a vencer o AD Vagos por 78-37, as águias conseguiram cedo uma vantagem que lhes permitiu segurar a vitória com as aveirenses a nunca desistir mesmo com uma desvantagem maior. Depois disso, o Galitos venceu o Francisco Franco em casa por 94-83 num duelo marcado pela muita intensidade e mais uma vez o equilíbrio a ser o ponto em destaque. Seguiu-se o triunfo do Esgueira na visita ao Olivais por 66-61 num duelo onde a equipa da casa entrou muito bem no 1º período, mas acabou por ver a equipa aveirenses ganhar uma ligeira vantagem que manteve até ao final. Ainda nesta 2ª jornada, o Quinta dos Lombos triunfou em casa perante o Imortal por 77-63 com o terceiro período a ter sido determinante para a vantagem do conjunto de José Leite e por fim o GDESSA recebeu e venceu o CAB Madeira por 65-61 num duelo onde a emoção voltou a ser até ao último suspiro da partida.

Nos destaques individuais voltámos a ter várias jogadoras em evidência, a tarefa volta a ser muito complicada, mas vamos olhar para 5 jogadoras que brilharam muito nesta ronda:

– Marta Martins: Manter o nível elevadíssimo nesta nova época

Começamos pelo SL Benfica que triunfou perante o Vagos e o maior destaque foi mesmo Marta Martins, a ribatejana assumiu uma vez mais o papel de destaque no conjunto da luz, a base que começou em grande na Supertaça tem estado em ótimo plano em todas as partidas neste começo de época e já se vai assumindo como uma das protagonistas da nova época.

– Mariana Garrido: Época de “explosão”

Vamos até Coimbra para falar de uma das jogadoras que mais tem brilhado neste início de temporada, falo de Mariana Garrido que voltou a ser destaque pela segunda jornada consecutiva voltando a ser a jogadora mais determinante para o triunfo do Olivais, claramente vai ser uma das maiores figuras desta temporada no nosso basquetebol.

– Daniela Domingues: Não sabe jogar menos que muito bem

Mudamos para Aveiro para falar da jogadora que mais se evidenciou na vitória do Galitos, Daniela Domingues que é uma das jogadoras que tem a particularidade de não saber jogar mal e de se destacar em todas as jornadas, nesta ronda foi mesmo a estrela maior do conjunto de André Silva e uma das maiores figuras da 2ª jornada da Liga Betclic Feminina.

– Alice Martins: Merecia mais destaque

Vamos até à Madeira para falar de uma jogadora que depois de uma grande temporada está novamente em grande desde cedo nesta nova época, nesta 2ª ronda acabou por ser muito importante para o triunfo do CAB Madeira, mais uma vez com muito trabalho invisível que nem sempre é destacado como merecia, mas a verdade é que Alice Martins foi mesmo uma das maiores figuras deste duelo e desta jornada da Liga Betclic Feminina.

– Carolina Gonçalves: Alma e qualidade para impedir o desaire

Terminamos com um destaque vindo da Madeira, Carolina Gonçalves que brilhou no desaire do Francisco Franco em Aveiro. Carolina Gonçalves foi das que mais tentou que a equipa madeirense conseguisse levar a vitória no duelo com o Galitos. A jogadora que chegou nesta temporada para ser um dos esteios deste conjunto, começou logo nos primeiros duelos na Taça Vítor Hugo a estar em evidência e chegou a esta ronda da Liga Betclic Feminina em crescimento e a assumir cada vez mais protagonismo. Tudo para ser também uma das estrelas desta temporada.

Ficou aqui tudo sobre as duas primeiras rondas da Liga Betclic Feminina, muita emoção e acima de tudo muito equilíbrio, algo que já deu para ver que vai pautar toda esta nova temporada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS