Andebol luso na Europa 22/23: Misto de emoções na European League

Bernardo GalanteFevereiro 17, 20233min0

Andebol luso na Europa 22/23: Misto de emoções na European League

Bernardo GalanteFevereiro 17, 20233min0
Sporting continua na perseguição ao líder, e Águas Santos empatou em mais uma jornada da European League, relatada por Bernardo Galante

O SL Benfica esteve a um passo de garantir a qualificação na European League em território germânico, enquanto o Sporting bateu o Granollers no Pavilhão João Rocha e persegue a liderança. A AA Águas Santas empatou na Macedónia.

O Sport Lisboa e Benfica foi a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, na visita ao Frisch Auf Göppingen, num encontro envolto de uma arbitragem polémica e tendenciosa a favor dos germânicos. Às 19h45 entrou, em simultâneo, entrou dentro de campo as equipas do Sporting Clube de Portugal e da Associação Atlética de Águas Santas no Pavilhão João Rocha e Sportska Sala Boro Curlevski, em respetivo.

Encarnados no meio de uma arbitragem controversa

O Sport Lisboa e Benfica precisava apenas de vencer para se qualificar automaticamente para os Oitavos de Final da EHF European League, no entanto, fatores extra ditaram a derrota dos encarnados.

Com uma vantagem de três golos (15-18) quando as equipas recolheram para o intervalo, fruto de uma exibição taticamente perfeita, tudo se alinhava para os encarnados vencerem a partida, no entanto, a história na segunda parte.

Com nove exclusões de dois minutos para a equipa de Chema Rodríguez contra uma para os germânicos, as águias viram a arbitragem a inclinar o campo. À medida que os germânicos se aproximavam, um resultado positivo ia ficando mais distante, ora os alemães marcavam golos em circunstâncias de faltas atacantes, ora os portugueses estavam em inferioridade numérica. O resultado final fixou-se nos 31-29 a favor do Göppingen de Gilberto Duarte.

Fruto desta derrota, os vermelhos e brancos situam-se na 4ª posição do Grupo A da competição com 6 pontos conquistados em 8 encontros.

Leões na perseguição ao líder croata

O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu os espanhóis do CB Granollers por sete golos de diferença (38-31). Após uma primeira parte extremamente equilibrada, onde os Leões saíram a vencer pela margem mínima, na segunda metade a história foi diferente.

Os irmãos Costa – Martim Costa (9) e Francisco Costa (7) – e o capitão Salvador Salvador (7) estiveram em grande plano ofensivo, significando mais de 50% dos golos marcados pela turma leonina. A turma comandada por Ricardo Costa superiorizou-se na segunda metade do encontro, sendo que rapidamente chegaram aos cinco golos de vantagem. Nos instantes finais, os leões ainda aumentar para sete os tentos de diferença.

Com esta vitória, o Sporting CP fixa-se na perseguição ao líder RK Nexe com 12 pontas na 2ª posição (-2 pontos que os croatas), sendo que, na última jornada, haverá Sporting versus Nexe no Pavilhão João Rocha.

Águas Santas à beira de surpreender na Macedónia

A Associação Atlética de Águas Santas, após vencer em casa os espanhóis do CD Bidasoa Irun, esteve prestes a conquistar os três pontos em casa do Eurofarm Pelister. O encontro iniciou-se com um equilíbrio extremo e aos empates foram sucessivos durante os primeiros trinta minutos.

Nos segundos trinta minutos, a partida manteve-se sempre na mesma toada até aos instantes finais em que os maiatos estiveram em vantagem, mas permitiram o empate à turma caseira. O jovem lateral da Águas Santas esteve em grande destaque com 7 tentos durante toda a partida.

A Associação Atlética de Águas Santas fixa-se assim na 5ª posição do Grupo D com 4 pontos em 8 encontros.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS