Andebol luso na Europa 22/23: Misto de emoções na European League
O SL Benfica esteve a um passo de garantir a qualificação na European League em território germânico, enquanto o Sporting bateu o Granollers no Pavilhão João Rocha e persegue a liderança. A AA Águas Santas empatou na Macedónia.
O Sport Lisboa e Benfica foi a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, na visita ao Frisch Auf Göppingen, num encontro envolto de uma arbitragem polémica e tendenciosa a favor dos germânicos. Às 19h45 entrou, em simultâneo, entrou dentro de campo as equipas do Sporting Clube de Portugal e da Associação Atlética de Águas Santas no Pavilhão João Rocha e Sportska Sala Boro Curlevski, em respetivo.
Viktor Kieren and Leo Maciel keep up the good work in 2023 😎👌 #ehfel
5️⃣ Marko Kizikj | HC Eurofarm Pelister 🟢⚪️
4️⃣ Ariân Andó | Balatonfüredi KSE 🟡⚫️
3️⃣ Sergey Hernandez | @SLBenfica 🦅
2️⃣ Leonel Maciel | @SCPModalidades 🦁
1️⃣ Viktor Kireev | @FuechseBerlin 🦊 pic.twitter.com/GUwzhqjDLN— EHF European League (@ehfel_official) February 15, 2023
Encarnados no meio de uma arbitragem controversa
O Sport Lisboa e Benfica precisava apenas de vencer para se qualificar automaticamente para os Oitavos de Final da EHF European League, no entanto, fatores extra ditaram a derrota dos encarnados.
What a 🚀from Cosmin Grigoras. He puts this one in and scores the first goal for @modalidadesslb.#ehfel pic.twitter.com/6WNibmPPbE
— EHF European League (@ehfel_official) February 14, 2023
Com uma vantagem de três golos (15-18) quando as equipas recolheram para o intervalo, fruto de uma exibição taticamente perfeita, tudo se alinhava para os encarnados vencerem a partida, no entanto, a história na segunda parte.
Com nove exclusões de dois minutos para a equipa de Chema Rodríguez contra uma para os germânicos, as águias viram a arbitragem a inclinar o campo. À medida que os germânicos se aproximavam, um resultado positivo ia ficando mais distante, ora os alemães marcavam golos em circunstâncias de faltas atacantes, ora os portugueses estavam em inferioridade numérica. O resultado final fixou-se nos 31-29 a favor do Göppingen de Gilberto Duarte.
Fruto desta derrota, os vermelhos e brancos situam-se na 4ª posição do Grupo A da competição com 6 pontos conquistados em 8 encontros.
Leões na perseguição ao líder croata
O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu os espanhóis do CB Granollers por sete golos de diferença (38-31). Após uma primeira parte extremamente equilibrada, onde os Leões saíram a vencer pela margem mínima, na segunda metade a história foi diferente.
Os irmãos Costa – Martim Costa (9) e Francisco Costa (7) – e o capitão Salvador Salvador (7) estiveram em grande plano ofensivo, significando mais de 50% dos golos marcados pela turma leonina. A turma comandada por Ricardo Costa superiorizou-se na segunda metade do encontro, sendo que rapidamente chegaram aos cinco golos de vantagem. Nos instantes finais, os leões ainda aumentar para sete os tentos de diferença.
Happy birthday 🇵🇹 Kiko Costa 🎂🥳
📺 Check out our exclusive documentary: https://t.co/H7sqKRKJND#ehfel @SCPModalidades @AndebolPortugal pic.twitter.com/TYv2R3l692
— EHF European League (@ehfel_official) February 16, 2023
Com esta vitória, o Sporting CP fixa-se na perseguição ao líder RK Nexe com 12 pontas na 2ª posição (-2 pontos que os croatas), sendo que, na última jornada, haverá Sporting versus Nexe no Pavilhão João Rocha.
Águas Santas à beira de surpreender na Macedónia
A Associação Atlética de Águas Santas, após vencer em casa os espanhóis do CD Bidasoa Irun, esteve prestes a conquistar os três pontos em casa do Eurofarm Pelister. O encontro iniciou-se com um equilíbrio extremo e aos empates foram sucessivos durante os primeiros trinta minutos.
Nos segundos trinta minutos, a partida manteve-se sempre na mesma toada até aos instantes finais em que os maiatos estiveram em vantagem, mas permitiram o empate à turma caseira. O jovem lateral da Águas Santas esteve em grande destaque com 7 tentos durante toda a partida.
A Associação Atlética de Águas Santas fixa-se assim na 5ª posição do Grupo D com 4 pontos em 8 encontros.