Andebol luso na Europa 22/23: um balanço 100% vitorioso

Bernardo GalanteFevereiro 10, 20234min0

Andebol luso na Europa 22/23: um balanço 100% vitorioso

Bernardo GalanteFevereiro 10, 20234min0
Só vitórias para as cores nacionais com Águas Santas, Sporting CP, SL Benfica e FC Porto a cumprirem e a darem um sorriso ao andebol português

A AA Águas Santas conseguiu a sua primeira vitória europeia da temporada, numa semana onde o FC Porto teve o seu triunfo de estreia nesta edição da Liga dos Campeões de andebol, contudo a qualificação continua difícil. Na EHF European League, Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica deram um passo extremamente importante, relativamente à próxima fase. A Associação Atlética de Águas Santas somou os primeiros três pontos frente aos espanhóis do CD Bidasoa Irun e, na EHF Champions League, o Futebol Clube do Porto alimentou o sonho de passar à próxima fase da competição.

Dragão imponente ainda sonha com passagem aos Oitavos

Na Dragão Arena, os comandados de Magnus Andersson necessitavam de vencer a partida frente ao Dínamo de Bucareste para não serem matematicamente eliminados da principal competição de andebol europeia. A entrada não foi imponente, mas a segunda parte é toda do conjunto azul e branco.

No início do jogo, pautou-se um equilíbrio extremo que à medida que o encontro se ia desenrolando parecia que ia pender para o lado dos visitantes, no entanto, os dragões ‘uniram as tropas’ e ao intervalo saíram para os balneários a vencer por 14-13.

Na segunda parte, não havia margem para distrações. Os Azuis e Brancos entraram firmes na segunda metade do encontro e foi uma questão de tempo para a vantagem ser amplamente dilatada, fruto da qualidade defensiva e ofensiva com o central Rui Silva em grande destaque com 11 assistências. O resultado final situou-se em 32-23 a favor dos dragões.
Thurin e Laeso estiveram em destaque a nível ofensivo com 7 golos cada. Os Dragões somam assim os primeiros três pontos, apesar de se situarem na última posição do Grupo A, quando faltam três encontros para disputar.

Vitória histórica do Águas Santas permite somar os primeiros 3 pontos

O último classificado do Grupo D da EHF European League – a Associação Atlética de Águas Santas – recebeu e venceu os espanhóis do CD Bidasoa Irun que, caso vencessem, encontravam-se apurados para a próxima fase da competição. Tal não aconteceu.

Os espanhóis rapidamente chegaram a uma vantagem de três golos na primeira parte, no entanto, a turma maiata respondeu e equilibrou as contas até ao intervalo, de onde o encontro saiu empatado a 14 bolas.

Na segunda parte, a turma comandada por Ricardo Moreira andou sempre a correr atrás do resultado, com desvantagens de 1 a 2 golos, mas nem isso fez com que a turma do Norte se rendesse. Na parte final do encontro, o Águas Santas coloca-se na frente do marcador e de lá não mais saiu, acabando por chegar aos três golos de vantagem e finalizar assim a primeira vitória na Liga Europeia. de andebol

Com esta vitória, igualam o HC Motor na tabela classificativa (ambos com 3 pontos), sendo possível ainda a qualificação à próxima fase com apenas três encontros por disputar.

Rivais lisboetas sem sobressaltos e com um pé nos Oitavos de Final

O Sporting Clube de Portugal fruto dos dez pontos conquistados na prova, tem a passagem praticamente garantida, sendo que o que falta determinar é a posição do grupo em que terminará nesta Liga Europeia do andebol europeu. No caso do SL Benfica é diferente: os encarnados somam 6 pontos e ainda sonham com a segunda posição do grupo, no entanto, a passagem aos oitavos está praticamente garantida.

Em Lisboa, no Pavilhão Nº2 da Luz assistiu-se a um jogo com pouca história. Os comandados por Chema Rodríguez dominaram os eslovacos do Tatran Presov com isso a ter implicâncias logo na primeira metade do encontro, quando as Águias saíram para os balneários a vencer por dez golos de diferença (21-11). Na segunda parte, a gestão foi notória e o resultado final situou-se em 35-28.

Na Aústria, no terreno do Alpla HC Hard, os Leões também entraram ‘mandões’ e, ao intervalo, já se encontravam a ganhar por 12-17. Na segunda parte, os Verde e Brancos continuaram a gerir o encontro ao seu belo prazer, numa noite em que Martim Costa estava de mão quente e faturou por 12 vezes. O encontro terminara com um 25-31 a favor do Sporting CP, que faz com que ainda seja possível alcançarem a liderança do Grupo C.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS