Andebol luso na Europa 22/23: Sporting de fora por um golo

Bernardo GalanteAbril 20, 20232min0

Andebol luso na Europa 22/23: Sporting de fora por um golo

Bernardo GalanteAbril 20, 20232min0
Depois de um empate no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP saem derrotados pela diferença mínima em território francês.

No dia 11 de março, o Pavilhão João Rocha esteve com um ambiente infernal para receber os quartos de final da EHF European League, numa partida onde receberam o líder do Campeonato Francês, o Montpellier HB. O resultado final não era o desejado – empate a 31 bolas -, mas a exibição acabaria por ser animadora, dando esperança aos sportinguistas e ao Sporting. Uma semana depois, voltaria a acontecer o que se sucedeu há um ano atrás, em Magdeburgo…

Encontros decididos nos detalhes

A missão era complicada, contudo, não era impossível e os pupilos de Ricardo Costa acabaram por mostrá-lo… mas não foi suficiente o que foi realizado durante os 60 minutos.

Francisco Costa, o maior desequilibrador do ataque do Sporting CP, foi expulso nos primeiros minutos da partida, devido a uma bola na cara do guardião francês Rémi Desbonnet: eis a primeira baixa para os Verde e Brancos. Salvador Salvador acabaria por assumir as rédeas atacantes (e bem) da turma leonina, sendo que os leões iam discutindo o resultado com um Montpellier HB que se encontravam galvanizados por um pavilhão praticamente cheio e a empurrar a sua equipa para as meias finais da competição.

Leonem Maciel, o guardião titular do Sporting Clube de Portugal, ia fazendo uma exibição brutal – tendo terminado com 13 defesas -, no entanto, do outro lado havia Rémi Desbonnet que acabaria por defender um livre de sete metros crucial nos instantes finais do encontro, onde Salvador Salvador viu-lhe o golo ser negado. O resultado final fixou-se nos 31-30, a favor do Montpellier HB.

O lateral leonino, Salvador Salvador, com oito tentos, acabou por ser o melhor marcador do lado leonino, enquanto Julien Bos, com sete golos foi o elemento desconcertante do lado dos franceses do Montpellier.

Com este resultado, o Montpellier HB junta-se ao Goppingen, Granollers – que, surpreendentemente, eliminou o Flensburg – e ao Fuchse Berlin, sendo que Portugal, após ver o SL Benfica vencer o troféu na temporada passada, esta época, não terá qualquer representante na Final Four. Enquanto isso, o Sporting CP de Ricardo Costa irá tratar de defender a liderança do Campeonato Português – líder com 1 ponto de vantagem sobre o FC Porto e 2 do SL Benfica –, juntamente com a tentativa de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, a Taça de Portugal.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS