Andebol luso na Europa 22/23: Sporting real empata Montpellier

Bernardo GalanteAbril 13, 20233min0

Andebol luso na Europa 22/23: Sporting real empata Montpellier

Bernardo GalanteAbril 13, 20233min0
Sporting real empata Montpellier e deixa tudo para decidir na 2ª mão, com este 32-32 a prometer algo surpreendente na EHF European League

Há uma semana, os franceses do Montpellier HB venciam o Paris Saint-Germain por 33-20, na passada terça-feira, enfrentava um ambiente infernal protagonizado pelos adeptos leoninos presentes no Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades do Sporting Clube de Portugal.

Numa das melhores casas da temporada, o Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa empatou o encontro a trinta e duas bolas, fruto de um golo nos últimos segundos por parte de Francisco Tavares, numa situação de superioridade numérica, devido à exclusão de Diego Simonet.

No entanto, perante um adversário de um enorme poderio, os verde-e-brancos entraram na partida com uma excecional coesão ofensiva e defensiva. Martim Costa no ataque estava a ser grande arma leonina com vários remates certeiros na primeira metade do encontro.

A confiança sobressaia e a turma leonina esteve durante bastante tempo do encontro por cima no marcador no primeiro, tendo ido para o descanso com a vantagem mínima, fruto de um enorme remate por parte de um dos suspeitos do costume: Martim Costa. As redes abanavam e os Leões presentes na bancada do João Rocha eram levados à euforia.

Na segunda parte, o nível apresentado continuava a ser altíssimo e o Sporting continuava com um nível de jogo muito interessante, frente a um conjunto que tem em Stas Skube e Diego Simonet as suas grandes armas ofensivas e desequilibradoras. No entanto, empurrados pelo seu público, o Sporting continuava a lutar e acabariam por conseguir uma vantagem de três golos a meio dos segundos trinta minutos. A partir desse momento, o Montpellier foi aproveitando as falhas técnicas dos Leões, tendo conseguido reduzir e acabando por empatar o encontro.

A nível individual, os irmãos Costa – Francisco e Martim – com sete golos cada, foram os melhores marcadores da turma leonina. Do lado do Montpellier HB, Yanis Lenne fez sete golos em sete remates certeiros. O prodigioso lateral esquerdo dos Leões, Martim Costa, neste momento, figura na terceira posição da lista de melhores marcadores da prova com 89 tentos.

Na próxima terça-feira, dia 18 de abril, o Sporting visita o reduto do Montpellier pelas 19h45 portugueses, em encontro a contar para a segunda mão dos Quartos de Final, tendo transmissão em direto e em exclusivo na Sporting TV.

Nos restantes encontros dos Quartos de Final da EHF European League, as equipas alemãs tiveram sortes distintas. Enquanto, o Flensburg-Handewitt veceu por um golo de diferença (30-31) no reduto do CB Granollers, o Fuchse Berlin saiu derrotado do terreno dos suíços do Kadetten Schaffhausen por 37-33. Na Alemanha, o outro representante germânico recebeu e venceu o RK Nexe por 32-23.

Apesar da derrota do Fuchse Berlin, a probabilidade da Alemanha ter três representantes na Final Four da competição continua a ser elevada, numa prova em que apenas um elemento a venceu que não competia no campeonato germânico, tendo sido, o Sport Lisboa e Benfica, na edição passada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS