MLB: Vai começar a época 2023 da MLB!

Felipe MartinsMarço 27, 20238min0

MLB: Vai começar a época 2023 da MLB!

Felipe MartinsMarço 27, 20238min0
A época 2023 da MLB começa no dia 31 de março e o FairPlay te conta o que esperar deste novo ano que se inicia no beisebol das grandes ligas!

Atenção, malta: em poucos dias teremos o início da época 2023 da MLB, a Major League Baseball – maior liga do beisebol em nível mundial. Após meses de espera e uma grande expectativa criada por conta da disputa da Copa do Mundo de Beisebol, em março, as equipas todas da MLB estão a postos para começar os trabalhos neste ano.

E para que você não fique perdido, a pensar o que fazer em relação ao tanto de informações sobre a MLB, o FairPlay separou este breve conteúdo para que você se situe frente ao início da época 2023. Conheça as divisões, principais equipas e o que esperar deste novo ano que se inicia.

Confira o artigo de Felipe Martins!

World Baseball Classic, novas regras e a expectativa para 2023

Para começarmos a conversa, é importante saber uma informação principal: a época 2023 marca o início de um novo tempo no beisebol por ser o primeiro ano de muitas mudanças nas regras do esporte na MLB.

As dimensões das bases estão melhores, houve proibição em formações defensivas e há um relógio a acompanhar cada arremessador durante as partidas – tudo para que o beisebol se torne mais dinâmico e atraente para o grande público.

Novidade em 2023, os jogos terão um relógio marcando os intervalos entre arremessos (Foto: Bill Wippert/AP Photo)

As mudanças acontecem depois de anos seguidos em que o beisebol perde audiência, principalmente entre as populações mais jovens dos Estados Unidos da América. Porém, veremos as novidades também após o Clássico Mundial de Beisebol (ou World Baseball Classic), considerada a Copa do Mundo da modalidade.

Encerrada na última semana com uma performance irretocável da seleção do Japão, o World Baseball Classic teve índices de audiência recorde em diversos países, inclusive nos EUA – o que mostra que o esporte está longe de perder popularidade em nível mundial.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Com tudo isso em mente, o torcedor pode aguardar uma verdadeira folha em branco. Com todas as mudanças que já estão a ser testadas no período de treinamento deste ano, é certo que o esporte sofrerá impactos em todos os aspectos – jogadores bons podem ter queda de rendimento, e jogadores questionáveis talvez voltem a produzir.

Quem está bem e deve disputar em 2023

Entra época e sai época, e devemos ter as mesmas equipas disputando o título da World Series, que coroa a franquia campeã da MLB. Se em 2022 vimos Houston Astros, New York Yankees, Atlanta Braves, Philadelphia Phillies e Los Angeles Dodgers na briga, não deve ser diferente em 2023.

As principais equipas são também as que mais (ou melhor) investiram para a época 2023. Não que seja impossível, mas é difícil uma franquia despontar na MLB sem estar em uma janela de disputa. Para 2023, as surpresas não devem ser tão ‘surpreendentes’ assim, e ficam por conta de equipas como o New York Mets, San Diego Padres e Toronto Blue Jays.

Padres e Mets estão entre as franquias que mais investem dólares em atletas nos últimos anos. A equipa de New York, inclusive, inicia 2023 com a maior folha de pagamento da história da MLB, com uma projeção de US$ 330 milhões.

Justin Verlander e Max Scherzer, antigos companheiros de equipa no Detroit Tigers, voltam a se reunir no New York Mets, maior folha de pagamento da época 2023 da MLB (Foto: Getty Images)

Em termos mais próximos do leitor, este valor é quase 200 milhões de dólares acima da média de toda a Liga, e representa um montante próximo da soma da folha de pagamento das seis franquias que menos investem.

No caso da equipa da Califórnia, a janela de competição está no melhor momento, e as chances cresceram com adições como a do interbases Xander Bogaerts – um dos vários atletas a receberem contratos de mais de 10 anos.

Entre as grandes franquias que disputam em 2023, temos a continuação de um bom trabalho de gestão e investimento como os casos de Los Angeles Dodgers, Atlanta Braves e Houston Astros (campeões da MLB em 2020, 2021 e 2022 respectivamente). Estas equipas estão a colher o investimento feito ao longo da última década, sem abrir mão de estruturar os próximos anos.

Quem deve amargar mais uma época ruim

Se temos certezas quanto a quem deve disputar a época 2023, o mesmo pode ser dito sobre a parte de baixo da tabela. Washington Nationals, Oakland Athletics, Pittsburgh Pirates e Cincinnati Reds foram as franquias menos sucedidas em 2022, e devem repetir a dose neste ano.

Jogos na casa do Oakland Athletics, na Califórnia, estão cada vez mais vazios e equipa cogita realocação para outra cidade (Foto: Justin Sullivan/Getty Images)

Washington vive um período de reconstrução após a conquista da World Series em 2019, e desfez de todos os jovens talentos (Juan Soto e Trea Turner hoje são destaques de equipas promissoras, como o San Diego Padres e Philadelphia Phillies). Com isso, devemos ver mais algumas épocas de vacas magras na capital dos EUA.

No caso de Oakland e Cincinnati, o problema está mais ligado ao grupo de gestão que propositalmente não quer investir recursos na equipa. Os Reds, mesmo sendo franquia histórica, amarga donos que estão a tocar o negócio de forma morna e desinteressada. O jogador mais caro da folha de pagamentos de Cincinnati em 2023, Ken Griffey Jr., se aposentou em 2010 e apenas recebe pagamentos parcelados.

O caso de Oakland é ainda mais dramático: a equipa vem se desfazendo de jogadores jovens para evitar negociar extensões salariais, e está a viver uma verdadeira novela sobre uma possível realocação. Há muita especulação sobre a saída da franquia da cidade de Oakland, com Las Vegas sendo uma forte candidata a receber a equipa.

O motivo é a falta de acordo para a construção de um estádio próprio para o Athletics em Oakland – hoje a equipa ocupa o Oakland Coliseum, que por décadas foi casa da equipa de futebol americano Oakland Raiders (hoje, coincidentemente, chamada Las Vegas Raiders).

Atletas a ficar de olho

Para encerrar o preview sobre a época 2023, segue uma lista de nomes a se ficar de olho. Shohei Ohtani, eleito o Jogador Mais Valioso da época 2021 de forma unânime, continua sendo o maior nome do esporte da atualidade, e por si só é um grande motivo para se acompanhar beisebol em 2023.

Masataka Yoshida, destaque da Copa do Mundo de Beisebol pela seleção do Japão, é grande novidade do Boston Red Sox para a época 2023 da MLB (Foto: Kyodo News)

Mas Ohtani puxa também uma lista de atletas japoneses que, além de serem representantes da maior escola de formação de atletas hoje em dia, são pilares das equipas em que estão na MLB. São casos como o de Masataka Yoshida, recém-contratado pelo Boston Red Sox; Seiya Suzuki, rebatedor do Chicago Cubs e que passou parte de 2022 tratando lesões; e Yu Darvish, arremessador veterano da equipa do San Diego Padres.

Outro nome destaque é Trea Turner, interbases da equipa do Philadelphia Phillies, e que acaba de retornar do Clássico Mundial de Beisebol como principal nome dos EUA, vice-campeão do torneio. Turner assinou um contrato de 11 anos por US$300 milhões, que muito provavelmente cobrirá todo o restante da carreira do atleta.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Por fim, teremos a volta de Fernando Tatis Jr., que passou parte do ano de 2022 tratando lesões e também cumprindo suspensão por uso de substâncias restritas. Tatis se juntará aos companheiros de equipa do Padres, Manny Machado e Juan Soto, não somente para formar um dos maiores ataques da competição, mas também para tentar guiar os californianos para o inédito título da World Series.

A época 2023 da MLB começa no dia 31 de março. Não deixe de acompanhar mais um ano de beisebol de alto nível!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS