MLB: final de ano e como está o Mercado de jogadores do beisebol

Felipe MartinsNovembro 27, 20217min0

MLB: final de ano e como está o Mercado de jogadores do beisebol

Felipe MartinsNovembro 27, 20217min0
Novidades na off season da MLB. Trazemos os detalhes da Free Agency, possibilidade de greve e outras notícias do baseball!

Foi dada largada à agência livre na MLB, e com ela surgem histórias, rumores, ‘traições’ e a esperança que os ventos da mudança possam de fato soprar em nossas equipes favoritas. A iminência de greve entre os jogadores, a possibilidade de um novo acordo trabalhista e um mercado altamente inflacionado; não faltam nuances para deixar ainda mais interessante esse período de contratações. Na coluna deste período, aproveitamos para elencar nomes dos melhores jogadores ainda disponíveis de cada posição.

Receptores

Quem já saiu:

Manny Piña (34), assinou por dois anos com os atuais campeões, Atlanta Braves
Pedro Severino (28), assinou por um ano com o Milwaukee Brewers

Quem sobra?

Yan Gomes é o único brasileiro em atividade nas Grandes Ligas do beisebol americano. (Foto: Lachlan Cunningham – Getty Images)

Yan Gomes, 34 anos: Certamente o maior nome da posição para essa agência livre seria Buster Posey. Contudo, com o anúncio de sua aposentadoria, o principal nome entre os ainda disponíveis é do brasileiro Yan Gomes. Longe de ter feito a melhor temporada de sua vida, Yan Gomes também passa longe de ter feito a pior: ele foi trocado de Washington para Oakland no meio da temporada, e teve uma acentuada queda em seus números ofensivos. Porém, a parte do jogo que mais importa aos catchers é a defesa, e lá Yan não deixou a desejar. Foram 31% de corredores pegos e médias defensivas quase perfeitas. Apesar de não ser uma das grandes estrelas da MLB, Yan Gomes é certamente a melhor peça disponível no mercado para a posição.

Primera base

Quem já saiu:

Brandon Belt (34), renovou com o San Francisco Giants

O melhor nome da posição

Feeman está entre os grandes nomes da franquia de Atlanta. (Foto: Jonathan Dyer – USA Today Sports)

Freddie Freeman, 32 anos: O principal nome na primeira base não poderia ser outro em nenhuma situação. Freeman vive o melhor momento de sua carreira na MLB, conquistando o prêmio de MVP e World Series em dois anos. Todos sabem do desejo de Freddie de permanecer em Atlanta, e há expectativa de que, se ele ficar no Braves, ele irá assinar o maior contrato da história da franquia. Segundo fontes da liga, o negócio entre Freeman e Atlanta vai fluindo bem, com uma pedida de seis anos do jogador de 32 anos.

Segunda base

Quem já saiu:

Nenhum grande acordo foi feito ainda

O melhor nome da posição

Marcus Semien, 31 anos: O contrato de um ano dos Blue Jays com Marcus Semien certamente foi um grande acerto dos canadenses. Semien não só fez uma grande temporada, como bateu o recorde de Home Runs por um segunda-base e finalizou a temporada em 3° na corrida pelo prêmio de Jogador Mais Valioso da Liga Americana. Apesar de ter atuado como interbases a maior parte de sua carreira, existe a possibilidade de Semien assinar contrato para atuar na segunda-base, visto que a safra de shortstops é uma das melhores da história – e a concorrência é grande. Semien recusou a oferta de mais um ano em Toronto, se tornando agente livre. Além disso, contratou Scott Boras como seu agente (considerado um dos agentes que melhor negocia salários que beneficiam muito o atleta). Sendo assim, devemos esperar um acordo gordo para Semien.

Terceira base

Quem já saiu:

Nenhum grande acordo foi feito ainda

O melhor nome da posição

Kris Bryant foi um dos principais nomes trocados durante a temporada, e deve novamente chamar a atenção neste período. (Foto: Jeff Chiu – Associated Press)

Kris Bryant, 30 anos: Após ser negociado no meio da última temporada da MLB, Bryant não chegou a entregar de fato o que se esperava dele em San Francisco. Apesar disso, não se pode dizer que ele teve uma passagem ruim pela Califórnia: Bryant foi peça chave para que os Giants tivessem a melhor campanha geral da MLB em 2021. A equipe de San Francisco declarou que não irá fazer grandes esforços pelo terceira base de 30 anos, considerando que a mecânica de rebatida tende a não envelhecer bem – fora a grande pedidafinanceira de seu empresário, Scott Boras.

Interbases

Quem já saiu:

Nenhum grande acordo foi feito ainda

O melhor nome da posição

Carlos Correa, 27 anos: Luva de platina, All-Star, calouro do ano – Carlos Correa não é só o melhor nome da melhor agência livre de interbases da MLB, como é também o melhor nome de toda agência livre. Melhor defensor da Liga Americana em 2021, Correa foi peça fundamental do Houston Astros rumo ao título de divisão e conferência. Com médias superiores ao restante da liga, melhor marca de Home Runs da carreira (26), pode-se dizer que foi um ano mágico para o porto-riquenho de 27 anos. Por muito tempo acreditou-se que o Detroit Tigers fosse o favorito na corrida por Correa, mas recentemente a franquia mudou seu foco a outros da posição. Correa tem proposta feita por Houston, além do interesse de outras franquias.

Campo externo

Quem já saiu:

Starling Marte (33), assinou por quatro anos com o New York Mets
Mark Canha (33), assinou por dois anos com o New York Mets

O melhor nome da posição

Nick Castellanos, 30 anos: 2021 foi sem dúvidas a melhor temporada para Nick Castellanos em todos os aspectos. Teve seus melhores números ofensivos, além de ter rebatido a maior quantidade de Home Runs em sua carreira (34). Castellanos optou por não continuar em Cincinnati, virando um agente livre. San Francisco surge com um dos principais candidatos a levar o defensor externo de 30 anos.

Arremessadores

Quem já saiu:

Justin Verlander (39), renovou por um ano com o Houston Astros
Noah Syndergaard (29), assinou por um ano com o Los Angeles Angels
Anthony DeSclafani (32), assinou por três anos com o San Francisco Giants
Eduardo Rodriguez (29), assinou por cinco anos com o Detroit Tigers

O melhor nome da posição

Max Scherzer é um dos melhores e mais experientes arremessadores da atualidade. (Foto: Eric Hartline – USA TODAY Sports)

Max Scherzer, 37 anos: Scherzer parece envelhecer como o mais fino dos vinhos, e pode ser definido como a epítome da excelência. Finalizando a temporada entre os três melhores arremessadores da Liga Nacional e como Ace dos Los Angeles Dodgers, é de consenso quase que geral entre os torcedores do Dodgers que a permanência de Scherzer deve ser uma das prioridades. O New York Mets já colocou  Scherzer no topo de sua lista de prioridades, e até Mike Trout (melhor jogador da atualidade para muitos) já fez um apelo ao Los Angeles Angels pelo arremessador. Fato é, para onde ele for, se tornará o Ace e será de impacto gigantesco!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter