MLB: calendário do beisebol chega ao fim, mas longe de estar concluído!

Felipe MartinsNovembro 8, 20215min0

MLB: calendário do beisebol chega ao fim, mas longe de estar concluído!

Felipe MartinsNovembro 8, 20215min0
O Atlanta Braves levou a World Series, mas o calendário do beisebol ainda não fechou completamente essa época. Saiba porquê!

O calendário do beisebol em 2021 na Major League Baseball está chegando aos últimos dias, mas com pendências que estão distantes de alguma conclusão. Com a final do campeonato vencida pelo Atlanta Braves, os holofotes se voltam para a reabertura do mercado de transferências, e para o acordo coletivo de jogadores e donos de time.

A partir do dia 01 de dezembro o chamado ‘CBA’ (sigla para Acordo Coletivo de Trabalho, em inglês) vence, e muitas questões podem estacionar de imediato. Uma greve dos proprietários das franquias não está descartada, o que pode, inclusive, atrasar o início da temporada 2022.

Com tantas pendências e movimentações, entenda em que pé está o beisebol das Grandes Ligas neste momento!

World Series – Atlanta Braves é campeão depois de 26 anos!

O título da World Series ficou com o Atlanta Braves, tradicional equipe da região da Georgia. O time de Atlanta estava há algum tempo na briga, em geral sendo eliminado um passo antes – nas finais da Liga Nacional. Porém, em 2021, o time viveu um momento mágico.

O Braves entrou na pós-temporada como a equipe com menos chances de ser campeão, além de o pior recorde de vitórias e derrotas entre os times classificados. Mas derrubou em sequência o Milwaukee Brewers, o Los Angeles Dodgers e o Houston Astros, em uma demonstração de bastante eficiência do jogo coletivo.Como grandes destaque por parte dos Braves estão nomes como Eddie Rosário e Jorge Soler, que chegaram ao time no fechamento da janela de negociações.

Para além disso, outro ponto de brilho para a equipe de Atlanta é que boa parte do elenco foi formada nas categorias de base do time. Freddie Freeman, Ozzie Albies, Dansby Swanson e Travis d’Arnaud, além dos arremessadores Ian Anderson e Max Fried, foram formados praticamente desde o início da carreira profissional no sistema do Atlanta Braves.

Do outro lado, o Houston Astros amargou mais uma chegada a World Series sem sair com o título, o que não desmerece a grande campanha. O Astros segue como um dos times mais eficientes da última década, tendo chegado à final da Liga Americana nos últimos 5 anos, e disputado a World Series três vezes desde 2017.

Braves levaram a World Series em 2021! (Foto: Jeff Robinson/Icon Sportswire)

CBA – possibilidade de lockout

O acordo é, em resumo, o que rege as relações trabalhistas entre os atletas do beisebol e os donos das equipes de beisebol. É um documento que cobre desde protocolos de viagens até a estrutura econômica de negociações, política salarial e cota de patrocínios, entre outras questões técnicas. O acordo geralmente cobre um período de 5 anos, e o atual vence no dia 01 de dezembro.

A principal questão que gera entrave na negociação do próximo acordo é a divisão dos lucros de cotas televisivas e de ingressos para os jogos do próximo calendário do beisebol. Os atletas reclamam de os times receberem muito, enquanto os atletas (que são responsáveis por trazer gente aos estádios), recebem menos.

Outro ponto de bastante discussão é a suspeita de que donos dos times manipulem o tempo de serviço de atletas da base, o que afeta diretamente na política salarial. Quanto antes uma promessa do esporte começa a atuar, mais cedo o relógio de salário inicia a contagem. Se os donos dos times seguram a estreia, este atleta acaba sendo prejudicado.

A grosso modo, até 01 de dezembro pouca movimentação vai acontecer na liga – negociações com agentes livres, trocas entre as equipes, tudo fica estacionado até que se definam coisas importantes, principalmente ligadas aos salários (o que impacta no ‘valor de um atleta). Se o calendário virar do dia 30 de novembro para 01 de dezembro sem acordo, a liga entra em ‘lockout’, e toda a programação para até que aconteça uma negociação.

O que acontece enquanto não há decisão

No calendário do beisebol estadunidense, até o dia 01 de dezembro o esporte não para. Algumas trocas já estão sendo estruturadas entre os times, mas em geral, envolvendo nomes menos ‘badalados’. A grande questão que é afetada é a negociação entre times e agentes livres – jogadores que encerraram o contrato ao final da World Series de 2021 e agora estão sem equipe para atuar.

Por conta do acordo coletivo, não dá para dizer como as políticas salariais serão impactadas. Por isso, o valor que é oferecido aos jogadores pode ser menor ou maior do que o valor de mercado (a partir das definições do novo acordo). Ainda assim, alguns atletas optam por garantir um contrato agora, antes que mudanças drásticas afetem a liga como um todo. Enquanto isso, a MLB acaba de divulgar os finalistas aos prêmios de MVP e melhor arremessador da liga, e você confere em artigo da ESPN clicando aqui.

Veja mais artigos sobre MLB aqui!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter