Quem ganha a quem no Grupo B do Mundial 2018?

Rui MesquitaJunho 3, 20184min0

Quem ganha a quem no Grupo B do Mundial 2018?

Rui MesquitaJunho 3, 20184min0
Portugal chega à Rússia como campeão da Europa e encontra a favorita Espanha no grupo B do Mundial. Quem passa e quem sai por cima neste grupo?

No início do mês de maio lançámos os jogadores-decisivos nos Grupos do Mundial, apresentando algumas estrelas e astros, mas também desconhecidos e novidades que vão deixar o leitor entusiasmados!

Agora juntámos os quatro personagens de cada grupo na mesma arena para perceber quem vai sair por cima, quem vai passar por uma “unha negra” e quem serão os derrotados desta fase de grupos.

No Grupo B relembramos que escolhemos Cristiano Ronaldo, David de Gea, Alireza Jahanbakhsh e Younès Belhanda. Como funciona este frente-a-frente? Vamos juntar partes das análises realizadas, olhar para os dados, perceber as “condições” a nível individual e colectivo e chegar a uma (proposta) de conclusão.

O CALENDÁRIO

Os jogos do Grupo B realizam-se a 15, 20 e 25 de junho. As partidas são as seguintes:

Jornada 1
Marrocos-Irão (São Petersburgo) 16h00
Portugal-Espanha (Sóchi) 19h00

Jornada 2
Portugal-Marrocos (Moscovo) 13h00
Irão-Espanha (Kazan) 19h00

Jornada 3
Irão-Portugal (Saransk) 19h00
Espanha-Marrocos (Kaliningrado) 19h00

OS DUELOS

O jogo mais esperado é, sem sombra de dúvidas, o duelo ibérico na primeira jornada. Antes disso há um Marrocos-Irão que terá muita importância no grupo. Quem vencer colocará pressão nos dois favoritos e quem perder fica praticamente fora da corrida.

Apesar do favoritismo espanhol, é do lado português que mora o melhor jogador do grupo. Cristiano Ronaldo chegará ao Mundial determinado a fazer história e será a principal arma da nossa seleção. Mas se Ronaldo é melhor que qualquer espanhol, os nossos vizinhos têm a melhor equipa. Com um dos melhores grupos do Mundial, talento não falta na equipa de Lopetegui.

Individualmente, as esquipas de Marrocos e Irão estão uns bons furos abaixo dos colossos ibéricos. Apesar de terem bons jogadores (como os dois que referimos acima), a qualidade individual não é o forte destas seleções. A raça e vontade dos seus jogadores são as suas virtudes. Apesar disso, a equipa marroquina, no que às individualidades diz respeito, parece melhor preparada do que o Irão. A equipa africana tem alguns jogadores muito experientes que podem fazer a diferença.

Apesar de tudo isto, o futebol é um jogo coletivo. No conjunto, a seleção espanhola é a melhor do grupo. Um grupo bem trabalhado e com um futebol cheio de soluções promete dar muito trabalho aos adversários. Portugal surgem em segundo com a defesa como principal argumento. O sistema de Fernando Santos potencia a solidez defensiva e o futebol para Ronaldo, a estrela da equipa.

Coletivamente poderemos ver Marrocos e Irão com algumas lacunas defensivas e na transição. Carlos Queiroz é um ótimo selecionador, mas como treinador sempre demonstrou ser escasso para uma competição deste nível.

Em suma, este é a nossa previsão dos duelos:

Jornada 1
Marrocos-Irão CARLOS QUEIROZ PERDE O JOGO E A ESPERANÇA DE SEGUIR EM FRENTE
Portugal-Espanha CRISTIANO RONALDO CONSEGUE EMPATE COM A FAVORITA ESPANHA

Jornada 2
Portugal-Marrocos PORTUGAL SOFRE MAS VENCE NO FINAL
Irão-Espanha LOPETEGUI GOLEIA IRÃO E ASSUME O 1º LUGAR DO GRUPO

Jornada 3
Irão-Portugal RONALDO MOSTRA O QUE VALE E DOMINA O IRÃO
Espanha-Marrocos ESPANHA CUMPRE E VENCE SEM CONVENCER

QUEM PASSA?

Espanha e Portugal são as nossas apostas para seguirem em frente neste grupo B. A qualidade dos coletivos será suficiente para dominar as outras duas formações. Espanha acabará, na nossa opinião, no primeiro lugar do grupo pelo número de golos marcados (principalmente frente ao Irão). A equipa de Carlos Queiroz parece, ainda, muito verde para estes palcos e deverá acabar com 3 derrotas em 3 jogos.

A grande carta incerta do grupo é Marrocos. Prevemos duas derrotas contra os gigantes europeus, mas os africanos podem surpreender e causar problemas a qualquer uma das equipas. Cabe aos grupos ibéricos não caírem em facilitismos, cumprirem o papel de favoritos e seguirem em frente!

(Foto: Mundo Deportivo)

Junta-te à Fantasy League do FairPlay e mostra que és o melhor treinador aqui: https://fantasy.realfevr.com/t/73e9eba7


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter