Mundial da Rússia 2018: Younès Belhanda, o talento marroquino

Rui MesquitaMaio 3, 20182min0

Mundial da Rússia 2018: Younès Belhanda, o talento marroquino

Rui MesquitaMaio 3, 20182min0
Mais um talento do Grupo B, desta feita da seleção de Marrocos. Belhanda promete fazer estragos na Rússia, contra os tubarões europeus: Portugal e Espanha.

YOUNÈS BELHANDA (GALATASARAY)

Idade: 28
Clube: Galatasaray (Turquia)
Posição: Médio
Internacionalizações/golos: 43/3
Conquista mais importante na carreira: Liga Francesa
Avaliação de qualidade: 3 em 5 estrelas

Num Grupo B recheado de talento em Portugal e Espanha, Marrocos parte atrás na corrida. Os europeus são favoritos, mas não podemos descartar os africanos à partida. Marrocos chega à Rússia com muito mérito e preparado para surpreender.

No centro dessa surpresa pode estar Younès Belhanda. O médio ofensivo do Galatasaray é talvez o maior talento da equipa marroquina. Belhanda prefere atuar no meio, atrás do ponta-de-lança, mas atua com qualidade em qualquer das alas. A sua capacidade de drible e de passe são as suas maiores armas, servindo os homens da frente.

Belhanda tem 28 anos e uma carreira bem composta. Venceu, em 2012, a Liga Francesa pelo Montpellier onde era uma peça chave. Nessa época fez parte do melhor 11 da Liga naquela que foi a sua melhor temporada. Depois da passagem por França venceu duas Ligas e duas Taças da Ucrânia ao serviço do Dínamo de Kiev. Uma carreira interessante e com 43 internacionalizações pela seleção marroquina.

Nesta época, o Galatasaray é líder na Turquia contando com Belhanda entre os melhores jogadores. A sua rapidez e inteligência com a bola são pilares do futebol da equipa e certamente que o serão na Rússia.

A única limitação do médio é a chegada à área contrária. Como mostram os (apenas) 2 golos nesta época, o médio não é um goleador, mas dá mais que isso à equipa. As 8 assistências no campeonato (até agora) são exemplo daquilo que o jogador cria. Com cruzamentos milimétricos, tabelas no meio ou bolas paradas, Belhanda é um criador de oportunidades.

Na Rússia, a sua qualidade técnica pode surpreender os tubarões que o subestimarem. Jogando no meio pode causar muitos problemas à defesa contrária. Defensivamente Belhanda pode também surpreender com a sua raça na pressão sobre a saída de jogo adversária. Chegando ao Mundial em boa forma, Belhanda pode ser um duro quebra-cabeças para os seus oponentes.

Outros destaques de Marrocos: Medhi Benatia (Juventus) ou Hakim Ziyech (Ajax).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter