Mundial da Rússia 2018: Alireza Jahanbakhsh, o goleador persa

Rui MesquitaMaio 2, 20182min0

Mundial da Rússia 2018: Alireza Jahanbakhsh, o goleador persa

Rui MesquitaMaio 2, 20182min0
O grupo B do Mundial da Rússia está recheado de talento e no Irão destacamos Alireza, goleador do AZ Alkmaar.

ALIREZA JAHANBAKHSH (AZ ALKMAAR)

Idade: 24
Clube: AZ Alkmaar (Holanda)
Posição: Avançado
Internacionalizações/golos: 36/8
Conquista mais importante na carreira: Segunda Divisão holandesa
Avaliação de qualidade: 3 em 5 estrelas

A equipa iraniana chega ao Mundial depois de vencer o grupo B da qualificação asiática e chega cheia de ambição. Carlos Queiroz lidera uma equipa determinada e com ambição. O jogador a seguir nesta equipa dá pelo nome de Alireza e joga nos holandeses do AZ Alkmaar.

Alireza é um extremo completo. Tecnicista e qualidade nos dois pés, excelente passe e, acima de tudo, faro goleador. Em terras holandesas Alireza joga na esquerda, na direita e até no meio, rendendo em qualquer lugar. A sua tenra idade promete uma evolução e o iraniano tem qualidade para isso.

Alireza chegará ao Mundial em topo de forma, será um perigo colado à ala e na chegada à baliza. As bolas paradas são, também, um ponto forte. É especialista em penaltis e um bom batedor de livres, algo crucial no futebol moderno.

Na sua terceira época no AZ, Alireza está a mostrar todo o seu potencial. É, a uma jornada do fim, o melhor marcador da Eredivisie com 18 golos. Junta a esta veia goleadora 12 assistências para golo. Um registo impressionante que prova a ascensão do extremo.

Para alcançar estes números, o iraniano possui um remate forte e uma chegada à área fácil. A partir da ala, com ou sem bola, chega rápido à zona de finalização e, lá, demonstra frieza e qualidade para fazer golos. No que às assistências diz respeito, Alireza cruza muito bem. Usa o seu drible para criar espaço e coloca a bola onde os seus avançados querem.

Queiroz tem uma equipa organizada e com talento e, no topo desse talento está Alireza. O grupo B (onde Portugal se encontra) terá de ter muito cuidado com as suas arrancadas e a sua capacidade de finalização. Como provam os 18 remates certeiros, Alireza tem faro e capacidade para fazer golos. Veremos o que faz na Rússia já que o sucesso do Irão depende muito do seu sucesso.

Outros destaques do Irão: Sardar Azmoun (Rubin Kazan) ou Karim Ansarifard (Olympiacos).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter