O mapa da freguesia: quem manda nos mata-matas paulistanos?

Marcial CortezJulho 21, 20236min0

O mapa da freguesia: quem manda nos mata-matas paulistanos?

Marcial CortezJulho 21, 20236min0
Quando a decisão é pra valer, existe um equilíbrio entre as equipas paulistanas. Uma relação de freguesia histórica entre os três clubes da Capital.

Quando falamos sobre o futebol de São Paulo, mais precisamente da Capital paulista, existe um estranho equilĩbrio entre as três principais equipas, nas decisões de campeonatos e jogos eliminatórios. O senso comum (a hipótese) diz que “o São Paulo ganha do Palmeiras, o Palmeiras ganha do Corinthians, e o Corinthians ganha do São Paulo”. Mas será que isso é mesmo verdade? O Fair Play fez um levantamento dos últimos 30 anos pra comprovar se o senso comum tem ou não tem razão.

Copa do Brasil 2023

A ideia de escrever sobre esse tema surgiu com o chaveamento da Copa do Brasil 2023, que previa confrontos entre estas três equipas. Nos quartos de final, a hipótese se confirmou com a vitória dupla (no Morumbi e no Allianz Parque) do São Paulo sobre o Palmeiras. O Tricolor classificou-se para a meia final, na qual vai encarar o Corinthians, que eliminou o América MG após empate no placar agregado e vitória nos penaltis.

Assim, em breve teremos mais uma chance de provar se a hipótese é ou não verdadeira. Mas o Fair Play foi além, e decidiu pesquisar os últimos 30 anos dos confrontos decisivos entre as equipas, pra ver quem manda mesmo no futebol paulistano.

Critérios

Antes de passarmos aos resultados, vamos aos critérios utilizados. O primeiro deles foi o corte histórico – analisamos os confrontos dos últimos 30 anos, ou seja, de 1993 até o dia de hoje. Pode ser que se fizéssemos essa mesma análise desde a fundação dos clubes estes resultados seriam diferentes, mas isso é assunto para outra matéria. Nesta, o que vale é o que aconteceu de 93 para cá.

O segundo critério é o resultado final, ou seja, quem passou para a fase seguinte e quem ficou pelo caminho. E aqui pouco importou saber se um ganhou a primeira mão ou se o outro empatou a segunda, se o confronto foi para os penaltis ou não. O que vale é quem classificou e quem foi eliminado.

E o terceiro e último critério foi envolver todas as competições regionais, nacionais e internacionais que tiveram confrontos decisivos (incluindo finais de campeonato) entre as três equipas.

Corinthians X Palmeiras

Nos confrontos que envolveram estas duas equipas, não há dúvidas de que a freguesia é do Timão. Em 13 confrontos contra o Verdão, o Alvinegro conseguiu somente cinco triunfos, todos eles em campeonatos paulistas. Por sua vez, as oito vitórias do Alviverde eliminaram o Corinthians em todas as competições regionais, nacionais e internacionais, o que inclui as finais do Paulista, Torneio Rio São Paulo e Brasileirão, todos em 1993, e a dupla eliminação na Libertadores em 99 e 2000. O Palmeiras tem 62% de aproveitamento em finais e jogos decisivos contra o Timão nos últimos 30 anos.

Capa do Jornal “A Gazeta Eportiva” já estampava a freguesia corintiana desde 2000, logo após a dupla eliminação da Libertadores. Foto: Adalberto Antunes

Corinthians X São Paulo

Aqui os números gritam. A freguesia do São Paulo é total. Em 14 confrontos contra o Timão, o Tricolor só conseguiu eliminar o rival em três ocasiões, todas elas em campeonatos paulistas. Por outro lado, o Timão reina absoluto quando o adversário é o Mais Querido. As vitórias corintianas incluem várias finais de campeonatos paulistas, uma eliminação na Copa do Brasil em 2002 e uma vitória no Torneio Rio SP do mesmo ano. Em números, para efeito de comparação, o Timão superou o Tricolor com 79% de aproveitamento.

Meme alusivo à freguesia tricolor frente ao Corinthians. Foto: Portal R7

Palmeiras X São Paulo

A mesma vergonha que o São Paulo passa com o Corinthians, o Verdão passa com o Tricolor. Freguesia absoluta do time alviverde. Nos mesmos 14 confrontos contra o Mais Querido, o Palmeiras só conseguiu ganhar três vezes, em competições regionais, nacionais e internacionais. Por sua vez, os triunfos tricolores ocorreram em todas as competições importantes, a incluir uma hegemonia na Copa do Brasil, competição em que o São Paulo eliminou por três vezes a equipe alviverde, duas delas nos dois últimos anos.

Meme do site Desimpedidos sobre a freguesia do Palmeiras contra o Tricolor. No Brasil, as bolas de Berlim são chamadas de sonhos

Hipótese da freguesia confirmada, vamos às previsões

Assim, cravo meu palpite no Corinthians no próximo confronto contra o Tricolor em partida válida pela meia final da Copa do Brasil 2023. Sei que histórico não ganha jogo, mas quando as equipas estão parelhas, a freguesia costuma mandar na situação. Vale lembrar que mesmo que o São Paulo consiga seguir na competição, isso não muda o contexto histórico contra o rival de Itaquera. O Corinthians vai continuar a mandar no confronto.

Pra finalizar, podemos dizer que o senso comum (a hipótese) está mais que comprovada, e assim pode já se considerar uma tese que confirma, com atestados e resultados, que o Corinthians é freguês do Palmeiras, que é freguês do São Paulo, que é freguês do Corinthians, que é freguês do Palm…

E a freguesia segue eterna.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS