Feliz Ano Novo: O Que Esperar do Futebol Brasileiro em 2022

Marcial CortezJaneiro 10, 20225min0

Feliz Ano Novo: O Que Esperar do Futebol Brasileiro em 2022

Marcial CortezJaneiro 10, 20225min0
No Brasil, o ano futebolístico vai começar e aqui você confere as previsões e apostas dos principais times em suas respectivas competições.

No Brasil, o ano virou e todos estamos a nos preparar para a época 2022. E o que esperar dos principais clubes do país nos próximos 12 meses? Quem vai se dar bem e quem vai se dar mal? Quais as chances dos clubes em suas competições? Acompanhe as previsões do que vai ocorrer no Brasil no ano que se inicia.

Campeonatos Regionais – o Desafio Inicial

Nos campeonatos regionais, não deveremos ter surpresas. No Gaúchão, por exemplo, a dupla Grenal disputará o título, mesmo com a má fase do Grêmio, que irá disputar a Série B em 2022. No Paulistão, os 4 grandes vão brigar pela Taça, mas como todo ano sempre temos uma surpresa, o RB Bragantino deve surpreender e “roubar” uma vaga nas meias finais. Acredito que desta vez o Santos ficará de fora.

No Carioca, o Flamengo deve fazer valer sua superioridade e deve conquistar a Taça com facilidade, seguido de perto por Botafogo e Fluminense, com o Vasco a correr por fora pela briga do titulo. Já em Minas Gerais, o Atlético vai “sobrar” e será campeão com facilidade, assim como seu homônimo Athletico deverá ser o campeão paranaense.

Taça do Paulista 2022. Foto: Renato Pizzutto/Paulistão

Série B – A Volta dos Grandes

Na Série B, teremos várias equipas que já foram protagonistas no futebol canarinho: Grêmio, Vasco, Cruzeiro, Guarani, Sport e Bahia brigarão por 4 vagas na Elite em 2023.

Cruzeiro, que teve seu departamento de futebol recentemente comprado pelo ex-jogador Ronaldo, tem tudo para retornar à Série A e voltar a rivalizar com seu principal oponente, o Atlético Mineiro. O time da Raposa começou a colocar a casa em ordem, e passará por uma grande reformulação nesta época. Outro que deve voltar com relativa facilidade é o Grêmio, que caiu em 2021 e também está a reformular seu elenco para a nova realidade. Sobram então duas vagas a serem disputadas ponto a ponto entre Vasco, Guarani, Sport e Bahia.

Copa Sul-Americana

Um torneio que será bem interessante pra se observar, pois contará com equipas como SantosInternacionalSão Paulo, além de clubes tradicionais argentinos, como Independiente e Racing. O torneio promete confrontos empolgantes na busca de uma vaga na disputa da Glória Eterna em 2023. Os clubes brasileiros devem brilhar mais uma vez no certame, e minha aposta é no Tricolor Paulista.

Copa do Brasil – a hora do São Paulo?

Na Copa do Brasil, a “pergunta do milhão” é se o São Paulo finalmente conseguirá conquistar a Taça pela primeira vez em sua história. Certamente será o torneio mais difícil do ano, porque o número de candidatos ao título é muito grande. Todas as forças do futebol brasileiro estarão presentes na competição, que vai correr em paralelo com a Sul-Americana, a Libertadores e a Série A do Brasileirão. Em outras palavras, as equipas terão que priorizar seus elencos no último trimestre do ano, a depender de suas situações e classificações nos torneios.

Adeptos do São Paulo sonham com a conquista inédita da Copa do Brasil. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

A Copa do Brasil, desde a sua primeira edição, é o torneio mais democrático do país e justamente por isso é o mais difícil de se fazer a previsão. Sim, o São Paulo pode finalmente sair da fila, mas terá adversários muito pesados pela frente. Creio que a Taça ficará entre os mesmos candidatos ao título do Brasileirão: GaloPalmeirasFlamengoCorinthians.

Brasileirão – O Mais Óbvio

No Brasileirão, um campeonato de pontos corridos no qual a regularidade é premiada, não teremos mudanças. O cenário de 2021 se repetirá na época 22. GaloPalmeiras e Flamengo brigarão ponto a ponto pelo topo da tabela, e o titulo será decidido também pela performance nas demais competições, como Libertadores e Copa do Brasil. A grande dúvida do Campeonato Brasileiro serão as campanhas de Santos, Internacional e São Paulo, que foram mal em 21 e precisam recuperar o espaço perdido. O que se espera é que essas equipas briguem no mínimo por vagas na Libertadores 2023.

Copa Libertadores

A Glória Eterna vai ser a grande estrela do ano futebolístico de 2022. Enquanto o Palmeiras brigará pelo tetracampeontao, o terceiro consecutivo, outras equipas que não conseguiram o feito no ano passado, como Atlético MineiroFlamengo também devem entrar com força na competição. A correr por fora, o Corinthians buscará seu lugar ao sol, além das demais equipas brasileiras e dos tradicionais argentinos e uruguaios, que nunca podem ser subestimados.

Mundial de Clubes

Uma competição de “tiro rápido” que nesta época só interessa ao Palmeiras. Conseguirão os pupilos de Abel Ferreira chegar à conquista do mundo? Para a torcida, seria um presente de início de ano, já que o certame vai ocorrer em fevereiro próximo. Para os rivais, especialmente o Corinthians, o pesadelo total de ver seu arquirrival dominar o cenário futebolístico do planeta. Minha aposta? Verdão bicampeão mundial em 22.

O sonho do Verdão é conquistar o segundo Mundial de Clubes de sua história. Foto: Giuseppe Cacace / AFP

 

Feliz Ano Novo, Futebol Brasileiro!

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter