Copa do Brasil 2021: Antevisão ao desempenho das grandes equipas

Marcial CortezAbril 25, 20217min0

Copa do Brasil 2021: Antevisão ao desempenho das grandes equipas

Marcial CortezAbril 25, 20217min0
Com a entrada das grandes equipas, a Copa do Brasil vai iniciar a terceira fase. A recente mudança no regulamento aumentou em uma etapa a participação dos times que disputam a Libertadores. Serão 16 confrontos com muita emoção. Confira aqui a antevisão do certame.

O artigo de hoje irá fazer uma antevisão dos confrontos da Copa do Brasil 2021. Na última semana realizou-se o sorteio da terceira fase, etapa de 16 avos de final. Diferente das edições anteriores, as equipas participantes da Libertadores entrarão agora, e não nos oitavos como de costume. É uma fase a mais para os principais clubes.

A Copa do Brasil 2021 conta com 92 equipas, divididas em confrontos diretos e eliminatórios. Nas primeira e segunda fases, os confrontos são de mão única. As duas primeiras fases não contam com as equipas que disputam a Libertadores da América, que entram apenas na terceira fase para formar o grupo final de 32 equipas, que seguirão na disputa eliminatória até o final.

Ao campeão, além do prêmio em dinheiro, uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2022. Portanto, são 10 jogos ao todo para chegar à disputa da Glória Eterna. Bem diferente do tortuoso caminho via Brasileirão, que custam 38 jornadas para conseguir uma vaga.

Apesar das datas ainda não terem sido marcadas, o último sorteio definiu os confrontos conforme o quadro abaixo.

Quadro de jogos da Terceira Fase da Copa do Brasil 2021. Foto: Reprodução / CBF

Na quarta fase, os classificados serão sorteados mais uma vez para os confrontos dos oitavos de final, e um novo sorteio definirá o chaveamento a partir dos quartos de final até a definição do campeão. Os jogos serão em duas mãos e não teremos a regra do gol qualificado.

Os favoritos ao título

A cobiçada Copa Intelbras do Brasil. Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Palmeiras, atual campeão, busca o pentacampeonato do certame e vai enfrentar o CRB, de Alagoas. A curiosidade sobre este jogo é que o CRB foi fundado no dia 20 de setembro, data que na cidade de São Paulo comemora-se o Dia do Palmeiras, data alusiva a um episódio da história do Verdão. O CRB tem o apelido de Galo e nesta época vai disputar a Série B do Brasileirão. Meu palpite é vitória do Verdão, na primeira e na segunda mãos.

O Flamengo vai encarar a equipa do Coritiba. A partida, que já foi um grande jogo no passado, hoje mostra um abismo entre os dois times. Enquanto o Rubro-Negro vive um excelente momento, o Coxa não vem bem e vai disputar a Série B em 2021. Flamengo deve passar sem problemas, com vitórias nas duas mãos.

São Paulo, que corre atrás do primeiro título na competição, vai ao Piauí para enfrentar a equipa do 4 de Julho. O clube disputa a Série D do Campeonato Brasileiro mas nesta época já conseguiu um feito: eliminou o Cuiabá, recém promovido à Série A do Brasileirão, na segunda fase da Copa. O Tricolor deve passar facilmente para os oitavos de final, com duas vitórias.

Grêmio vai a Brasília enfrentar o Brasiliense, que atualmente disputa a fase preliminar da Série D do campeonato brasileiro. A equipa da Capital Federal, que já disputou a final da Copa do Brasil em 2002 e atuou na Série A em 2005, hoje tenta se reerguer e conseguiu a vaga direta na terceira fase ao consagrar-se campeã da Copa Verde na época passada. O Grêmio deve classificar sem maiores problemas com vitórias na ida e na volta.

Por outro lado, o rival Internacional não terá vida fácil pela frente. O Colorado vai enfrentar o Vitória, que atualmente joga a Série B. Apesar disso, o Leão Baiano é uma equipa tradicional e muito difícil de enfrentar em seus domínios, mesmo num cenário sem adeptos. Será um jogo muito interessante de se ver. Luz amarela para o Inter.

Voltando ao Estado mais rico do país, a equipa do Santos vai ao Paraná medir forças com o Cianorte, time da Série D do Brasileiro.  O Alvinegro da Vila, apesar de estar em um momento de reconstrução, também deve passar facilmente pela equipa paranaense, com sucessos nas duas partidas.

Em mais um tira-teima entre Séries A e B, o Galo Mineiro disputará a vaga nos oitavos com a equipa do Remo. O alto investimento feito pelo Atlético terá que provar sua eficácia no relvado. O Remo não tem tradição na competição, mas a viagem longa até Belém pode comprometer o desempenho. Chegou a hora do Galo mostrar sua força. Luz amarela nesse jogo.

Siga a página do Fair Play no Facebook

Cruzeiro, o maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos. Foto: Washington Alves / Cruzeiro

O Cruzeiro, maior campeão do certame com seis títulos, vai à Bahia encarar o Juazeirense, equipa que ficou famosa na época 2021 ao eliminar o Sport na primeira fase num jogo bizarro que teve paralisação por queda de energia, invasão de campo, irrigação do relvado ligada durante a partida e outras adversidades que envergonham o futebol tupiniquim. A Raposa, por sua vez, não vive seu melhor momento e vai disputar a Série B pelo segundo ano consecutivo. De um lado, uma equipa decadente. Do outro, um time imprevisível. Luz vermelha nesse confronto. Podemos ter surpresas.

Outro jogo que pode surpreender é o encontro do Vasco com o Boavista. Um confronto regional, entre equipas das Séries B e D. O que pode parecer fácil para o Gigante da Colina nem sempre se concretiza quando a bola rola no relvado. O Boavista não tem tradição, mas conhece o adversário de longa data. Luz vermelha na partida.

A emoção começa aqui: os jogos mais difíceis.

Por último, as partidas mais difíceis. Os jogos entre equipas da Série A. O Avant-Première do Brasileirão. Vamos aos confrontos:

O Corinthians vai a Goiânia enfrentar o Atlético. O Dragão é bicampeão goiano, está na Copa Sul-Americana e vive um bom momento esportivo e administrativo. Uma curiosidade desta partida é que o jogo da primeira rodada do Brasileirão 2021 será justamente o encontro entre as duas equipas. Podemos ter aqui o início de uma rivalidade temporal no Brasil. O Alvinegro iniciou a época a oscilar bons e maus momentos, portanto a luz vermelha está acesa neste jogo. Aqui tudo pode acontecer.

Assista ao Webcast Ginga Canarinha

Atletico GO é o atual bicampeão goiano. Foto: Heber Gomes / Atlético GO

Fluminense X Red Bull Bragantino certamente será o segundo jogo mais emocionante desta terceira fase da Copa. Fluminense na Libertadores, RBB na Sul-Americana, aqui as forças se equivalem. As duas equipas vivem bons momentos e o confronto promete. Não temos favoritos por aqui. Vou cravar a classificação de um dos dois, nos pênaltis, de forma emocionante.

E pra finalizar, o jogo mais importante da terceira fase da Copa: o super clássico regional entre Ceará e Fortaleza. Duas equipas de Série A, da mesma cidade, rivalidade histórica no relvado, muita emoção para os adeptos e amantes do desporto-rei. Se eu encontrasse hoje o gênio da lâmpada, pediria a ele (1) o fim da pandemia, (2) a volta do público aos estádios, e (3) um ingresso pra partida decisiva desse confronto.

Vida longa à Copa do Brasil!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter