Cinco maiores líderes do Brasileirão após 13 jornadas

Marcial CortezJulho 26, 20215min0

Cinco maiores líderes do Brasileirão após 13 jornadas

Marcial CortezJulho 26, 20215min0
O Brasileirão 2021 alcança sua 13a jornada. Palmeiras continua firme na liderança, seguido de perto pelo Atlético Mineiro. Mas essa regência da tabela significa garantia de título? O Fair Play analisou a História do Campeonato Brasileiro em sua versão de pontos corridos com 20 clubes, e o resultado vai te surpreender.

Após 13 jornadas do Brasileirão 2021, o Palmeiras está na frente, mas seguido de perto por Atlético Mineiro e Flamengo, que corre por fora com dois jogos a menos. Ao que tudo indica, estas três equipas vão brigar pelo título.

Liderar o campeonato na 13a jornada é garantia de título? O Fair Play analisou a História do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes, e o resultado vai te surpreender.

Confira os cinco maiores líderes do Certame em sua 13a jornada, e o que aconteceu com eles na sequência do campeonato.

5o. lugar – Cinco equipas empatadas

Em quinto lugar, temos um empate de cinco equipas. Destas, quatro garantiram a Taça e uma não conseguiu manter a hegemonia ao final da 38a rodada.

São Paulo 2006 é a primeira delas. O Tricolor Paulista chegou à 13a jornada do Brasileirão com a marca de 29 pontos. Manteve a dianteira e sagrou-se campeão naquele ano. A segunda equipa empatada em quinto lugar é o Fluminense 2010. O Tricolor carioca também somou o mesmo número de pontos e conseguiu levar a Taça para as Laranjeiras, assim como fez a equipa do Corinthians 2011, que também conquistou o Caneco ao final do certame. Em 2014 foi a vez do Cruzeiro levar a Glória para o Estado de Minas Gerais. Já seu conterrâneo Atlético no ano seguinte somou 29 pontos na 13a jornada, mas destas é a única equipa que não conseguiu se manter na dianteira, perdendo o título para o Corinthians, que somava apenas 21 pontos naquela altura do campeonato.

Performance após 13 jornadas. Arte: Adalberto Antunes

4o lugar – Palmeiras 2021

O líder do Brasileirão 2021 chega ao final da 13a jornada com 31 pontos e ocupa o quarto lugar neste ranking. A atual edição está muito equilibrada, com o Galo a seguir os passos do Alviverde com três pontos a menos, e o Flamengo que começa a subir na tabela com excelentes atuações. O Rubro-Negro tem dois jogos a menos que seus concorrentes, e não há dúvidas de que o primeiro pelotão na busca da Taça já está formado com estas três equipas. Um palpite? Verdão manterá a liderança e vai conquistar o Hendeca!

3o lugar – Santos 2019

Na 13a jornada do Brasileirão de 2019, o Peixe ocupava o primeiro lugar com 32 pontos. A equipa do técnico Jorge Sampaoli era a sensação do campeonato em suas primeiras jornadas. O Flamengo havia somado apenas 24 pontos até então, e o desconhecido técnico português Jorge Jesus recém chegado ao Rubro-Negro ainda dava seus primeiros passos rumo àquela que seria a maior pontuação da História do Brasileiro de pontos corridos, que atingiu a incrível marca de 90 pontos ao final das 38 jornadas. Os cariocas desbancaram o Santos, a quem restou o vice-campeonato e a lembrança de um excelente trabalho do técnico argentino.

Jorge Jesus e Sampaoli protagonizaram a briga pelo título em 2019. Foto: Maurício de Souza / Diário do Litoral / Estadão

2o lugar – Atlético Mineiro 2012

O Galo ocupava a liderança na 13a jornada do Brasileirão 2012, com 32 pontos ganhos.  Assim como o Santos 2019, o Galo 2012 também não conseguiu consolidar a vantagem e se garantir até o final. O Galo foi ultrapassado pelo Fluminense do técnico Abel Braga que ficou com o título daquele ano. Uma curiosidade sobre o Atlético Mineiro é que a equipa é a que mais ocupou a liderança da competição ao final de 13 jornadas. O Galo ocupava o primeiro lugar em 2009. 2012, 2015 e 2020, e não foi campeão em nenhuma destas edições. É, sem dúvida, o maior “cavalo paraguaio” do Brasileirão. Para os leitores europeus, a expressão “cavalo paraguaio” refere-se à equipa que fica na liderança grande parte do tempo, mas não consegue ser campeã ao final da competição.

O campeão – Corinthians 2017

E para finalizar o nosso ranking, a equipa do Corinthians 2017 ficou em primeiríssimo lugar. Na 13a jornada do Brasileirão daquele ano, o Timão atingiu a marca insuperável de 35 pontos. A altíssima pontuação fez com que o time também obtivesse o título da época. Apesar de uma campanha pífia no returno, o time do técnico Carille fez por merecer a conquista do Caneco.

Fabio Carille, líder do Brasileirão 2017 na 13a jornada com 35 pontos. Um recorde! Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Mas afinal, o que tudo isso quer dizer?

Como vimos, liderar o campeonato ao final da 13a jornada não quer dizer muita coisa. Em 15 edições do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes tivemos sete equipas que confirmaram a conquista após ocuparem o primeiro lugar depois de 13 jornas, e por oito vezes os líderes não conseguiram se manter na primeira posição.

E se por um lado temos um Cavalo Paraguaio em Minas Gerais, por outro temos um verdadeiro conquistador no mesmo local. Por duas vezes, o Cruzeiro ocupou a primeira posição nas 13 jornadas e confirmou o título, em 2013 e 2014.

São Paulo, Fluminense, Palmeiras e Corinthians, a exemplo do Cruzeiro, mostraram que souberam manter a dianteira em suas respectivas conquistas em 2006, 2010, 2016 e 2017. Resta saber se o Verdão vai repetir o feito, uma vez que é o atual líder do Brasileirão, ao fim da décima terceira jornada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter