Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: o começo pt.2

Fair PlayFevereiro 12, 20236min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: o começo pt.2

Fair PlayFevereiro 12, 20236min0
O treinador Paulo Meneses conta-nos como foram os primeiros dias ao serviço do Nejmeh, a sua nova aventura enquanto treinador principal

Paulo Meneses iniciou um novo capítulo na sua carreira ao serviço do Nejmeh depois de ter passado pelo Cehegín Deportivo (Espanha), lembrando ainda que o treinador tinha já passado pelo Aizawl FC, sem esquecer de duas passagens positivas pelo Campeonato de Portugal ao serviço do Sporting Ideal e os Lusitanos Vildemoinhos. O arranque da aventura pelo Líbano nas suas próprias palavras, aqui nesta parte 2!

O FIM DA PRIMEIRA SEMANA E… OS PRIMEIROS JOGOS

Os treinos seguintes foram igual ou inclusive melhores, em termos de intensidade e qualidade. No final do 1º Micro Ciclo tivemos um jogo amigável, ganhamos 3-1, e foi o culminar de uma semana muito positiva, onde senti que tive uma boa conexão com os jogadores, e com todas as pessoas do clube.

De referir que na 1ª semana não tivemos os 3 jogadores que estavam na Seleção Nacional do Líbano, e também um jogador Libanês que vive na Costa de Marfim, que veio para jogar o resto da época (Play Off de Campeão).

Estes 4 jogadores só vieram na semana anterior ao 1º jogo do Play Off. Iriamos defrontar o campeão em titulo: Ahed (1 das 2 equipas mais fortes do campeonato, e que entre as 2 têm ganho nos últimos anos o titulo de campeão). Equipa que tem um orçamento muito superior ao orçamento do Nejmeh SC, tem normalmente 9 jogadores na Seleção Nacional do Libano, e jogadores extrangeiros pagos a peso de ouro (para a nossa realidade). O Ahed é uma equipa que joga junta 6 anos, e o treinador esteve 12 anos à frente da 1ª equipa. Apesar de tudo isto, nada nos tirou o nosso foco e a nossa ambição: preparar a equipa para ganhar 3 pontos.

O jogo foi de uma intensidade muito muito alta, e a nossa equipa em muitos momentos do jogo foi superior (na posse de bola, ganhando primeiras e segundas bolas para mandar no jogo, e na segunda parte jogando mais tempo em campo contrário). O Ahed criou-nos duas oportunidades de golo de bolas aéreas (têm vários jogadores com grande envergadura, ao invés da minha equipa que é relativamente baixa). Nós criamos várias oportunidades para marcar, pecamos por ser ineficazes. Ficamos com a sensação que perdemos 2 pontos, e que podemos ganhar-lhes na 2ª volta.

O segundo jogo, foi contra a ultima equipa da tabela do Play Off, jogo fora na montanha, com muita chuva, frio e vento. O campo era pequeno, com muita água no relvado. As condições para jogar eram mais favoráveis para o adversário: defender em bloco baixo, aproveitar o erro e contra atacar. Com muita agua no relvado, uma equipa como a do Nejmeh SC que quer mandar no jogo, quer construir desde trás, jogar no pé, no espaço, jogar por fora, por dentro… foi um jogo bastante difícil. Marcamos de bola parada de um movimento ao 1º poste que costumamos trabalhar, e em ataque posicional, falhamos 3 golos fáceis. Em contra ataque falhamos 1 golo fácil também. A ineficácia voltou a ser um problema para ampliar o resultado e deixar a equipa mais tranquila e mais confiante. Ao final de contas, o que contava eram os 3 pontos.

No jogo seguinte, enfrentávamos ao líder do campeonato, equipa que ainda não perdeu na Liga.

Durante a semana, tivemos 2 baixas muito importantes. Dois jogadores estrangeiros (extremo e médio ofensivo) que são dos jogadores mais influentes na nossa equipa. Lesões que os impediram de dar o seu contributo à equipa. O jogo foi bastante competitivo, com domínio repartido na 1ª parte. Um erro da nossa parte, perdida de bola numa zona perigosa e o avançado adversário (melhor marcador com 18 golos até à data), fez o seu 19º golo na Liga. Contra este tipo de avançados não se pode cometer esse tipo de erros. 1º golo e único sofrido até à data. A nossa equipa depois do golo pegou no jogo e foi melhor.

Conseguimos empatar ainda na 1ª parte, através de uma bola parada. Uma jogada que insistimos nos treinos (estar mais activo que o adversário para ganhar a 2ª bola). No intervalo corrigimos algumas coisas e na segunda parte fomos melhores que o adversário. Tivemos as melhores oportunidades para marcar o 2-1. Um vez mais não fomos eficazes. Mesmo sem 2 dos nossos reforços e jogadores mais influentes conseguimos realizar um grande jogo contra uma equipa que tem um orçamento muito alto. Ficamos mais uma vez com a sensação de termos perdido 2 pontos e que estivemos mais uma vez muito perto de ganhar-lhes.

O ultimo jogo, foi contra a equipa que acabou em 2º lugar na tabela da fase regular. Equipa difícil, competitiva e com umas dinâmicas ofensivas muito interessantes e difícil de parar.

Eles dominaram mais o jogo em termos de posse de bola, mas a nossa estratégia estava bem definida: roubar a bola e contra-atacar contra uma defesa que fazia fora de jogo e deixava muito espaço nas costas.

Conseguimos em contra ataques, ataques rápidos ganhar-lhes as costas várias vezes, e numa jogada das várias que realizamos conseguimos fazer o 1-0. Na primeira parte poderíamos estar na frente do marcador por 2-0 ou 3-0. De destacar que tivemos um penalty claríssimo a nosso favor na primeira parte (mão na bola dentro de área com o braço separado do corpo) que não foi assinalado.

No intervalo corrigimos algumas coisas da nossa Organização Defensiva. A equipa esteve melhor na 2ª parte em termos de posicionamento defensivo. Com bola conseguimos ter mais bola e criar perigo, sem conseguir ser eficazes (uma vez mais) nas várias oportunidades que fomos criando para fazer o 2-0. No entanto, o jogo “virou-se” contra nós. Penalty contra nós.

O nosso Guarda Redes conseguiu defender (seria o 1-1). A partir daí, a nossa equipa “acordou” de novo criando algumas jogadas de perigo, sem ser eficazes. Tivemos 1 oportunidade cara a cara com o Guarda Redes adversário que desperdiçamos, outra cara a cara com o Guarda Redes onde este defendeu com mérito. Com as substituições a equipa melhorou um pouco, e foi um jogador que saltou do banco (Médio Centro) que aproveitou um ataque rápido para centrar para a cabeça do nosso Ponta de Lança fazer de cabeça o 2-0.

No Play Off estamos empatados em pontos com os 2 principais candidatos, com 8 pontos na tabela (2 vitórias e 2 empates), temos 4 golos marcados e 1 sofrido. Falta 1 jogo para terminar a 1ª volta do Play Off, e tenho a esperança e a confiança de que a 2ª volta do Play Off será ainda melhor para o Nejmeh SC


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS