Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: o começo pt.1

Fair PlayFevereiro 12, 20235min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: o começo pt.1

Fair PlayFevereiro 12, 20235min0
O treinador Paulo Meneses conta-nos como foram os primeiros dias ao serviço do Nejmeh, a sua nova aventura enquanto treinador principal

Paulo Meneses iniciou um novo capítulo na sua carreira ao serviço do Nejmeh depois de ter passado pelo Cehegín Deportivo (Espanha), lembrando ainda que o treinador tinha já passado pelo Aizawl FC, sem falar de duas passagens positivas pelo Campeonato de Portugal ao serviço do Sporting Ideal e os Lusitanos Vildemoinhos. O arranque da aventura pelo Líbano nas suas próprias palavras!

PRIMEIRO CONTACTO DA DIREÇÃO DO NEJMEH SPORTING CLUB

Estava em Espanha a treinar o Club Cehegin Deportivo, e no inicio do passado mês de Dezembro surgiu o primeiro contacto da direção do Nejmeh Sporting Club.

A forma como me apresentaram a ideia que querem para o futuro do clube, convenceu-me desde o 1º momento. De salientar que o Nejmeh Sporting Club é o clube com maior numero de adeptos no Libano. Mas, nos últimos anos tem estado longe do titulo de campeão. A direção que entrou esta temporada no clube, tem a intenção de se estabilizar em termos nacionais, ganhando o titulo, e depois partir para o panorama internacional, para competir da melhor forma na AFC Cup e na Liga de Campeões Asiática. Além disso, também têm intenções de fazer crescer o clube em termos de departamentos profissionais, e querem que eu desenvolva um projecto transversal desde a equipa profissional que se estende pela sua Academia – através da definição de uma Visão futurista para todo o clube assente numa Identidade que defina todos os elementos do clube – segundo a história do clube, a construção de uma de um Modelo de Jogo que seja transversal para todas as equipas do clube, e uma Metodologia especifica para o colocar em prática.

A visão que tinha para desenvolver o clube e que lhes apresentei, juntamente com o Modelo de Jogo e Modelo de trabalho para levar a cabo, assim como o projecto (para a 1ª equipa e Academia) para todo o clube convenceu os dirigentes a apostar por mim.

A ideia é, nos primeiros tempos tentar obter o titulo e/ou qualificar-se para as competições Asiáticas. O primeiro lugar dá acesso à Pré Eliminatória da Liga de Campeões de Ásia, o segundo lugar dá acesso à AFC Cup (equivalente à Liga Europa) e o 3º lugar dá acesso à Liga Árabe (uma espécie de Liga dos Campeões dos países Árabes). Ao mesmo tempo vamos preparando a próxima temporada que inicia em Agosto. Portanto, todos sabemos que neste momento trata-se de um momento de “transição”, porque cheguei a meio da época, sem ter pré temporada, tenho um plantel que não foi escolhido por mim.

Depois, a medio prazo, o objectivo é profissionalizar o clube cada vez mais, desenvolver os departamentos que já existem e criar outros (que me parecem importantes para o clube), estabilizar o clube em termos estruturais e organizacionais, para competir pelos títulos nacionais e depois partir para competir e ganhar títulos internacionais.

Também, temos o objetivo de desenvolver um projecto transversal (desde a Academia até à 1ª equipa) que passa por criar uma Visão que se baseie numa Identidade que defina todas as equipas do clube, criar um Modelo de Jogo para todas as equipas e uma Metodologia de Treino especifico para o desenvolver.

PRIMEIROS DIAS EM BEIRUT

As primeiras sensações em Beirut foram bastante positivas. Cheguei no dia 22 de Dezembro, vim sozinho mas cheio de ambição e com o objectivo de devolver aos milhares de fãs as alegrias que do passado. Fiquei 2 semanas no hotel, onde passei o Natal e o Ano Novo, embora longe da família e amigos, todas as pessoas me tratavam muito muito bem (mesmo as pessoas fora do clube), e esse carinho foi fundamental para disfarçar a distância da família nessa quadra Natalícia.

Fui apresentado à equipa no dia 26 de Dezembro. Primeiro dia de treino, com um discurso ambicioso e determinado pedi a todos presentes (Staff de apoio, equipa médica, Equipa técnica e jogadores) para lutarem numa só direção. Sublinhei que, ninguém consegue ganhar sozinho, mas se todos lutassem pelo mesmo objectivo, conseguiríamos vitórias no futuro. E o tão ambicionado titulo, claro está, é o principal objectivo do clube, já que lhes foge nos últimos 8 anos.

O 1º dia de treinos não poderia ter sido melhor, altíssima intensidade de todos os jogadores, e como são bons tecnicamente, quando lhes pedes mais intensidade em termos defensivos, o exercício cresce de qualidade, porque conseguem solucionar os “problemas” que a alta pressão dos colegas provoca.

No final do treino não poderia ter melhor feedback do capitão de equipa. Disse-me que gostou muito do treino, porque foi uma sessão muito intensa, onde viu todos os jogadores com uma performance muito alta, que em 5 meses de temporada, foi o treino mais competitivo que viu. De referir que o nosso capitão, enfrentei-o na Pré Eliminatória da Liga dos Campeões Asiática, quando eu treinei o Aizawl FC e quando ele jogava na equipa Iraniana Zobahan.

Senti que, estávamos no inicio da construção de uma nova identidade para o clube, para a equipa, e continuo o relato do início desta aventura no Nejmeh na parte 2.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS