Fair Play Twitterverse: Clássico de boas medidas e NBA ao rubro

Fair PlayOutubro 24, 20225min0

Fair Play Twitterverse: Clássico de boas medidas e NBA ao rubro

Fair PlayOutubro 24, 20225min0
FC Porto e SL Benfica realizaram o super clássico deste fim de Outubro, e o Twitterverse do Fair Play olha para o que se passou de melhor no fim-de-semana

Novamente, os principais tweets do fim-de-semana com destaque para o campeonato português, onde tivemos Clássico, a luta pelo 2º lugar na F1 e a magia da NBA. Porém, e ainda em nota prévia, dar conta de uma reestruturação do Twitterverse do Fair Play, com o artigo da próxima semana a ser o último nos moldes atuais. A partir de novembro, o Twitterverse passará a ser quinzenal, com o intuito de partilhar os melhores momentos desportivos de todo o mês em dois momentos. Por enquanto, passemos aos destaques dos últimos dias.

ÁGUIA PLANA MAIS ALTO

À boleia do belíssimo tento de Vitinha, que viria a carimbar a vitória do Braga no estádio António Coimbra da Mota, um resumo do fim-de-semana de futebol em Portugal. Numa jornada de clássico, com Porto e Benfica a inaugurarem a mesma na sexta-feira à noite, ‘encarnados’ levaram a melhor sobre ‘dragões’ (1-0) e reforçaram a liderança isolada, agora 6 pontos à frente dos eternos rivais. Clássico de bom nível?

A já mencionada equipa bracarense aproveitou o deslize de portistas no Clássico, igualando-se no 2º lugar com os mesmos 22 pontos, ambos perseguidos pelo também vitorioso Sporting (3-1 vs Casa Pia numa remontada alcançada em 2 minutos) que se encontra agora a apenas 3 pontos de dragões e minhotos. Apesar da derrota em Alvalade, o recém-promovido e surpresa do campeonato Casa Pia mantém o 5º lugar já que o Boavista foi também incapaz de vencer no berço vimaranense. Naquele que foi, provavelmente, o melhor jogo de toda a jornada, panteras, reduzidas a 10, conseguiram inverter o 1-0 alcançado pelo Vitória aos 20 minutos, mas uma nova remontada permitiu aos de Guimarães fechar o resultado em 3-2 já para lá do tempo regulamentar.

No fundo da tabela, novo desaires de Paços (derrota) e Marítimo (empate) coloca-os agora empatados com 2 pontos nas últimas posições, já a 7 pontos do último lugar de manutenção, ocupado pelo derrotado em Chaves, Gil Vicente. Já o Santa Clara viajou até ao continente para conquistar um importante triunfo em Vizela, que não livrando da posição do playoff de manutenção, os coloca a apenas 1 ponto da saída do mesmo. Do clássico até à luta pela manutenção, foi um fim-de-semana “quente”!

RED BULL DÁ-TE ASAS

O mundo do automobilismo, mais propriamente o da F1, foi apanhado de surpresa com o anúncio da morte de Dietrich Mateschitz, dono e co-fundador da Red Bull. E a equipa austríaca não lhe poderia ter prestado melhor homenagem, já que sai de Austin (Texas) com o 5º campeonato de construtores da sua história. A Red Bull quebrou assim a hegemonia da Mercedes, que havia vencido os últimos 8 campeonatos de forma consecutiva.
Ainda assim, e porque a vitória da Red Bull seria apenas uma questão de tempo e confirmação, o maior foco desta corrida, que será o mesmo que as restantes, estava na luta pelo 2º lugar no campeonato de pilotos. Dos 4 pilotos na luta – Perez, Leclerc, Russell e Sainz -, fora o espanhol a partir em vantagem, já que garantira a pole position durante o último sábado. No entanto, o piloto da Ferrari viu as suas hipóteses serem extintas de forma quase imediata, após George Russell o atirar para fora da corrida na curva 1.

Quanto aos restantes, e seguidos uns pelos outros atrás dos dois primeiros Max e Lewis, Leclerc arrecadou o último lugar do pódio com Pérez e Russell a surgirem depois. Contas feitas, e assumindo que Perez não será penalizado por uma peça solta durante parte da corrida, Charles tem agora uma vantagem de 2 pontos para o piloto mexicano, com o piloto nº63 da Mercedes a uma distância de 49 e 47 pontos, que será praticamente impossível (ainda que não matematicamente) de recuperar em apenas 3 Grandes Prémios.

No entanto, o maior destaque de uma das corridas mais atribuladas da temporada, vai para a ultrapassagem do 4x campeão Sebastian Vettel numa lição de bem pilotar… e sem DRS.

VOOS SEM TURBULÊNCIA

E 43 jogos depois, apenas 4 equipas ainda não sofreram qualquer derrota. Os finalistas do ano passado ‘Boston Celtics’, os campeões de 2021 ‘Milwaukee Bucks’, os liderados por Damian Lillard ‘Portland Trail Blazers’ e os investidos no tanking ‘Utah Jazz’. Com a última a ser sem sombras para dúvidas, a maior surpresa de todas. Com impressionante vitórias frente a Nuggets, Timberwolves e Pelicans – aspirantes a um lugar nos playoffs -, os Jazz foram, inclusive, a prolongamento nos dois últimos jogos, sem ceder nesses 5 minutos crucias.

Das equipas cujo foco principal deverá ser uma chance por Victor Wembanyama, também Hornets e Spurs se encontram, à data, com um registo vitorioso. No entanto, é expectável que estes bons momentos de forma tenham um fim precoce, seja natural ou artificial (alterações nas rotações).

No outro lado da moeda, ou neste caso da tabela, Oklahoma City Thunder, Orlando Magic e Houston Rockets ainda não venceram qualquer jogo, podendo-se afirmar ‘como esperado’. No entanto, as estreias de Kings, Lakers e 76ers foram muito aquém das próprias expectativas, já que, certamente, nenhuma contava com 3 derrotas nos 3 primeiros jogos. Com a época ainda a iniciar-se, restará perceber para quantas das equipas esta pequena amostra refletirá o valor de cada equipa no final da temporada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS