Fair Play Twitterverse: Alcaraz no topo do Mundo e o “golo” de Szoboszlai

Fair PlaySetembro 12, 20226min0

Fair Play Twitterverse: Alcaraz no topo do Mundo e o “golo” de Szoboszlai

Fair PlaySetembro 12, 20226min0
O tweet de maior destaque vai para o feito de Carlos Alcaraz, mas há muito mais para contar neste twitterverse do Fair Play

Para os estreantes no Twitterverse do Fairplay, aqui fica uma colectânea dos melhores momentos do fim-de-semana. Para os restantes, bem-vindos de volta, e deliciem-se com o novo “menino” especial do ténis mundial, Carlos Alcaraz!

O nº1, por Carlos Alcaraz

O primeiro e último tweet do artigo poderiam ser referentes ao novo nº1 do circuito ATP, com Alcaraz a ser, muito provavelmente, a figura mais relevante deste fim-de-semana. Tudo começou na sexta-feira quando o tenista de 19 anos eliminou a surpresa e favorito da casa, Frances Tiafoe, num dos encontros mais espectaculares da temporada e que, entre outros, protagonizou esta magnífica troca de bolas entre espanhol e norte-americano. Após 4 horas e 22 minutos de jogo, Alcaraz qualificou-se para a 1ª final de um Grand Slam da sua carreira num confronto com Casper Ruud que decidiria mais do que o novo campeão do US Open. É que com Daniil Medvedev, Rafael Nadal e Stefanos Tsitsipas já eliminados (para além da não participação de Novak Djokovic), o vencedor da final de domingo tornar-se-ia automaticamente o novo líder do ranking mundial. Superiorizando-se ao norueguês por 6-4, 2-6, 7-6 e 6-3 em 3 horas e 20 minutos de jogo, Carlos Alcaraz venceu então o seu primeiro Grand Slam e é, a partir desta segunda-feira, o nº1 mais jovem de toda a história da modalidade.

O substituto, por Nyck de Vries

Uma das maiores surpresas da manhã de sábado foi o anúncio da ausência de Alex Albon do GP de Monza devido a uma apendicite. Sem poder competir na qualificação ou corrida, a Williams convocou de Vries aproveitando a presença do piloto neerlandês em Itália, que correra no Aston Martin de Sebastian Vettel nos treinos de sexta-feira. Uma estreia oficial na F1 que deu que falar, já que o automobilista de 27 anos qualificou-se e finalizou a corrida nos primeiros 10 lugares*, superiorizando-se a Nicholas Latifi, piloto da Williams nas últimas 3 temporadas.
*o assunto será abordado com maior detalhe no artigo sobre o GP de Monza a sair nos próximos dias.

O golo, por Szoboszlai

‘O golo’, uma nova rubrica deste Twitterverse que destaca o melhor tento do fim-de-semana, nesta 1ª edição protagonizado pelo húngaro do Leipzig que ajudou a equipa a sacudir a pressão do mau momento de forma e estreia de Marco Rose como técnico principal. Curiosamente, derrotaram a antiga equipa de Rose (Dortmund) por 3-0.

Não há duas sem três, por SL Benfica

Um fim-de-semana em pleno para as modalidades da equipa lisboeta, com a particularidade das duas supertaças (hóquei patins e andebol) terem sido vencidas frente aos maiores rivais, FC Porto e Sporting CP.

Campeões em português, por Felipe Drugovich e Victor Martins

Campeões nas categorias Fórmula 2 e 3, o primeiro é brasileiro e venceu 4 corridas e 1 sprint, o segundo é filho de um português e venceu a competição por 5 pontos de diferença para o 2º classificado Maloney.

A paragem forçada em Cádiz

O confronto entre Cádiz e Barcelona ficou marcado por um incidente nas bancadas, tendo o encontro sido interrompido por um adepto se estar a sentir mal. Mais tarde se viria a confirmar tratar-se de um ataque cardíaco, com a rapidez dos intervenientes a revelar-se crucial na sobrevivência do adepto em questão. Para além de José Mari, também o guarda-redes Jeremías Ledesma foi fundamental ao levar agilmente um desfibrilador para o local de assistência. Ainda assim, o destaque máximo vai para Cristian Cornejo, um fã enfermeiro da equipa que se deslocou rapidamente para o local e tendo a sua quota de responsabilidade na reanimação do adepto, que se encontra agora internado no hospital local e ao qual endereçamos as melhoras.

Ponto de situação no EuroBasket

Novamente, aproveitar uma das melhores jogadas do torneio para fazer uma atualização do torneio europeu de basquetebol. Já com os quartos-de-final da competição definidos, destaques para: a surpreendente derrota da vice-campeã Sérvia de Nikola Jokic na ronda anterior frente à selecção italiana; a vitória da França por 1 ponto frente à Turquia num confronto entre duas das equipas mais fortes do torneio; o embate entre Espanha e Lituânia apenas decidido no prolongamento com a vitória a sorrir a ‘nuestros hermanos’; a enorme exibição de Lauri no triunfo da Finlândia sobre a Cróacia com 43 pontos, 9 ressaltos e 0 turnovers. Os quartos-de-final iniciam-se esta terça-feira com um Espanha-Finlândia, seguindo-se o confronto entre Alemanha e Grécia. Já na quarta-feira, franceses recebem italianos, com a campeã em título a tentar defender a sua honra frente à selecção polaca.

A eternidade, por Manu Ginobili

Os nomes de Swin Cash, Larry Costello, Hugh Evans, Tim Hardaway, Del Harris, Lou Hudson, Bob Huggins, George Karl, Radivoj Korac, Theresa Shank-Grentz, Marianne Stanley, Lindsay Whalen e… Manu Ginobili foram introduzidos no hall da fama do basquetebol, no último sábado. Quanto ao argentino, despede-se oficialmente da modalidade com um feito que só outro homem conseguiu (Bill Bradley): vencer um título da Euroliga, um anel da NBA e uma medalha olímpica de ouro.

O sonho, por FC Porto

Um momento bonito entre adepto e equipa, que serve de ponte para um rescaldo do fim-de-semana no futebol português. Benfica, Braga, Porto e Sporting venceram, com maior ou menor dificuldade, os seus confrontos. Boavista voltou a triunfar roubando o 4º lugar ao Portimonense, que apesar da derrota com o Sporting continua no 5º posto. Casa Pia, com um brilhante começo de temporada, figura na 6ª posição após vitória em Paços de Ferreira por 3 bolas a 2. Marítimo volta a perder, desta feita com Gil Vicente, e junta-se aos pacences no fundo da tabela com 0 pontos. Santa Clara perde em Guimarães e completa o lote de equipas nos lugares de possível despromoção. Durante o dia de hoje, disputa-se o Vizela-Estoril com ambas as equipas a disporem de uma oportunidade de saltarem para os 10 primeiros lugares da tabela.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS