Fair Play Twitterverse: Alcaraz no topo do Mundo e o “golo” de Szoboszlai
Para os estreantes no Twitterverse do Fairplay, aqui fica uma colectânea dos melhores momentos do fim-de-semana. Para os restantes, bem-vindos de volta, e deliciem-se com o novo “menino” especial do ténis mundial, Carlos Alcaraz!
O nº1, por Carlos Alcaraz
O primeiro e último tweet do artigo poderiam ser referentes ao novo nº1 do circuito ATP, com Alcaraz a ser, muito provavelmente, a figura mais relevante deste fim-de-semana. Tudo começou na sexta-feira quando o tenista de 19 anos eliminou a surpresa e favorito da casa, Frances Tiafoe, num dos encontros mais espectaculares da temporada e que, entre outros, protagonizou esta magnífica troca de bolas entre espanhol e norte-americano. Após 4 horas e 22 minutos de jogo, Alcaraz qualificou-se para a 1ª final de um Grand Slam da sua carreira num confronto com Casper Ruud que decidiria mais do que o novo campeão do US Open. É que com Daniil Medvedev, Rafael Nadal e Stefanos Tsitsipas já eliminados (para além da não participação de Novak Djokovic), o vencedor da final de domingo tornar-se-ia automaticamente o novo líder do ranking mundial. Superiorizando-se ao norueguês por 6-4, 2-6, 7-6 e 6-3 em 3 horas e 20 minutos de jogo, Carlos Alcaraz venceu então o seu primeiro Grand Slam e é, a partir desta segunda-feira, o nº1 mais jovem de toda a história da modalidade.
whoops, @carlosalcaraz did it again ? pic.twitter.com/QxNMQ6F3bp
— US Open Tennis (@usopen) September 10, 2022
O substituto, por Nyck de Vries
Uma das maiores surpresas da manhã de sábado foi o anúncio da ausência de Alex Albon do GP de Monza devido a uma apendicite. Sem poder competir na qualificação ou corrida, a Williams convocou de Vries aproveitando a presença do piloto neerlandês em Itália, que correra no Aston Martin de Sebastian Vettel nos treinos de sexta-feira. Uma estreia oficial na F1 que deu que falar, já que o automobilista de 27 anos qualificou-se e finalizou a corrida nos primeiros 10 lugares*, superiorizando-se a Nicholas Latifi, piloto da Williams nas últimas 3 temporadas.
*o assunto será abordado com maior detalhe no artigo sobre o GP de Monza a sair nos próximos dias.
BREAKING: Alex Albon is suffering from appendicitis and will be replaced by Nyck de Vries for the remainder of the weekend
Get well soon, @alex_albon #ItalianGP #F1 pic.twitter.com/wMYYVdFuk7
— Formula 1 (@F1) September 10, 2022
O golo, por Szoboszlai
‘O golo’, uma nova rubrica deste Twitterverse que destaca o melhor tento do fim-de-semana, nesta 1ª edição protagonizado pelo húngaro do Leipzig que ajudou a equipa a sacudir a pressão do mau momento de forma e estreia de Marco Rose como técnico principal. Curiosamente, derrotaram a antiga equipa de Rose (Dortmund) por 3-0.
Szoboszlai com um remate sensacional ??pic.twitter.com/51WOwjpO0A
— B24 (@B24PT) September 10, 2022
Não há duas sem três, por SL Benfica
Um fim-de-semana em pleno para as modalidades da equipa lisboeta, com a particularidade das duas supertaças (hóquei patins e andebol) terem sido vencidas frente aos maiores rivais, FC Porto e Sporting CP.
? Supertaça #HóqueiBenfica ✔️
? Supertaça #AndebolBenfica ✔️
? Elite Cup #HóqueiBenficaFem ✔️#SóHáUmBenfica— SL Benfica (@SLBenfica) September 11, 2022
Campeões em português, por Felipe Drugovich e Victor Martins
Campeões nas categorias Fórmula 2 e 3, o primeiro é brasileiro e venceu 4 corridas e 1 sprint, o segundo é filho de um português e venceu a competição por 5 pontos de diferença para o 2º classificado Maloney.
? CHAMPION ?
Victor Martins is the 2022 FIA Formula 3 champion!#F3 pic.twitter.com/8574allYJu
— Formula 3 (@FIAFormula3) September 11, 2022
A paragem forçada em Cádiz
O confronto entre Cádiz e Barcelona ficou marcado por um incidente nas bancadas, tendo o encontro sido interrompido por um adepto se estar a sentir mal. Mais tarde se viria a confirmar tratar-se de um ataque cardíaco, com a rapidez dos intervenientes a revelar-se crucial na sobrevivência do adepto em questão. Para além de José Mari, também o guarda-redes Jeremías Ledesma foi fundamental ao levar agilmente um desfibrilador para o local de assistência. Ainda assim, o destaque máximo vai para Cristian Cornejo, um fã enfermeiro da equipa que se deslocou rapidamente para o local e tendo a sua quota de responsabilidade na reanimação do adepto, que se encontra agora internado no hospital local e ao qual endereçamos as melhoras.
?⛑️ José Mari, jugador del @Cadiz_CF, ayuda a un personal sanitario a llevar una camilla a la grada para desalojar al aficionado que presenta problemas de salud en la grada del #CádizBarça
? Vía @AdriaAlbets pic.twitter.com/k4x7A420Ay
— Carrusel Deportivo (@carrusel) September 10, 2022
Ponto de situação no EuroBasket
Novamente, aproveitar uma das melhores jogadas do torneio para fazer uma atualização do torneio europeu de basquetebol. Já com os quartos-de-final da competição definidos, destaques para: a surpreendente derrota da vice-campeã Sérvia de Nikola Jokic na ronda anterior frente à selecção italiana; a vitória da França por 1 ponto frente à Turquia num confronto entre duas das equipas mais fortes do torneio; o embate entre Espanha e Lituânia apenas decidido no prolongamento com a vitória a sorrir a ‘nuestros hermanos’; a enorme exibição de Lauri no triunfo da Finlândia sobre a Cróacia com 43 pontos, 9 ressaltos e 0 turnovers. Os quartos-de-final iniciam-se esta terça-feira com um Espanha-Finlândia, seguindo-se o confronto entre Alemanha e Grécia. Já na quarta-feira, franceses recebem italianos, com a campeã em título a tentar defender a sua honra frente à selecção polaca.
IGGY BRAZDEIKIS SENDS IT TO OVERTIME! ???#EuroBasket x #TissotBuzzerBeater | @_iggy_braz
? https://t.co/XA74VljBO4 pic.twitter.com/gf7jR5rAyI
— #EuroBasket 2022 (@EuroBasket) September 10, 2022
A eternidade, por Manu Ginobili
Os nomes de Swin Cash, Larry Costello, Hugh Evans, Tim Hardaway, Del Harris, Lou Hudson, Bob Huggins, George Karl, Radivoj Korac, Theresa Shank-Grentz, Marianne Stanley, Lindsay Whalen e… Manu Ginobili foram introduzidos no hall da fama do basquetebol, no último sábado. Quanto ao argentino, despede-se oficialmente da modalidade com um feito que só outro homem conseguiu (Bill Bradley): vencer um título da Euroliga, um anel da NBA e uma medalha olímpica de ouro.
Congrats to #22HoopClass inductee, Manu Ginobili! pic.twitter.com/DmVQ4WhzA9
— NBA (@NBA) September 11, 2022
O sonho, por FC Porto
Um momento bonito entre adepto e equipa, que serve de ponte para um rescaldo do fim-de-semana no futebol português. Benfica, Braga, Porto e Sporting venceram, com maior ou menor dificuldade, os seus confrontos. Boavista voltou a triunfar roubando o 4º lugar ao Portimonense, que apesar da derrota com o Sporting continua no 5º posto. Casa Pia, com um brilhante começo de temporada, figura na 6ª posição após vitória em Paços de Ferreira por 3 bolas a 2. Marítimo volta a perder, desta feita com Gil Vicente, e junta-se aos pacences no fundo da tabela com 0 pontos. Santa Clara perde em Guimarães e completa o lote de equipas nos lugares de possível despromoção. Durante o dia de hoje, disputa-se o Vizela-Estoril com ambas as equipas a disporem de uma oportunidade de saltarem para os 10 primeiros lugares da tabela.
Momento bonito no Dragão ❤️
Adepto de 80 anos do FC Porto tinha como sonho de vida conhecer Sérgio Conceição.#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #ligaportugal #ligaportugalbwin #fcporto #FCP #SérgioConceição pic.twitter.com/vkfI1kVbm3
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 10, 2022