RWC19 Ronda 4: os convocados, suplentes e jogadores a ter em atenção

Francisco IsaacOutubro 3, 20196min0

RWC19 Ronda 4: os convocados, suplentes e jogadores a ter em atenção

Francisco IsaacOutubro 3, 20196min0
Um escaldante Argentina-Inglaterra e um decisivo País de Gales-Fiji é o que nos espera na Ronda 4 do RWC 2019! Os XV's, suplentes e muito mais neste artigo

Durante todo o Rugby World Cup 2019 o Fair Play vai divulgar as equipas anunciadas, analisando-as muito brevemente, de modo a que consigam seguir com atenção a competição sem perderem o fio à meada. Fiquem com os XV e suplentes do RWC19 Ronda 4!

Artigo em actualização à medida que forem divulgadas as equipas | Foto de Destaque de Bruno Ruas Bernardinelli e Portal do Rugby

AUSTRÁLIA-URUGUAI

Horário: 5 de Outubro | 06h15

Mais um jogo, mais uma série de trocas para os Wallabies com Michael Cheika a promover a entrada de Folau Fainga’a, James Slipper, Jack Dempsey, Tevita Kuridrani, Nic White, Christian Lealiifano e Jordan Petaia. O “miúdo” de 19 anos vai ser o jogador australiano mais jovem de sempre a jogar num encontro do Mundial de Rugby e terá a hipótese até de começar bem, já que os Wallabies entram em campo para defrontar o Uruguai. Os Teros fisicamente estão em derrapagem total e terão de aguentar bem a velocidade de jogo imposta por Nic White, não podendo dar um milímetro aos seus parceiros do Pacífico.

Jogadores a ter em atenção: Jordan Petaia (Austrália) e Rodrigo Silva (Uruguai)

INGLATERRA-ARGENTINA

Horário: 5 de Outubro | 09h00

O encontro mais “quente” da Semana 4 do Mundial de Rugby, já que os ingleses querem confirmar desde já o apuramento para os quartos-de-final, enquanto que a Argentina não pode, de forma alguma, perder este jogo pois caso conceda uma derrota é o ponto final na sua viagem no Mundial de Rugby 2019. Mario Ledesma reservou uma surpresa de proporções gigantescas, já que Nicolas Sanchéz nem convocado foi, com Benjamín Urdapilleta a garantir uma 2ª titularidade nesta prova. A Inglaterra aparece com algumas novidades no banco, já que Jack Nowell e Mako Vunipola foram incluídos na convocatória, podendo fazer o seu regresso após lesão!

Jogadores a ter em atenção: Jonny May (Inglaterra) e Guido Petti (Argentina)

JAPÃO-SAMOA

Horário: 5 de Outubro | 11h30

Japoneses têm tudo para chegar aos quartos-de-final pela primeira vez na sua história na modalidade, dando o salto de Tier2 para Tier1 de forma defintiiva… para isso só precisam de garantir uma vitória por 5 pontos ante a Samoa, o que lhes conferirá 14 pontos no Grupo A. Jamie Joesph não vai arriscar e apresenta o seu melhor XV, com Matsushima e Lemeki nas pontas, Leitch, Labuschagne e Himeno na 3ª linha e Yamura a controlar as operações na camisola nº10. A Samoa vai entrar em campo com já o 4º lugar confirmado neste Mundial e portanto será uma equipa perigosa para os nipónicos, pois não têm nada a perder nesta penúltima aparição no Mundial.

Jogadores a ter em atenção: Lomano Lemeki (Japão) e Tim Nanai-Williams (Samoa)

NOVA ZELÂNDIA-NAMÍBIA

Horário: 6 de Outubro | 05h45

Não há Richie Mo’unga, nem Beauden Barrett, ou seja, outro jogador vai ter que ostentar a camisola nº10 dos All Blacks para o penúltimo encontro da fase-de-grupos dos kiwis. Steve Hansen optou então por chamar… Jordie Barrett para o lugar de médio-de-abertura, com TJ Perenara como suplente do irmão mais novo da família Barrett. Outro destaque vai para a inclusão de Broadie Retallick que retorna duas semanas mais cedo à actividade, podendo conquistar um princípio de forma importante para a fase a eliminar. Na Namíbia, Deysel é o grande retorno mas não bastará para aguentar com a avalanche ofensiva neozelandesa.

Jogadores a ter em atenção: Jordie Barrett (Nova Zelândia) e Johan Deysel (Namibia);

FRANÇA-TONGA

Horário: 6 de Outubro | 08h45

Depois de um pequeno susto contra os EUA, os Les Bleus apresentam-se com um XV bem compacto para o embate contra o Tonga, devolvendo a titularidade a Aldritt, Ntamack, Vakatawa, Penaud e Vahaamahina para além do capitão Jefferson Poirot. Com uma composição de meter respeito, os franceses têm o foco posto nos 5 pontos de vitória para não dar o flanco à Argentina e Inglaterra. Para a formação das Ilhas do Pacífico, o grande jogo e objectivo é garantir uma vitória frente aos EUA, mas não deixarão de oferecer uma luta consistente e agressiva neste encontro, contado com o capitão Siale Piutau em forma!

Jogadores a ter em atenção: Damian Penaud (França) e Telusa Veainu (Tonga)

ÁFRICA DO SUL-CANADÁ

Horário: 8 de Outubro | 11h15

Com um makeover total a África do Sul prepara-se para encerrar o seu último jogo da fase-de-grupos com mais uma vitória “gorda”, agora frente ao Canada que pouco conseguirá fazer ante os Springboks. Rassie Erasmus promoveu a titularidade a vários jogadores, entre os quais o nº9 e sprinter, Cobus Reinach, que vai dar outra flexibilidade e velocidade ao jogo dos sul-africanos. Outra das grandes novidades é Damian Willemse, atleta que foi incluído nos 31 convocados da África do Sul depois de Jesse Kriel ter contraído uma lesão grave. O Canadá volta a apresentar o seu melhor XV, como Hearn, Van der Merwe (aguarda-se pelo 1º ensaio neste mundial da flecha dos canucks) ou Ardron.

Jogadores a ter em atenção: Cobus Reinach (África do Sul) e DTH Van der Merwe (Canadá)

ARGENTINA-ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Horário: 9 de Outubro | 05h45

Será a despedida de Agustin Creevy aos Pumas depois de mais de uma década ao serviço da selecção sul-americana, fechando com 89 novos (um recorde no rugby argentino) e, infelizmente, Ledesma decidiu renegá-lo para o banco de suplentes. Outra das novidades é a inclusão de Nicolas Sanchéz que volta ao XV titular para fechar a sua medíocre participação neste Mundial de Rugby 2019. Os norte-americanos apresentam o mesmo XV, concentrado em tentar surpreender os Pumas… será que se vai dar essa “surpresa”?

Jogadores a ter em atenção: Santiago Carreras (Argentina) e AJ Macginty (EUA)

ESCÓCIA-RÚSSIA

Horário: 9 de Outubro | 08h15

Russos encerram a sua campanha neste Mundial de Rugby e terão pela frente uma oportunidade de ouro para incomodar uma selecção que está claramente com problemas em apresentar um rugby minimamente positivo. A Escócia de Townsend mudou o seu XV titular por completo, não contando com Stuart Hogg, Finn Russell ou Greig Laidlaw, oferecendo a titularidade a jogadores como Ben Toolis, Adam Hastings e mais uns quantos atletas.

Jogadores a ter em atenção: Adam Hastings (Escócia) e German Davydov (Rússia)

PAÍS DE GALES-FIJI

Horário: 9 de Outubro | 10h45

Ora aí está o jogo mais aguardado da Semana 4 do Mundial e nem galeses ou fijianos vão trazer uma equipa “fraca” para a contenda, já que ambos apresentarão os seus melhores elencos… se de um lado vai estar Tuisova, Yato, Mata, Radradra, já do outro vai estar North, Liam Williams, Gareth Davies ou Ross Moriarty (é a grande novidade no XV escolhido por Warren Gatland), prometendo um espectáculo imenso aos adeptos da oval. Quem vai ganhar?

Jogadores a ter em atenção: Liam Williams (País de Gales) e Josua Tuisova (Ilhas Fiji)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter