Rugby Português “lá fora”: Storti em dose dupla… outra vez!

Francisco IsaacJaneiro 29, 20237min0

Rugby Português “lá fora”: Storti em dose dupla… outra vez!

Francisco IsaacJaneiro 29, 20237min0
Raffaele Storti com dois ensaios na vitória do Béziers foi o nosso MVP da semana, numa jornada de grandes destaques portugueses

Faltam poucos dias para o retorno da janela de Test Matches e, subsequentemente, o Rugby Europe Championship, mas antes de entrarmos na fase das selecções nacionais, vários jogadores portugueses arrancaram ensaios e exibições soberbas, destacando-se em alta como o caso de Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Rui M. Freitas, entre outros, como contamos no nosso artigo semanal.

O DESTAQUE DA SEMANA: RAFFAELE STORTI VOLTA A LIGAR O TURBO

Depois de ter regressado na jornada passada após um mês de fora devido a lesão, o internacional português Raffaele Storti voltou agora aos ensaios com um bis na vitória do Béziers-Hérault ante o Provence Rugby, num encontro que terminou em 44-25. Com Francisco Fernandes a sair do banco de suplentes na passagem do 2º minuto após o intervalo, o ponta ex-Técnico Rugby impôs uma exibição deliciosa com o 1º ensaio a ser um hino ao side step, deixando pelo caminho cinco adversários e a saltar entre os postes, garantindo aquele que foi o ensaio do ponto de bónus para o Béziers… passado nem cinco minutos viria o segundo, com Storti a surgir bem lançado após um passe de qualidade de um colega de equipa, sprintando sem oposição até à área de validação.

A letalidade imposta a cada arrancada e a aquela ousadia de partir para cima do adversário e inventar espaços foi uma das armas preferenciais dos agora 8ºs classificados da ProD2, existindo uma clara hipótese de ainda poderem chegar aos lugares de playoff. Nono ensaio da temporada para Raffaele Storti no 10º jogo como titular nesta sua primeira experiência na segunda divisão de rugby francesa.

Os ensaios de Raffaele Storti serão incluídos futuramente neste artigo.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

32 minutos para Mike Tadjer que esteve envolvido na vitória do Perpignan em casa frente ao Stade Français, que apesar de ter caído nas últimas semanas para o último lugar do TOP14, continua na perseguição ao Brive, o penúltimo classificado. O talonador português colocou a oval no alinhamento em cinco ocasiões, acertando todos os seus lançamentos, placando pelo caminho quatro adversários, e não cometeu qualquer penalidade ou erro defensivo/ofensivo.

Nicolás Martins foi suplente utilizado na derrota do Angoulême em casa na recepção ao Colomiers (lembrar que a equipa da ProD2 recrutou Vincent Pinto e Rodrigo Marta para 2023/2024), jogando um total de 33 minutos, em que placou por sete ocasiões (uma falhada), conseguindo uma intercepção no alinhamento e mais algumas captações próprias, para além de ter batido dois defesas. Boa prestação do 3ª linha.

Samuel Marques foi titular e cumpriu os 80 minutos na vitória por 15-03 a Cody Thomas, continuando o Carcassonne a recuperar na tabela classificativa depois de uns tempos mais conturbados. O formação voltou a ser decisivo na vitória dos jaunards, inventando a situação de ataque que originou o primeiro ensaio – jogou rápido quando ninguém esperava e abriu uma série de brechas no bloco contrário -, para além de ter recheado o jogo com uma série de pontapés bem medidos que foram empurrando o Rouen para trás. Em relação a Cody Thomas, o pilar foi forçado a sair temporariamente aos 33′, regressando ao relvado aos 45′, sendo finalmente substituído aos 67′, numa prestação isenta de erros nas fases-estáticas e com um bom momento defensivo ainda na 1ª parte.

Fim de calvário para Anthony Alves que estava desde fim de Outubro de fora das convocatórias do Stade Montois por causa de uma lesão grave, e nada melhor que uma super vitória ante o Oyonnax (Pedro Bettencourt voltou a não figurar na lista dos 23), os líderes da ProD2, impondo uma exibição compacta na formação-ordenada. Pode ainda estar a caminho do seu melhor momento de forma, mas não há dúvidas que o pilar vai desempenhar um papel importante na segunda metade da temporada.

José Lima e Geoffrey Moïse foram titular na derrota do Narbonne em casa, num jogo em que o centro português ficou em campo até ao apito final, enquanto o pilar saiu aos 61′. Em relação à exibição individual propriamente dita, o centro voltou a ser um dos melhores do RC Narbonnais com oito placagens efectivas, cinco portagens de bola, três defesas batidos, dois tackle-busts, injectando boas dinâmicas na linha de três-quartos da sua equipa. Já o pilar só cometeu uma penalidade numa exibição globalmente positiva.

10º ensaio de Rodrigo Marta na Nationale, ajudando o Dax a garantir mais uma importante vitória cavando uma distância de 10 pontos para o 2º classificado, com Diogo Hasse Ferreira a participar neste encontro. O ex-Belenenses Rugby ocupou a posição de centro, forçando duas quebras-de-linha, deixando para trás cinco placadores, com ainda a placar por sete vezes, enquanto o pilar esteve magistral na formação-ordenada e operou bem no jogo corrido.

Dany Antunes cumpriu mais um jogo como titular no Cognac, que acabou numa pesada derrota frente ao Chambéry de Steevy Cerqueira (não esteve neste encontro).

Thibault de Sousa foi titular no desaire do Aubenas por 15-19, sendo substituído à passagem do 45º minuto de jogo. Prestação de boa qualidade em todos os sectores.

Loïc Bournonville começou de início pelo Rumilly, num encontro em que o talonador foi exemplar nos alinhamentos, com ainda a aparecer no jogo aberto em algumas ocasiões.

O Bassin D’Arcachon voltou a derrapar na Nationale 2, e mesmo com Lionel Campergue a alinhar em 29 minutos, a equipa da costa Atlântica francesa continua nos lugares de descida. O talonador tentou trazer mais estabilidade à avançada, mas aquando da sua entrada, o resultado final estava praticamente decidido.

Luigi Dias voltou a ser chamado à titularidade depois de uma semana de fora (cumpriu suspensão de 1 jogo), e captou a oval no alinhamento por sete ocasiões, com oito placagens e três entradas no contacto, num encontro em que o Saint Jean-de-Luz acabou por perder frente ao Marmande.

Thibault de Freitas, que foi titular e jogou 64 minutos, e Kévin Baptista, que saiu do banco de suplentes na 2ª parte, ajudaram o Floirac a somar 5 importantes pontos para garantir a manutenção na Nationale 2, com o nº8 internacional português a ter sido intratável no contacto e irrepreensível na defesa.

José Conde alinhou de início pelo Santboiana, que depois de umas semanas a somar derrotas, voltaram às vitórias com o pilar português a ter se exibido com nota bastante positiva, saindo de campo aos 57′. Uma formação-ordenada onde forçou o erro do adversário, seis placagens e duas entradas no contacto.

Estreia de Nuno Mascarenhas pelo FC Barcelona Rugby, com o talonador ex-GDS Cascais a ter realizado os seus primeiros 33 minutos pela equipa catalão, encaixando cinco introduções no alinhamento, três placagens e um par de portagens de bola, num jogo que acabou por terminar em derrota para os blaugrana.

Rui Maria Freitas foi titular pelo Eemland, que registaram uma importante vitória frente ao 2º classificado da Ereklasse, com o defesa português a marcar um hatrick, para além de duas quebras-de-linha, quatro conversões e cinco defesas batidos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS