Rugby Português “Lá Fora”: Storti em dose dupla
Retorno a 100% de todas as ligas, com vários portugueses a se destacarem pelas suas equipas como Raffaele Storti que marcou dois ensaios na folgada vitória do Béziers, ou Simão Bento que no seu regresso às convocatórias pelo Stade Montois esteve em alta!
TOP14
Pedro Bettencourt saiu do banco aos 74′ para ajudar o Oyonnax a derrotar o La Rochelle, entrando para o lugar de 15. Garantiu e foi competente nas suas funções num jogo que se arrastou para lá dos 80 minutos.
PROD2
Raffaele Storti, Francisco Fernandes e Samuel Marques receberam em casa o Grenoble de José Madeira, com todos a serem titulares e a realizarem excelentes prestações, em especial o ponta e formação. Storti marcou dois ensaios, já conseguidos no último quarto-de-hora do encontro, impondo uma irreverência importante, sendo que Samuel Marques foi quem montou a orquestra do Béziers, somando 14 pontos ao pé (só falhou um pontapé em sete tentativas), realizando ainda uma assistência para ensaio. Francisco Fernandes foi compacto e dominou na formação-ordenada, estando igualmente bem no jogo contínuo. Já José Madeira registou 15 placagens efectivas (falhou outras duas) e conseguiu um turnover, num encontro extremamente complicado para o Béziers. O MVP do jogo oficialmente foi Samuel Marques – Storti terminou em 2º lugar.
50 minutos para Cody Thomas que saiu de campo quando o Rouen Normandie ainda estava na frente do resultado, acabando por conceder uma derrota nos derradeiros minutos finais. O pilar forçou duas penalidades ao seu opositor directo na formação-ordenada e teve uma mão-cheia de portagens de bola de bom nível.
Nicólas Martins com mais uma prestação de excelência pelo Angoulême, com 16 placagens efectivas, dois turnovers, cinco captações no alinhamento e uma quebra-de-linha, ajudando o SAXV a somar 4 importantes pontos na luta pela manutenção na ProD2.
Joris Moura foi titular pelo Valence-Romans jogando 44 minutos, tendo saído devido a uma pequena lesão. O 15 realizou uma prestação compacta e satisfatória com bons pontapés no jogo corrido e um par de jogadas ofensivas que forneceram boas acções ao VDRD.
Rodrigo Marta e Vincent Pinto registaram exibições de alto nível ajudando o Colomiers a somar mais uma vitória. Ambos os pontas foram enérgicos, impondo uma intensidade que gerou problemas constantes ao Montauban, com o primeiro ensaio do Colomiers a ter saído de uma insistência de Vincent Pinto.
Diogo Hasse Ferreira, Simão Bento e Anthony Alves estiveram frente-a-frente com a vitória a sorrir ao pilar ex-GDS Cascais, que jogou 28 minutos pelo Dax, entrando bem para guiar a formação-ordenada. Simão Bento voltou às convocatórias e titularidade, arrancando um ensaio e um par de excelentes acções com e sem bola – 55 metros de conquista territorial. Já Anthony Alves somou 38 minutos e mostrou estar a volta à sua melhor forma, terminando com cinco placagens efectivas e duas portagens de bola.
NATIONALE
30 minutos para Steevy Cerqueira na emocionante vitória do Chambéry, que derrotou o Bourgoin por um ponto de diferença, e foi o 2ª linha a garantir os 4 pontos para o RCO! O internacional português imperou nos alinhamentos e somou 8 placagens efectivas, mostrando boa fisicalidade no contacto, marcando o ensaio da vitória já aos 80 minutos!
Pierre-Mathieu Fernandes jogou durante 26 minutos na derrota do Vienne. O pilar fez um jogo positivo, apesar de ter cometido uma penalidade.
NATIONALE 2
Dany Antunes foi titular pelo OMR, num encontro que acabou em desaire para equipa do defesa português (Hugo Mendes não foi convocado). Umas quantas boas acções na recepção aos pontapés, cinco pontos ao pé e uma quebra-de-linha no embate frente ao Niort.
Thibault de Sousa foi titular na derrota do Aubenas por um ponto na visita à “casa” do Rumilly (Loïc Bournonville não alinhou) com o pilar português a somar 9 placagens efectivas (uma falhada), 1 penalidade cometida e uma mão cheia de entradas no contacto.
Lucas Vieira foi titular e cumpriu 58 minutos na derrota do Limoges frente ao Rennes. Introduções estáveis nos alinhamentos e uma boa réplica defensiva.
Anthony Granja saiu do banco de suplentes para ajudar o Lannemezan a ganhar, mantendo-se em 3º lugar na Nationale 2. Acções positivas do pilar, especialmente nas fases-estáticas.
FEMININO
Este fim de semana começou com a Élite 2 e a vitória em casa do RC Toulon Provence com Manuella Carvalho a jogar de início, que se lesionou no ombro aos 25 minutos de jogo. A lesão não é grave. Era a primeira titularização de Manuella esta temporada.
As equipas da primeira divisão, a Élite 1, jogaram na competição Coupe de France Féminine à XV. As Pink Rockets do Stade Français foram perder em casa das Grenoble Amazones 22 a 14. Isabel Ozório e Adelina da Costa jogaram os 80 minutos com o SF. A número 8 marcou um ensaio no final da primeira parte.
Na mesma competição, Cloé da Costa que foi suplente utilizada ganhou com o seu clube do Stade Bordelais na casa do Stade Rennais 21 a 7. Cloé jogou 20 minutos na posição de ala.
No ultimo jogo de rugby feminino deste fim de semana, na Élite 2, um jogo entre portuguesas das Coyotes94 e do CA Brive Corrèze. As jogadoras Sara Magalhães e Zoé Fernandes do CA Brive Corrèze entraram ao intervalo e deram o contributo a vitória 22 a 12.
Do lado das Coyotes94, Clothilde Vieira saiu ao intervalo para entrar de novo aos 56 minutos. Marion Mazer jogou todo o jogo e marcou um ensaio no final do jogo.
Artigo escrito em parceria com Bryan Freitas!