Rugby Português “lá fora”: Sebastien de Chaves na vitória dos Falcons
Numa semana com pouca actividade local, já que o Top14, ProD2, Ereklasse, Division de Honor pararam quase por completo, o foco esteve em Sebastian de Chaves, com o 2ª linha a ser influente na conquista dos 4 pontos dos Newcastle Falcons.
O DESTAQUE DA SEMANA: SEBASTIAN CHAVES INULTRAPASSÁVEL NA DEFESA
Segunda vitória para os Newcastle Falcons nesta temporada com Sebastian de Chaves a realizar a sua melhor exibição desta temporada, especialmente na defesa ou no garantir um alinhamento eficaz e que fosse um problema constante para o Gloucester. O 2ª linha jogou os 80 minutos, mostrando que está num dos melhores momentos em termos da forma física e anímica, como se provam pelos seus números ao fim de um encontro que terminou num 27-21: 12 placagens (100% de eficácia), 1 turnover no breakdown, 7 alinhamentos próprios ganhos, 3 alinhamentos contrários captados, 20 metros de conquista territorial onde bateu a linha-de-vantagem em 4 das 6 portagens de bola protagonizadas por si.
O único ponto negativo foi uma penalidade cometida no ar, sem qualquer penalização mais grave para os Falcons, que garantiram assim 4 pontos importantes nesta temporada, lembrando ao leitor que não há descida de divisão na Premiership nesta temporada – nem na próxima. Sebastian de Chaves foi um garante defensivo constante, não deixando passar nenhum adversário, com três das 12 placagens efectuadas a caírem na categoria de dominantes, o que até arrancou alguns alguns aplausos da bancada.
NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES:
Luigi Dias foi titular pelo Saint Jean-de-Luz, com o nº8 (terminou na 2ª linha) a jogar os 80 minutos e ajudar o seu clube a garantir importantes pontos nesta Nationale 2. 9 placagens, 2 turnovers no alinhamento, 3 boas portagens de bola, e ainda um offload do avançado luso-descendente.
Cyrille Andreu alinhou na posição de defesa pelo Aubenas, e apesar da derrota por uma margem de 6 pontos na visita ao campo do Dijon, o internacional português transformou um drop, e ainda criou um par de boas situações para o ataque da sua equipa.
Loïc Bournonville começou de início na vitória do Rumilly, saindo de campo já nos últimos 25 minutos da 2ª parte, e o talonador esteve a um bom nível, errando só uma introdução em nove no alinhamento, impondo uma boa fisicalidade no contacto.
Jacques Le Roux cumpriu 80 minutos na vitória do Moseley Rugby por 29-26, e a intervenção do asa na defesa foi fulcral para garantir estes 4 pontos, já que somou 15 placagens e dois turnovers. Boa prestação para o veterano asa.
João Vasco Côrte Real jogou na pesada derrota do München Rugby, mas não temos informações de como se portou o pilar internacional português.