Rugby Português “lá fora”: Samuel Marques dá um boost ao Carcassonne
Fim-de-semana de quase nenhuma actividade a nível de clubes, com só a ProD2 a chamar os seus jogadores para a refrega, com Samuel Marques a contribuir decisivamente na vitória do US Carcassonne que volta a respirar na segunda liga francesa, quando já falta muito pouco para o fim da fase-regular!
DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA
Cody Thomas foi titular no empate a 29 pontos do Rouen Normandie frente ao Provence Rugby, num jogo imensamente emotivo e em que o pilar português realizou uma prestação agridoce: três excelentes entradas no contacto, nenhuma penalidade cometida na formação-ordenada, sete placagens e 64 minutos; por outro lado, o primeira-linha foi expulso temporariamente aos 25′, depois de uma sucessão de faltas, isto quando minutos antes já outro colega de equipa tinha visto um cartão amarelo. No cômputo final, Cody Thomas saiu desta 24ª jornada com uma prestação que tem estado em linha com os últimos meses.
Samuel Marques e Anthony Alves estiveram frente-a-frente no Carcassonne-Stade Montois, com a vitória a ser conquistada pela equipa do formação português, que, de forma surpreendente, desmanchou um dos candidatos à subida com um 37-09. E qual o peso de ambos neste encontro? Samuel Marques foi uma das razões pela qual o Carcassonne somou estes 5 pontos, não só pelo ensaio marcado, mas também pelas duas assistências e quase duas mãos-cheias de intervenções que empurraram o Carcassonne para mais perto da vitória, desenhando boas linhas-de-passe, saídas ao pé pensadas e uma liderança que realmente fez a diferença em toda a linha. Já Anthony Alves jogou 41 minutos, e apesar de não ter tido nenhum momento mais auspicioso, cumpriu na formação-ordenada, com duas falhas de placagem a se registarem no decurso de tempo em que o pilar jogou. Samuel Marques e o Carcassonne dão o salto para 14º lugar e estão a 4 pontos do Mountauban, a primeira equipa abaixo da linha de manutenção.
José Conde levantou a Supertaça de Espanha pelo UE Santboiana, com o pilar internacional português a alinhar em 60 e poucos minutos desta vitória frente ao El Salvador. Com este troféu somado, José Conde conquistou todos os títulos possíveis em Espanha, um feito histórico para um dos melhores portugueses a jogar no estrangeiro.
Fotografia de Serge Gonzalez Photographe.