Rugby Português “lá fora”: Rui Maria Freitas em grande na Ereklasse
Num fim-de-semana de menor actividade portuguesa nos campeonatos europeus de rugby, Rui Maria Freitas arrebatou o destaque de MVP graças a uma estupenda exibição que valeu uma vitória preciosa ao Eemland, mantendo-se na corrida aos primeiros lugares da principal divisão neerlandesa.
DESTAQUE: RUI MARIA FREITAS EM CHEIO NA EREKLASSE
Na principal divisão de rugby dos Países Baixos, Rui Maria Freitas continua a singrar em alta, sendo um dos principais motores do Eemland, uma vez que nesta 5ª jornada (3ª para o emblema do defesa ex-São Miguel, em virtude do adiamento de dois jogos no início da temporada) foi o português a salvar o seu clube nos minutos finais, conseguindo uma conversão que acabou por resultar na vitória por um tangencial 21-20.
O defesa foi autor de 10 dos 21 pontos do Eemland, somando ainda três quebras-de-linha, nove defesas batidos, duas assistências para quebras-de-linha de companheiros seus e quatro excelentes intervenções no ar, impondo um domínio téctnico e táctico de categoria frente ao Haagse. Tem sido sistemático a influência do jovem 3/4’s, que injecta um perfume técnico intenso sempre que é chamado ao serviço, acrescentando um virtuosismo de bom nível.
Rui Maria Freitas é o melhor marcador de pontos do Eemland na corrente temporada, e tem sido considerado como um dos melhores atletas estrangeiros a actuar no campeonato neerlandês, e ganha esta semana o destaque principal para o Fair Play.
In other news, Rui Maria Freitas continues to be one of the best foreign players playing in the Netherlands Premiership (Ereklasse), and gifted his side a last-minute try
He converted the extra 2 points to pull a late comeback to @RCEemland 🏉#Ereklasse pic.twitter.com/JiocnZ33Yj
— Francisco Isaac (@francisaac87) November 6, 2022
OUTROS DESTAQUES
Boa exibição de Sebastian de Chaves na derrota do Newcastle Falcons na recepção ao Bath, com o segunda-linha português a somar 11 placagens efectivas (uma falhada), um turnover, dois alinhamentos adversários capturados, e 8 metros de conquista territorial.
Cody Thomas e Lucas da Costa (continuará a ser referenciado nos nossos resumos de jornada) jogaram na pesada derrota do Rouen Normandie frente ao Oyonnax (Pedro Bettencourt não foi chamado a jogo), com o pilar português a ter jogado em 53 minutos, enquanto o asa entrou aos 62′, numa altura em que o encontro estava mais que decidido. O pilar internacional português efectuou uma boa formação-ordenada, mas a capacidade de resposta da equipa da casa acabou por vergar a avançada o Rouen nas fases-estáticas.
O pilar internacional português do Santboiana, José Conde, foi titular na vitória do emblema catalão na visita ao campo do Pesek Belenos CR. O ex-GDS Cascais apresentou-se em alto nível nas fases-estáticas e ainda acrescentou uma dose de agressividade em três boas portagens de bola.
Dany Antunes cumpriu os 80 minutos pelo Cognac, tendo saído deste encontro com 13 pontos marcados, fruto de um ensaio e conversão, e duas penalidades, que acabaram por ser insuficientes face aos 50 pontos sofridos na visita ao campo do Narbonne de Geoffrey Moïse, que foi também titular e realizou a sua melhor prestação da temporada com três excelentes penalidades conquistadas na formação-ordenada e quatro linhas-de-vantagem transpostas.