Rugby Português “lá fora”: Rodrigo Marta non-stop na Nationale

Francisco IsaacOutubro 17, 20226min0

Rugby Português “lá fora”: Rodrigo Marta non-stop na Nationale

Francisco IsaacOutubro 17, 20226min0
Fica a par de como jogaram os atletas lusos neste fim-de-semana com nota de destaque para Rodrigo Marta, o ponta do US Dax

Mais um fim-de-semana em que Rodrigo Marta amealhou mais ensaios, marcando dois na vitória do US Dax, e é merecidamente o destaque principal para o Fair Play, para além de te colocarmos a par de tudo o que se passou com os jogadores portugueses a actuar além fronteiras.

DESTAQUE: MARTA BISA E É O ARTILHEIRO DA NATIONALE

Que jornada gloriosa para Rodrigo Marta ao serviço do “seu” US Dax, conseguindo arrancar uma exibição de luxo, coroada com dois extraordinários ensaios, com o último a deixar a defesa do Suresnes toda pelo caminho, impondo um slalom de belo efeito! O internacional português fez ainda 95 metros de conquista territorial, três quebras-de-linha, bateu doze defesas, realizou dois tackle-busts, uma mão cheia de boas recepções aéreas, injetando uma letalidade e ferocidade estrondosa que conferiu outra dimensão atacante ao Dax, que ocupa agora o 2° lugar desta Nationale, com Rodrigo Marta a ocupar o 1° lugar dos melhores marcadores de ensaios desta 3a divisão do rugby francês.

Diogo Hasse Ferreira também participou nesta vitória, entrando em campo à passagem do minuto 50. Bom impacto na formação-ordenada e bastante participativo na conquista de fases, apresentou-se bem neste encontro, e viu de perto o último ensaio de Rodrigo Marta.

OUTROS DESTAQUES

Mike Tadjer voltou às convocatórias do Perpignan, entrando em campo ao intervalo fruto de um amarelo do talonador titular. Seis placagens (e mais uma que falhou o alvo), sete introduções no alinhamento, três portagens de bola e esteve ainda associado ao único ensaio da formação catalã nesta derrota ante o Clermont.

O talonador português do Brive, Lucas da Silva, iniciou o encontro deste fim-de-semana como suplente, mas foi chamado a entrar logo aos 24 minutos altura em que Motu Matu’u foi forçado a sair. Cumpriu no alinhamento e defesa, apesar da derrota pesada frente ao Toulouse, que acabou por resultar na demissão do treinador do Brive.

Sebastian de Chaves foi titular na derrota do Newcastle Falcons ante os Northampton Saints. O 2a linha realizou treze placagens, seis portagens de bola (12 metros e conquistou a linha-de-vantagem por três vezes) e conquistou cinco alinhamentos, somando ainda um cartão amarelo.

Samuel Marques e Nicolás Martins estiveram frente-a-frente, com a vitória a sorrir ao 2a linha/asa, o que significou novo desaire surpresa para o Carcassone do formação, estando agora nós últimos lugares da ProD2. Em relação a prestações, o asa foi importante quando foi chamado ao serviço e cumpriu nas suas funções nos 20 minutos que dispôs. Já Samuel Marques teve algumas dificuldades para reorganizar a equipa nos 36 minutos em que actuou.

Época vitória do Rouen Normandie de Cody Thomas e Lucas Costa (não jogou o 3a linha) frente ao Stade Montois de Simão Bento e Anthony Alves (nenhum dos dois foi convocado), virando um 03-20 para um 28-23 em apenas 40 minutos. O pilar luso realizou uma exibição mediana, uma vez que recebeu ordem de expulsão temporária pouco depois de ter entrado em campo, mas deu a volta quando ajudou o Rouen a dominar as fases-estáticas até ao último minuto deste encontro.

Pedro Bettencourt foi titular na estrondosa vitória do Oyonnax por 56-07 na recepção ao Nevers, tendo se exibido em boa forma com algumas intervenções de qualidade.

Jogo complicado para o Béziers-Hérault, que se viu com menos um jogador a partir dos 25 minutos, o que acabou por tirar espaço de manobra para Raffaele Storti se soltar, conseguindo, no entanto, fugir com os 4 pontos. De qualquer forma, o ex-Técnico Rugby voltou a ser importante como unidade de rotura na defensa contrária, oferecendo uma excelente estabilidade no jogo ao pé ou nas recepções aéreas. Francisco Fernandes também saiu com uma exibição positiva nos 35 minutos que dispôs.

O Narbonne continua em situação aflitiva, concedendo nova derrota na Nationale, estando cada vez mais longe dos lugares de playoff de subida. Geoffrey Möise e José Lima foram titulares, com o pilar a evidenciar algumas dificuldades para acompanhar o ritmo de jogo, enquanto o centro teve mais de sete placagens (duas dominantes) e um par de boas ações no ataque.

Steevy Cerqueira voltou a ser titular no Chambéry, ajudando a sua equipa a derrotar o Rennes e a consolidar-se a meio da tabela classificativa, que ainda está longe dos 1ºs lugares, onde está o US Dax de Rodrigo Marta e Diogo H. Ferreira. O 2a linha captou seis alinhamentos, mostrando qualidade na defesa (um turnover) e ataque.

A vida do Coignac de Dany Antunes também está a ficar cada vez mais complicada, uma vez que registaram novo desaire, ocupando um dos dois últimos lugares da Nationale. Oito pontos ao pé do defesa português que não teve espaço para fazer a diferença na estratégia ofensiva da sua equipa.

Titularidade para Hugo Mendes, que permaneceu em campo até aos 58 minutos, dando um contributo significativo ao Marcq-en-Barouel, que voltou a somar 4 pontos nesta Nationale 2.

Derrota para o Rumilly de Loïc Bournonville, com o talonador português a jogar até à passagem dos últimos 20 minutos, tendo cumprido nas fases-estáticas, surgindo positivamente na defesa.

Thibault de Sousa e Cyrille Andreu começaram de início pelo Aubenas, com ambos a realizar prestações diferentes. O pilar foi penalizado por algumas más formação-ordenadas, saindo ao intervalo, enquanto o veterano defesa foi dando outra largura ao jogo ao pé do Aubenas.

Luigi Dias cumpriu os 80 minutos na derrota do Saint-Jean de Luz, com mais de 14 placagens desferidas, 6 portagens de bola e quatro captações no alinhamento.

Éric dos Santos voltou a jogar após algumas semanas lesionado, e o 2a linha esteve em bom nível a comandar a avançada do Anglet, com o seu clube a somar uma importante vitória na Nationale 2.

Rui Maria Freitas foi titular em mais uma vitória bonificada do Eemland na Ereklasse, com o defesa português a somar quatro conversões, três quebras-de-linha, cinco defesas batidos e um ensaio.

Jacques Le Roux foi chamado ao banco de suplentes do Moseley Birmingham, com o emblema do asa luso a sofrer uma reviravolta e derrota para a National One inglesa.

O UE Santboiana de José Conde conquistou mais 5 pontos na Division de Honor, com o pilar português a voltar a dominar na formação-ordenada e a surgir bem lançado na construção de fase, onde conquistou quase sempre a linha-de-vantagem.

Miguel Macedo e o SC Neuenheim foram derrotados nesta jornada da Bundesliga, num jogo em que o asa impôs uma dezena de boas placagens e forçou uma penalidade ao adversário.

O München RFC de João Vasco Côrte Real somou uma boa vitória na recepção ao Heidelberg RK, com o pilar a estar em bom nível.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS