Rugby Português “Lá Fora”: quarteto luso nas meias da Pro D2

Francisco IsaacMaio 26, 20243min0

Rugby Português “Lá Fora”: quarteto luso nas meias da Pro D2

Francisco IsaacMaio 26, 20243min0
O Béziers e Grenoble estão nas meias-finais da Pro D2 com cinco portugueses envolvidos na luta pela subida ao Top14

Samuel Marques, Francisco Fernandes, Raffaele Storti (não é expectável que retorne antes do fim da temporada), José Madeira e Diego Pinheiro Ruiz estão nas meias-finais da Pro D2 2023/2024, confirmando a passagem neste fim-de-semana passado, numa altura em que a actividade de XV começa a ser menor.

FRANÇA

PRO D2

Samuel Marques e Francisco Fernandes foram titulares no AS Béziers-Hérault, ajudando o clube a conseguir uma histórica qualificação para as meias-finais da Pro D2, num jogo que foi disputado até ao fim frente ao CA Brive de Lucas da Silva. O formação português, que confirmou o retorno aos Lobos para o tour de Julho a África, foi fulcral para o desfecho final, já que até aos 75′ o Béziers-Hérault estava a perder. Samuel Marques somou 18 pontos ao pé, assistiu para o 1º ensaio e foi uma força galvanizadora do ataque do Béziers. Já Francisco Fernandes… bem, começam a faltar palavras para descrever a capacidade física do pilar português, que tendo sido titular, aguentou ate ao 55º minuto, cumprindo com assertividade o seu papel. Excelente na formação-ordenada, móvel quando tinha de carregar a oval e um pulmão constante para o seu clube. Por fim, Lucas da Silva. O talonador do CA Brive termina a temporada em estupenda forma, cumprindo nos alinhamentos (6 introduções em 7), defesa (6 placagens efectivas) e até no ataque (difícil de parar no jogo curto e inteligente no uso da bola).

José Madeira e o FC Grenoble somaram uma estrondosa vitória frente ao US Dax de Diogo Hasse Ferreira, com o 2ª linha a ter somado 80 minutos, enquanto o pilar entrou ao 43º minuto de jogo. Madeira realizou uma prestação de bom nível, não só pelos apontamentos defensivos (9 placagens efectivas e um turnover), como por ter se assumido como uma das chaves para demonstrar o aparelho do Dax nos alinhamentos, e na saída de bola na formação-ordenada. Diogo H. Ferreira entrou em campo já numa altura em que o resultado estava praticamente sentenciado, mas ainda assim foi dos melhores avançados da sua equipa.

BUNDESLIGA

João Vasco Côrte-Real, Eduardo Sampaio e João Rodrigues foram titular no desaire do München por 15-20 frente ao Hannover 78. Não conseguimos obter informações sobre as exibições dos jogadores portugueses.

FEMININO

ÉLITE 1

Isabel Ozório e Adelina Costa foram escaladas para começar de início na meia-final de manutenção na Élite 1, com a formação portuguesa a ter somado quatro pontos ao pé, num jogo em que o clube parisiense acabou por perder por 14-31, tendo a segunda-mão para evitar o pior dos cenários.

ÉLITE 2

Zoé Fernandes foi titular na derrota do CA Brive frente ao RC La Plaine no encerramento da fase-regular da Élite 2.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS