Rugby Português “lá fora”: Pedro Bettencourt e Rui M. Freitas campeões!

Francisco IsaacMaio 29, 20232min0

Rugby Português “lá fora”: Pedro Bettencourt e Rui M. Freitas campeões!

Francisco IsaacMaio 29, 20232min0
O Oyonnax de Pedro Bettencourt e o Eemland de Rui Maria Freitas foram campeões e Francisco Isaac analisa o que se passou nos jogos das consagrações

Pedro Bettencourt e Rui Maria Freitas são campeões nacionais na ProD2 e Ereklasse, depois de terem ajudado o Oyonnax e Eemland a chegar aos troféus de campeões dessas duas divisões de França e Países Baixos, respectivamente, num fim-de-semana em que houve mais uns quantos atletas portugueses a jogar.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Rui Maria Freitas foi titular, marcou um ensaio e converteu mais uns quantos pontos para ajudar o Eemland a derrotar o Haagse, e finalmente, se sagrar campeão nacional depois de alguns anos fora da rota dos títulos de campeão nacional. O defesa foi brilhante do princípio ao fim da temporada, impactando totalmente a saída para o ataque dos agora campeões nacionais neerlandeses. Para além dos tais pontos, Rui Maria Freitas ainda foi senhor de umas quantas quebras-de-linha, um jogo altamente seguro na recepção de pontapés e capricho no montar do ataque.

José Madeira foi suplente utilizado na final da ProD2, acabando por não conseguir ajudar o “seu” Grenoble a derrotar os super-favoritos Oyonnax, com Pedro Bettencourt a festejar o título fora-de-campo. O 2ª linha fez cinco placagens, seis entradas no contacto, quatro recepções no alinhamento e ainda um turnover, num jogo que foi disputado até ao último minuto. Seguem agora para um jogo de playoff de subida/descida frente ao Perpignan de Mike Tajder.

Lucas da Silva jogou 69 minutos na derrota do CA Brive, que marcou o “adeus” ao Top14, uma vez que o emblema do talonador português terminou no último lugar. Exibição apagada do nº2 com algumas falhas de placagem e dois erros no alinhamento.

Rodrigo Marta e Diogo Hasse Ferreira não conseguiram levantar o título de campeões da Nationale, registando uma temporada memorável de qualquer das formas! O ponta português marcou o único ensaio do Dax Rugby, jogando a totalidade dos 80 minutos, registando alguns bons momentos tanto no capítulo ofensivo ou defensivo. Já Diogo Hasse Ferreira entrou no seguimento da segunda-parte e foi no geral bem sucedido no seu trabalho na avançada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS