Rugby “Português” lá fora: onde vão jogar os atletas portugueses? pt.1

Francisco IsaacAgosto 22, 20224min0

Rugby “Português” lá fora: onde vão jogar os atletas portugueses? pt.1

Francisco IsaacAgosto 22, 20224min0
Nesta lista podes ficar a saber em que clube ou ligas vão jogar os "Lobos" ou potenciais futuros internacionais portugueses

A presença de jogadores afectos à seleção portuguesa de rugby em clubes e ligas fora do território nacional continua em grande expansão, seja pela via de atletas que emigraram já em idade adulta/jovem em direção a França, Inglaterra ou Países Baixos, ou de já residirem nestes desde que nasceram, aumentando o número de opções e qualidade a favor dos “Lobos” e do crescimento da bola oval lusa. Esta lista conta-nos quem são os nomes e onde vão jogar nesta temporada de 2022/2023, com este primeira parte a figurarem só os atletas afectos a primeira/segunda divisão dos principais campeonatos internacionais.

TOP14

Mike Tadjer

33 anos / Perpignan / Talonador

Renovou contrato por mais uma temporada com o emblema do sul de França, que voltou a confiar nos préstimos do experiente talonador português.

Lucas da Silva

24 anos / Brive / Pilar 

O maciço primeira-linha transferiu-se do Stade Français para o CA Brive com o objetivo de ganhar mais tempo de jogo. Não sendo ainda internacional português, poderá estar para breve o seu primeiro jogo oficial pelos “Lobos”.

PREMIERSHIP

Sebastian de Chaves

31 anos/ Newcastle Falcons / 2a/3a linha

Nunca jogou por Portugal, mas carrega passaporte nacional, o polivalente avançado retorna à Premiership inglesa depois de uma breve passagem pela Major League Rugby durante os primeiros meses de 2022, podendo ser uma boa alternativa a Jean de Sousa (retirou-se no fim da época que terminou em Junho passado).

PROD2

Samuel Marques

33 anos / Carcassone/ Formação

Renovou para mais uma temporada, o n°9 que foi vital para o apuramento do Carcassone aos playoffs da PROD2 (mais de 100 pontos marcados) estando pronto para mais uma época na segunda divisão de rugby em França.

José Lima

30 anos / Carcassone / Centro

Apesar de ter jogado pouco a partir de Janeiro de 2022, o centro português continua associado ao Carcassone, esperando-se uma temporada com mais minutos.

Pedro Bettencourt

27 anos / Oyonnax/ Centro

Depois de uma época de bom nível, o centro formado no CDUP continua no crónico candidato à subida, o US Oyonnax, que terá o objetivo de voltar a lutar pelo regresso ao Top14.

José Madeira

20 anos / Grenoble / 2a/3a linha

Chegou com 17/18 anos a França e desde então tem sido capaz de conquistar o seu lugar no Grenoble (20 jogos em 2022/2023) sendo uma das maiores “pérolas” actuais do rugby português.

Simão Bento

20 anos / Stade Montois / Três-de-trás

Um ensaio na sua época de estreia em França, no qual chegou para alinhar nos Éspoirs do Stade Montois acabando por dar rapidamente o salto para a equipa principal, o polivalente 3/4’s vai continuar a oferecer os seus préstimos no emblema sediado em Mont-de-Marsan.

Anthony Alves 

32 anos / Stade Montois / Pilar 

O experiente pilar português vai continuar ligado ao Stade Montois, sendo uma das peças de maior importância na avançada deste emblema do sul de França.

Francisco Fernandes

36 anos / Béziers-Hérault / Pilar

Um dos primeiras-linhas mais experientes do rugby não só português mas da PROD2 também, Francisco Fernandes continuará a desempenhar o seu papel no Béziers-Hérault nesta temporada, a sua 17a enquanto jogador profissional.

Raffaele Storti

22 anos / Béziers-Hérault / Ponta

O super velocista da seleção nacional vai ter a sua primeira experiência na PROD2, após ter passado uma época ao serviço dos Éspoirs do Stade Français, fazendo companhia a Francisco Fernandes em 2022/2023.

Cody Thomas

26 anos / Rouen / pilar

É o momento-chave para o pilar português ganhar outra rodagem depois de duas épocas em que raramente foi chamado a jogar no Brive, sendo o Rouen uma nova rampa de lançamento.

Lucas Costa

20 anos / Rouen / 3a linha

Não foi ainda chamado para os “Lobos”, mas está munido de passaporte português e poderá vir a estar presente numa convocatória futura, Lucas Costa, terceira-linha de 20 anos é um dos atletas luso-franceses a ter em atenção para esta época, estando ao serviço do Rouen.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS