Rugby Português “Lá Fora”: Obrigado Mike Tadjer

Francisco IsaacJaneiro 28, 20246min0

Rugby Português “Lá Fora”: Obrigado Mike Tadjer

Francisco IsaacJaneiro 28, 20246min0
Mike Tadjer despediu-se dos relvados neste fim-de-semana num jogo emocionante e que acabou aos 88 minutos!

Num fim-de-semana em que quatro jogadores portugueses marcaram ensaios na ProD2, o destaque tem de ir para o adeus de Mike Tadjer aos relvados, que após ter auxiliado o Massy nos últimos quatro meses, coloca o ponto final numa carreira de sucesso. Fica a saber como jogaram todos, desde Mike Tadjer a Pedro Bettencourt, da ProD2 à Élite 1.

MASCULINOS

TOP14

Boa prestação de Pedro Bettencourt, com o centro a registar 46 metros de conquista com a oval nas mãos, um tackle-bust, seis portagens de bola (passou a linha-de-vantagem em quatro) e duas placagens efectivas (e uma falhada), tendo sido um dos melhores manípulos ofensivos do Oyonnax, num encontro em que o USO acabou por perder nos últimos 10 minutos.

PROD2

Simão Bento, Pierre Sayerse e Anthony Alves foram até ao campo do Aurillac, e apesar de uma boa exibição dos três atletas portugueses, foram incapazes de sair desse encontro com uma vitória. Simão Bento foi protagonista de algumas jogadas “mágicas” arrancando 100 metros de conquista, duas quebras-de-linha, oito defesas batidos e dois offloads, num jogo que alinhou como defesa. Anthony Alves marcou o seu primeiro ensaio da temporada e foi largamente um dos melhores jogadores em campo, com dez placagens efectivas, duas faltas arrancadas na formação-ordenada e oito portagens de bola. Pierre Sayerse teve um jogo mais “sossegado” com 50 metros de conquista, quatro defesas batidos, não efectuando qualquer erro na recepção do jogo ao pé.

Diogo H. Ferreira foi novamente um dos melhores em campo na memorável vitória do Dax ante o Biarritz, com o pilar a ajudar forçar três penalidades no conjunto contrário, completando 9 placagens efectivas, duas das quais dominantes e que se fizeram ouvir no estádio. Está num excelente momento de forma.

Raffaele Storti, Samuel Marques e Francisco Fernandes  somaram nova estrondosa vitória para a ProD2, reaproximando-se do 1º lugar, já que estão a apenas 2 pontos desse objectivo. Storti voltou a ser o MVP da semana do “Rugby Português ‘Lá Fora'” com um hat-trick memorável, desmanchando por completo a defesa do Agen. O ponta obteve 120 metros de conquista territorial, cinco defesas batidos, três quebras-de-linha, 15 portagens de bola, impondo mais um show na PROD2. Francisco Fernandes começou do banco de suplentes, mas teve de rapidamente entrar em campo ao 6º minuto, e não para a posição de pilar e sim de talonador! Mesmo não sendo a sua posição, a lenda portuguesa foi extraordinário e conseguiu mesmo dar estabilidade à sua equipa, colocando a oval com perícia no alinhamento (só falhou um lançamento em doze) e a se agigantar na defesa. E Samuel Marques foi, novamente, impressionante com três assistências, um ensaio, e uma série de pormenores técnicos que foram derrubando o bloco de jogadores do Agen.

Rodrigo Marta, Vincent Pinto, Cody Thomas e Jéremie Mauroaurd (Hugo Aubry não foi convocado) entraram em choque no Colomiers-Rouen Normandie, com a vitória a sorrir à equipa dos pontas portugueses, com Marta a marcar dois ensaios, ambos de uma elegância e frieza fenomenal. Vincent Pinto entrou na 2ª parte e se apresentou bem ao serviço, com duas quebras-de-linha e três defesas batidos. Em relação aos dois primeiras-linhas portugueses do Rouen Normandie, não foi uma noite fácil, e apesar de umas boas formações-ordenadas, a equipa destes nunca foi capaz de mostrar argumentos para contrariar os dinamismos do Colomiers.

Diego Pinheiro-Ruiz somou 14 minutos na derrota do Grenoble, entrando para a posição de asa aberto durante o período de assistência ao titular. Duas placagens efectivas, uma bola caçada no alinhamento e pouco mais há para assinalar. José Madeira continua lesionado.

Nicolás Martins voltou a ser dos melhores em campo pelo SAXV, arrancando dezasseis placagens efectivas (100% de eficácia), dois turnovers, sete portagens de bola, domínio no alinhamento total e uma presença de grande impacto na manobra defensiva e ofensiva da sua equipa. Ficaram a três pontos de uma vitória na visita ao campo do Montauban.

NATIONALE

Mike Tadjer despediu-se oficialmente dos campos, tendo ajudado ao Massy garantir uma preciosa vitória que os mantém na luta pela manutenção na Nationale. O talonador esteve a um excelente nível, com várias placagens e uma presença decisiva nos alinhamentos, saindo de campo quando o relógio aponta o 65º minuto. O Fair Play endereça os maiores desejos de sucesso para os próximos passos da carreira de uma das lendas vivas do rugby português. Obrigado Mike Tadjer.

Pierre-Mathieu Fernandes foi titular na derrota pesada do Vienne, que está cada vez mais relegado para último classificado. Não há nenhum ponto positivo a ressalvar da exibição do pilar.

Geoffrey Moïse voltou a ser titular pelo Narbonne, num jogo que acabou em derrota na visita ao campo do Nice. Cometeu um par de penalidades mas apresentou-se em bom nível na defesa.

NATIONALE 2

Lucas Vieira foi suplente utilizado na vitória folgada do Limoges frente ao Bassin D’Arcachon, entrando bem na segunda-parte.

Éric dos Santos Madeira foi titular e jogou os 80 minutos da vitória do Anglet ante o Cognac, estando ainda na luta pelo playoff de subida. Uma dezena de placagens efectivas e um turnover são os dois dados técnicos a destacar.

O Salles sofreu uma pesada derrota nesta jornada, com Clément Pereira a ficar em campo até ao último minuto, tendo o abertura estado a um nível razoável, mas longe do que já vimos fazer nesta Nationale 2.

Luigi Dias e o Saint Jean de Luz deram um suspiro de alívio, garantindo uma vitória memorável ante o OMR (Dany Antunes ficou de fora da convocatória), com 2ª linha português a ter sido dominante no alinhamento, conseguindo ainda um turnover, cometendo, no entanto, três penalidades.

Anthony Granja foi titular na vitória do Lannemezan por 22-12. Não obtivemos informações em específico sobre o primeira-linha.

Thibault de Sousa cumpriu 60 minutos na derrota do Aubenas, e pelas informações recolhidas o pilar foi competente nas suas obrigações básicas.

DIVISION DE HONOR

José Conde começou do banco de suplentes na vitória do UE Santboiana no campo do Les Abelles, e o pilar quando entrou foi fulcral para dar uma resposta de alto nível na formação-ordenada, tendo ainda brilhado nas portagens de bola (cinco), completando quatro placagens efectivas.

FEMININO

ÉLITE 1

Por actualizar.

ÉLITE 2

Por actualizar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS