Rugby Português “lá fora”: Marta e Ferreira “campeões” de Outono

Francisco IsaacDezembro 11, 20226min0

Rugby Português “lá fora”: Marta e Ferreira “campeões” de Outono

Francisco IsaacDezembro 11, 20226min0
Nova grande exibição de Rodrigo Marta (e Diogo H. Ferreira) vale o título de campeão de Outono para o Dax, como nos conta Francisco Isaac

Pedro Bettencourt, Rodrigo Marta, Diogo Hasse Ferreira e Rui M. Freitas são campeões de Outono nas suas equipas, num fim-de-semana em que os clubes do Top14 e Premiership cruzaram-se na Champions e Challenge Cup, num fim-de-semana globalmente positivo para o rugby português.

O DESTAQUE DA SEMANA: DAX CAMPEÃO DE OUTONO COM RODRIGO MARTA A ENCANTAR

Ao fim da 1ª volta da Nationale (referente à 3ª divisão de rugby em França), o US Dax Rugby é campeão de Outono, garantindo o 1º lugar após os primeiros 13 jogos da temporada, com Diogo Hasse Ferreira e Rodrigo Marta a terem intervenção directa na esmagadora vitória sobre o RC Narbonnais de Geoffrey Moïse e José Lima (o centro português não foi chamado ao encontro), por 45-06. O centro/ponta ex-Belenenses Rugby marcou um ensaio numa tarde em que “incendiou” as linhas atrasadas do Dax, forçando três quebras-de-linha e sete defesas batidos, impondo um espectáculo de classe em mais uma prestação como 2º centro, sendo Rodrigo Marta, neste momento, um dos atletas em melhor forma na Nationale.

Diogo Hasse Ferreira também se apresentou em grande, garantindo umas excelentes formações-ordenadas, em que ganhou a Geoffrey Moïse neste choque de portugueses, apresentando-se bem no apoio ao jogo ao largo, com aquela dose de agressividade necessária para ajudar o Dax a dominar o território e a posse de bola. O Dax parte para a última jornada do ano de 2022 com o 1º lugar, querendo garantir agora uma vitória frente ao US Bressane, os actuais 2ºs classificados da Nationale, que estão a apenas 5 pontos do emblema defendido por Rodrigo Marta e Diogo H.Ferreira.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Vincent Pinto foi titular na derrota do Pau para a Challenge Cup frente aos Cheetahs, não tendo conseguido ter bola suficiente nas suas mãos para mostrar o seu melhor enquanto unidade de ataque. A defender salvou o Séction Paloise de um ensaio, fechando os 80 minutos com seis placagens efectivas (nenhuma falhada) e uma três captações de bola áreas.

Lucas da Silva teve uma tarde de azar no regresso à titularidade pelo CA Brive, pois o talonador português foi forçado a sair de campo aos 17 minutos por lesão.

Sebastien de Chaves continua a manter o seu lugar no XV do Newcastle Falcons, e apesar da derrota da formação do norte de Inglaterra, o 2ª voltou a realizar uma excelente exibição. 19 placagens (mais duas falhadas), 1 turnover, 2 intercepções no alinhamento, seis metros conquistados, cinco portagens de bola e duas linhas-de-vantagem conquistadas.

Francisco Fernandes foi suplente utilizado na vitória tangencial do Béziers-Hérault, dando um salto na classificação nesta emotiva ProD2. Cinco portagens de bola, uma penalidade forçada na formação-ordenada e uma cometida, o pilar realizou uma prestação competente neste retorno às convocatórias.

Cody Thomas jogou 25 minutos na derrota do Rouen Normandie, não apontando nenhum dado estatístico de assinalar. Cumpriu nas suas funções.

O Carcassonne de Samuel Marques regressou às vitórias, num encontro extremamente intenso frente ao Névers, em que o formação desempenhou as suas funções com excelência, onde conferiu bom fluxo de bola aos seus colegas de equipa, e organizou as linhas de defesa. Cinco placagens, três portagens de bola, 10 metros conquistados, e um jogo ao pé sempre bem calculado – não é o chutador de momento do Carcassonne.

O Soyaux-Angoulême XV sabia que ia ter uma tarde dificil no campo do Biarritz, um dos principais candidatos à subida ao Top14, e acabou por consentir uma derrota por 32-15, num jogo em que Nicolás Martins foi titular como asa-aberto. 12 placagens efectivas, um turnover, uma penalidade cometida e um par de bons momentos no ataque do 3ª linha português.

Depois de uma paragem por lesão, Pedro Bettencourt voltou às convocatórias do Oyonnax e ajudou os actuais 1ºs classificados da ProD2 a somarem nova vitória, estando o 1º lugar garantido quando estamos quase a chegar ao fim da 1ª volta desta 2ª divisão de rugby francesa. Cumpriu no seu papel de centro, e agora é esperar um retorno à titularidade no futuro.

José Madeira começou de início e cumpriu os 80 minutos ao serviço do Grenoble, com o conjunto do 2ª linha ex-Belenenses Rugby a consentir uma derrota na visita ao campo do Stade Montois (Simão Bento e Anthony Alves não jogaram), estando ainda assim perto dos lugares de playoff de subida. O internacional português não claudicou e foi um dos melhores do Grenoble numa noite difícil, com o trabalho defensivo a ser um dos aspectos mais positivos.

Dany Antunes foi suplente utilizado na derrota do Cognac, que deverá começar a olhar para o cenário de descida como uma realidade. Em relação ao “Lobo”, entrou para abertura e não teve tempo ou bola nas mãos para fazer algo de concreto, numa derrota que foi por uma desvantagem de 61 pontos de diferença.

Kévin Baptista e Thibault de Freitas foram titulares pelo Floirac e ajudaram o seu novo clube a chegar a uma preciosa vitória, que lhes dá espaço de manobra na sua conferência sul da Nationale 2. Boa exibição do número 8 português, com umas quantas incidências positivas no contacto.

Mais uma vitória para o Saint Jean-de-Luz de Luigi Dias, com o 2ª linha a realizar mais uma exibição de calibre alto, tanto no domínio nos alinhamentos, como na conquista territorial – bateu a linha-de-vantagem por cinco ocasiões -, ocupando agora um lugar de importância neste clube da Nationale 2 francesa.

Thibault de Sousa e Cyrille Andreu conquistaram uma importante vitória pelo Aubenas, com o pilar a entrar no decorrer da 2ª parte, enquanto o veterano defesa foi responsável por um par de quebras-de-linha e três pontapés bem medidos, que ajudaram a sua equipa a escapar a situações críticas defensivas.

Lionel Campergue começou do banco de suplentes do Bassin D’Aranchon, e entrou nos últimos 30 minutos, com o clube do talonador português a somar os 4 pontos da vitória.

Rui M. Freitas alinhou como médio-de-formação no Eemland, sendo considerado o MVP dos 1ºs classificados da Ereklasse, graças aos dois ensaios, um turnover, 50 metros conquistados, e um par de grandes momentos nesta 6ª vitória do emblema do ex-São Miguel nesta temporada.

Foto de Destaque de Sébastien Husté


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS