Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins essencial no Agen
Lucas Martins ganhou o gosto pelo protagonismo, com o ponta português a marcar um 2º ensaio nesta temporada, numa jornada extremamente positiva para os atletas portugueses a jogar em França. Inês Spínola também regressou aos jogos oficiais.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
José Madeira e Cody Thomas saíram por cima do duelo com Diogo Hasse Ferreira, com o FC Grenoble a garantir uma importante vitória após frente ao US Dax. O ex-Belenenses Rugby ocupou a posição de asa aberto e somou bons números defensivos com 12 placagens efectivas, um turnover e um conquista no alinhamento, com a velocidade imposta na saída da formação-ordenada a ter sido um dos principais destaques. Diogo Hasse Ferreira entrou no decorrer da 2ª parte e foi dos melhores do Dax, impondo-se no carregar da bola e com até dois momentos que deram brilho à defesa da sua equipa. Já Cody Thomas voltou a reinar na formação-ordenada arrancando duas penalidades decisivas para garantir a vitória sem falar das cinco portagens de bola (ganhou a linha-de-vantagem em quatro) e oito placagens efectivas.
Lucas da Silva continua imparável na Pro D2, com o talonador a marcar mais dois ensaios pelo CA Brive a partir do maul dinâmico, impondo-se também em outros aspectos do jogo como a conquista de metros no contacto (12 em quatro portagens de bola) e colocação de bola no alinhamento (sete introduções em sete tentativas).
Nova prestação de excelência para Rodrigo Marta, com o internacional português a voltar a jogar na posição de centro e a dar um contributo fundamental para a vitória do Colomiers frente ao Valence Romans de Joris Moura. O ex-Belenenses Rugby quebrou a linha por duas ocasiões, somou 50 metros e realizou um par de acções individuais que deram outra velocidade à manobra ofensiva. Vincent Pinto voltou a também estar em destaque com uma quebra-de-linha e cinco defesas batidos, encontrando bons espaços à ponta. Joris Moura ocupou o luar de defesa e cumpriu no jogo ao pé, gestão de jogo e a conferir calma ao Valence Romans.
Pierre Sayerse foi titular no seu primeiro jogo desta época, mas acabou amarelado nos minutos finais sem consequências de maior para o Stade Montois, que saiu do campo do Soyaux-Angoulême com uma vitória. Luka Begic e Anthony Alves saíram do banco de suplentes nos últimos 20 minutos, com ambos a terem estado seguros nas fases-estáticas e a cumprirem na defesa.
14 pontos ao pé para Samuel Marques na vitória do Béziers-Hérault frente ao Provence Rugby, com o formação a realizar uma assistência para ensaio e a garantir uma continuidade intensa na saída de bola a partir do ruck. Francisco Fernandes foi chamado a jogo na 2ª metade deste encontro, e teve uma mão-cheia de acções extremamente positivas que acabaram por dar outra força ao Béziers na recta final do jogo.
Lucas Martins marcou pelo segundo jogo consecutivo, ajudando o Agen a garantir nova vitória nesta Pro D2 2024/2025, com o ponta a somar 40 metros de conquista, seis defesas batidos, dez portagens de bola e dois offloads. Continua em alta e a mostrar que é uma aposta de sucesso na equipa.
2nd game, 2nd try for Lucas Martins🇵🇹
His ascension in the Pro D2 has been meteoric and not only is he a great attacking asset but as well for defense
1 turnover and 1 try saving tackle! pic.twitter.com/nILyUjurZQ
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 22, 2024
NATIONALE
Gabriel Aviragnet voltou a ser titular pelo Albi e realizou uma prestação completa, com uma assistência para ensaio e duas placagens que impediram ensaios do Langon.
Geoffrey Moise foi suplente utilizado na vitória por dois pontos do Narbonne frente ao Tarbes. Boas formações-ordenadas e um par de placagens dominantes.
Dany Antunes continua a ser protagonista no OMR, que apesar da derrota por 26-32 frente ao Périgueux, somou 21 pontos com um ensaio, duas conversões e quatro penalidades. Foi constantemente um problema para a equipa adversária, forçando quatro quebras-de-linha e a bater sete placadores, numa prestação que merece ser vista pelo staff da selecção nacional.
Derrota para o Massy de Diego Pinheiro-Ruiz, com o 3ª linha a sair do banco de suplentes na 2ª metade do encontro. Não obtivemos informações sobre este encontro.
EREKLASSE
Vitória “gorda” do Rotterdamse Rugby Club de Pedro Ramos, com o abertura a ter sido titular e a marcar mais de uma dezena de pontos em mais uma jornada da Ereklasse.
FEMININO
ESPANHA
Inês Spínola foi titular e foi providencial na vitória do CRAT a contar para a meia-final da Copa de la Reyna. Excelente prestação da defesa internacional portuguesa a somar uma série de bons momentos com a bola em seu poder, para além de ter sido extremamente segura no jogo aéreo.