Rugby Português “Lá Fora”: estreia quente de Lucas Martins

Francisco IsaacSetembro 15, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: estreia quente de Lucas Martins

Francisco IsaacSetembro 15, 20245min0
Lucas Martins não podia ter feito melhor na sua estreia, com um ensaio marcado e uma prestação de gabarito como conta Francisco Isaac

Mais uma estreia portuguesa na Pro D2 com Lucas Martins a fazer uma prestação de excelência frente ao Stade Montois, como contamos neste artigo do Rugby Português ‘Lá Fora’.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Terceiro ensaio consecutivo para Lucas da Silva nesta Pro D2 2024/2025 num jogo que acabou por escapar ao CA Brive no final. O talonador cumpriu um total de 57 minutos e voltou a ser dos melhores no Brive, com uma taxa de 90% de sucesso nas introduções no alinhamento, cinco placagens efectivas, quatro portagens de bola (três linhas-de-vantagem conquistadas) e dois tackle busts. Continua num dos melhores momentos de forma na carreira.

Noite complicada para o FC Grenoble de Cody Thomas e José Madeira (não foi convocado) que perderam por uma diferença de quase 30 pontos frente ao Aurillac. Thomas até esteve bem na formação-ordenada e no carregar da oval (quatro conquistas em seis oportunidades), mas consentiu duas penalidades, tendo sido temporariamente expulso na 2ª parte – de acordo com as informações finais, a equipa de arbitragem enganou-se no jogador admoestado com o cartão amarelo.

O US Dax de Diogo Hasse Ferreira continua imbatível na Pro D2 e desta feita levou a melhor sobre Rodrigo Marta e Vincent Pinto, com o trio de internacionais portugueses a realizaram excelentes prestações e começamos pelo pilar ex-GDS Cascais que dominou o seu lado na formação-ordenada, conferindo um bom apoio aos portadores de bola e a conseguir forçar um erro do adversário no contacto. Rodrigo Marta terminou o encontro no top-2 dos jogadores com mais metros conquistados (70), conseguindo ainda uma quebra-de-linha e cinco defesas batidos, num encontro que jogou como 2º centro. Vincent Pinto também bateu cinco defesas e registou uma quebra-de-linha, tendo um dos ensaios do Colomiers começado num arranque do ponta.

Outro choque de Lobos na Pro D2, com Joris Moura, Francisco Fernandes e Samuel Marques a estarem no encontro entre o Valence Romans vs Béziers, com apenas o formação a começar no XV titular. Marques garantiu 19 pontos ao pé, desenhando a maioria das melhores jogadas do Béziers e a até arrancar duas penalidades. Francisco Fernandes entrou num momento em que o ASBH estava a perder gás, com aqueles 25 minutos finais a terem sido decisivos para levar a vitória para casa. Moura entrou logo na 1ª parte e teve alguns bons momentos, especialmente na gestão de bola através do jogo ao pé.

Para fechar, o 3º encontro com um braço-de-ferro entre atletas portugueses com o Stade Montois de Anthony Alves e Simão Bento a receberem o Agen de Lucas Martins, que na sua estreia na Pro D2 foi dos melhores em campo com um ensaio, 64 metros batidos, três quebras-de-linha, nove portagens de bola, 2 offloads, sete defesas batidos e três captações aéreas. Simão Bento ocupou um lugar na ponta e esteve a um bom nível, com algumas arrancadas de génio mas que acabaram por não terminar da melhor forma. Anthony Alves foi titular, com o pilar a ter sido competente nas fases-estáticas e com algumas boas placagens.

NATIONALE

Estreia oficial de Gabriel Aviragnet pelo Albi e que estreia, com o centro a ter estado em dois dos quatro ensaios da sua equipa, cumprindo duas assistências, 50 metros de conquista e mais uma série de pormenores ofensivos de alta qualidade.

Entrada em campo a partir do banco para Geoffrey Moise, ajudando a garantir uma vitória por dois pontos. Pormenores positivos em todos os sectores do jogo.

Mais um ensaio para Dany Antunes ao serviço do OMR, com o Lobo a ter cumprido os 80 minutos com a camisola nº15 nas costas, somando ainda dezasseis pontos ao pé. Está num momento de forma de altíssima qualidade conferindo segurança no jogo ao pé e a imprimir velocidade em todas acções com bola.

20 minutos para Diego Pinheiro-Ruiz na derrota do Massy na visita ao campo do Bourgoin. Não conseguimos obter informações sobre a prestação do asa.

NATIONALE 2

Steeve Cerqueira impôs-se nas alturas pelo Orléans, com o 2ª linha a ter sido titular e decisivo no alinhamento da equipa da casa, registando ainda uma série de bons momentos na defesa.

O Rumilly garantiu uma vitória importante na Nationale 2 com Loïc Bournonville marcou um dos ensaios da vitória frente ao Nantes, começando o jogo como titular e a sair quando o relógio já apontava para os últimos vinte minutos de jogo.

Éric dos Santos Madeira foi titular pelo Anglet, com o clube do 2ª linha português a ter garantido uma preciosa vitória nesta 4ª divisão do rugby francês.

Clément Pereira foi titular na derrota do Salles na visita ao campo do Fleurance. Não obtivemos informações sobre este encontro.

Kévin Batista e Anthony Granja foram titulares na visita ao campo do Saint Jean de Luz (Luigi Dias encontra-se lesionado de momento), com o pilar a marcar um dos ensaios da derrota da equipa da dupla portuguesa. Batista esteve dominou no contacto e foi competente na 2ª linha.

Alex dos Santos foi titular pelo Bassin d’Arcachon. Não obtivemos informações sobre este encontro.

EREKLASSE

Pedro Jaleco e Pedro Ramos foram titulares pelo Rotterdamse RC na deslocação ao campo do RC Diok com a equipa dos 3/4s portugueses a ter somado uma estrondosa vitória por 66-07.

Foto de Destaque de Petit Bleu.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS