Rugby Português “lá fora”: José Madeira reina em Grenoble

Francisco IsaacSetembro 26, 20224min0

Rugby Português “lá fora”: José Madeira reina em Grenoble

Francisco IsaacSetembro 26, 20224min0
Com a renovação confirmada, José Madeira realizou uma prestação de excelência pelo Grenbole que Francisco Isaac te explica neste artigo

Rugby Português “lá fora”: José Madeira reina em Grenoble
Jornada com atletas portugueses a marcar pontos e ensaios em diferentes jogos e ligas, para além de registarem exibições de categoria máxima, como foi o caso de José Madeira, que ajudou o Grenoble a somar uma 4a vitória na ProD2.

DESTAQUE: NAS ALTURAS (E PLACAGENS) REINA JOSÉ MADEIRA

Quarta vitória para o Grenoble, que significa o 1° lugar na classificação quando ultrapassámos a 5a jornada da ProD2, e José Madeira alinhou em todos os 80 minutos, num encontro em que tornou a realizar uma prestação de excelência especialmente na defesa (12 placagens e um turnover) e no apoio à manobra de ataque (tem se apresentado como um bom “moinho” dentro do pack avançado), com o alto ritmo e intensidade a serem dois elementos que se sobressaíram neste embate frente ao Aurillac.

Com uma presença dominante nos alinhamentos, é verdadeiramente impressionante ver como José Madeira tem se assumido como imprescindível neste arranque de temporada, onde já soma 4 jogos a titular e 297 minutos, que se explicam pela consistência e eficiência a todos os níveis.

Para fechar em beleza o fim-de-semana, foi anunciado a extensão de contrato do segunda-linha português até 2026, o que comprova o estatuto que tem adquirido em Grenoble.

OUTROS DESTAQUES

Mike Tadjer foi suplente utilizado na vitória do Perpignan, que pôs fim a uma série de três derrotas consecutivas no Top14. Nos 25 minutos que dispôs, o talonador não pecou em nenhuma introdução, somando ainda duas placagens e uma portagem de bola.

Sebastian de Chaves foi titular no desaire dos Newcastle Falcons frente aos Worcester Warriors, num encontro em que o segunda-linha esteve bem, com 10 placagens efectivas (duas falhadas), um turnover, uma penalidade cometida e 10 metros de conquista territorial.

O talonador português Lucas da Silva jogou 33 minutos na derrota do Brive, que não conseguiu superar o Castres neste jogo como visitantes. Três introduções no alinhamento e duas portagens de bola num encontro disputado até ao último minuto.

Samuel Marques foi titular pelo Carcassone, num encontro em que os jaunards não conseguiram surpreender o Biarritz. O formação português teve alguns momentos positivos nesta derrota, com uma eficácia alta no passe.

Raffaele Storti e Francisco Fernandes foram ambos titulares na derrota do Béziers-Hérault, num jogo em que o ponta somou o 6° ensaio da temporada, e o pilar ficou em campo até ao 50° minuto. Exibições competentes dos dois internacionais portugueses, com o ex-Técnico Rugby a somar duas quebras-de-linha e seis defesas batidos.

Cody Thomas começou como suplente pelo Rouen, e foi chamado a entrar à passagem do 49° minuto de jogo. Entre algumas das suas acções, destaque para duas onde mostrou domínio na formação-ordenada sob o adversário.

Geoffrey Möise foi titular na derrota de Narbonne frente ao Albi, saindo de campo quando o relógio apontava para o 46° minuto. Mão cheia de placagens, mas o pilar consentiu duas penalidades durante este encontro.

Rodrigo Marta marcou um dos ensaios do Dax, não tendo sido suficiente para garantir uma vitória nesta jornada da Nationale. O ponta voltou a encher o campo, com três quebras-de-linha e dois tackle-busts, impondo uma aceleração constante à ponta. Diogo Hasse Ferreira foi também titular, mas acabou por ter um jogo “morno”, uma vez que esteve dez minutos fora (entre o 21° e 31° minuto de jogo), e acabou por ser substituído na sequência.

Steevy Cerqueira e Dany Antunes estiveram frente-a-frente no Chambéry-Coignac, com o segunda-linha a sair com a vitória, num embate em que o defesa português somou 5 pontos ao pé e assistiu para um ensaio.

Hugo Mendes e o Marcq-en-Barouel levaram a melhor frente ao Aubenas de Thibault Sousa, com ambos os pilares a se enfrentarem na formação-ordenada durante a segunda metade deste encontro. 30 minutos para ambos sem grandes incidências.

Luigi Dias foi titular no Saint-Jean de Luz, e esteve em campo até ao apito final, realizando uma prestação de bom nível com 9 placagens, 2 portagens de bola e um turnover.

Lionel Campergue voltou a vestir a camisola n°2 e somou 47 minutos no desaire do Bassin D’Aranchon.

Miguel Macedo foi titular no SC Neuenheim e esteve em campo até aos 70 minutos. Boa prestação do asa internacional português na 4a jornada da Bundesliga.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS