Rugby Português “Lá Fora”: José Madeira na final da Pro D2

Francisco IsaacJunho 2, 20243min0

Rugby Português “Lá Fora”: José Madeira na final da Pro D2

Francisco IsaacJunho 2, 20243min0
José Madeira na final da Pro D2 é o grande destaque desta semana, com o 3ª linha português muito perto de alcançar um sonho!

Estamos a poucos dias de terminar mais uma cobertura à temporada desportiva de clubes, com a Pro D2 perto do seu final – o Top14 também, mas Pedro Bettencourt não jogará mais e inclusivé está de fora do tour da selecção nacional -, assim como a Élite 1 e 2 do rugby feminino francês. A nota de principal destaque? José Madeira na final da Pro D2!

PRO D2

Samuel Marques e Francisco Fernandes foram titulares pelo AS Béziers-Hérault na segunda meia-final da Pro D2, num encontro que acabou por terminar em desaire, com alguma polémica à mistura e que até o L’Équipe e Midol questionaram um ensaio anulado que poderia ter oferecido nova reviravolta a favor da equipa dos internacionais portugueses. Samuel Marques marcou seis pontos ao pé, mas acabou por também falhar outros dois pontapés, num jogo em que foi cerebral e intenso, esticando bem as linhas de ataque do ASBH. Francisco Fernandes fez 48 minutos e quando saiu deu-se uma queda anímica na formação-ordenada, o que demonstra o quão importante estava a ser para o ASBH. Boas placagens também (7) e até um turnover.

Contra as expectativas de vários adeptos, o FC Grenoble de José Madeira e Diego Pinheiro Ruiz está na final da final da Pro D2 2023/2024 e, no mínimo, irá disputar o playoff de subida frente ao Montpellier. Bem, vamos ao que interessa… como se portou o ex-Belenenses Rugby? Ao jeito do que tem feito nesta temporada: de excelência a todos os níveis. No que toca à defesa, coleccionou 10 placagens efectivas, não falhando qualquer uma, com uma delas até a selar uma possível quebra-de-linha crítica a favor do Provence. Adicionar ainda dois roubos no alinhamento. Mas do ponto de vista táctico e físico, foi incrível ver como se levantava do chão prontamente para voltar à linha, tendo recebido vários elogios da dupla de comentadores do Canal Plus. No ataque, foi discreto, com um offload, cinco portagens de bola e bons apoios aos seus colegas de equipa. Cumpriu os 80 minutos e está assim na sua primeira final de campeonato!

O Narbonne de Geoffrey Moïse (não foi convocado) esteve perto da subida de divisão frente ao Montauban, mas no jogo de playoff acabou por consentir uma derrota já nos últimos 5 minutos, permanecendo na Nationale. 

FEMININO

ÉLITE 1

Adelina da Costa foi titular pelas Pink Rockets do Stade Français, na segunda-mão do Élite 1. Nova derrota e estão agora em perigo de descida. Não obtivemos informações sobre a prestação da nº8 portuguesa.

ÉLITE 2

Beatriz Oliveira e Inês Marques (Mariana Marques está lesionada) foram titulares no Valkyries Normandie frente ao Rugby Club Toulon Provence Mediterranee, num jogo a contar para as meias-finais de acesso à Élite 1 francesa. Derrota por 10-13, com Beatriz Oliveira em boa forma, conseguindo arrancar alguns momentos positivos em prol da sua equipa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS