Rugby Português “Lá Fora”: Dany Antunes na final da Nationale 2
Num fim-de-semana que fechou com a promoção de Dany Antunes e do OMR à Nationale, começamos por deixar uma nota de pesar do falecimento de Pierre-Mathieu Fernandes, internacional português de 22 anos que foi vítima de um acidente de viação. O pilar cumpria a sua segunda temporada como sénior, tendo jogado em 18 encontros pelo Vienne da Nationale. Num tom mais pessoal, Pierre-Mathieu sempre foi uma pessoa gentil e bem disposta, que merecia outra sorte e destino. O Fair Play endereça sentimentos e condolências à família e amigos do pilar, que será lembrado pelo intenso amor que sentia por Portugal e pelo sorriso de orelha a orelha.
Relembramos que neste passada semana não tivemos Top14 ou ProD2, sendo que a temporada em Espanha já terminou para José Conde, por virtude do UE Santboiana ter sido eliminado nos quartos-de-final da Division de Honor masculina.
FRANÇA
NATIONALE
Luka Begic saiu do banco de suplentes no jogo de playoff de apuramento de campeão da Nationale, mas a equipa do talonador português não conseguiu dar a volta ao resultado desfavorável. O lobo somou 30 minutos com boas entradas no contacto, sendo que o alinhamento foi altamente disputado, tendo perdido duas introduções em sete. O Chambéry acabaria por perder por 10-19 na casa do Carcassonne e disse assim adeus à possível subida de divisão.
NATIONALE 2
Dany Antunes foi titular e somou dez pontos, convertendo dois ensaios e duas penalidades que ajudaram o OMR chegar à final da Nationale 2. O defesa foi genial na maioria das suas intervenções, com rasgos ofensivos que fizeram a diferença nos primeiros quarenta-minutos. Nicolás Fernandes foi titular no lado do AS Mâcon e saiu na segunda metade desta meia-final. Boa prestação do segunda-linha que termina a temporada da melhor forma.
ALEMANHA
BUNDESLIGA
Boa vitória do München de Eduardo Sampaio, João Vasco Côrte Real e João Rodrigues, que deu um passo importante na luta por um lugar nos quartos-de-final da Bundesliga. Os primeiras-linhas dominaram na formação-ordenada com o ex-CDUP a derrubar adversários como pinos, ajudando a construir um dos sete ensaios do München. João Rodrigues assistiu para dois ensaios e somou uma série de boas placagens dominantes.
FEMININO
FRANÇA
ÉLITE 2
Este fim de semana jogou-se a antepenúltima jornada do campeonato de segunda divisão feminino, a Élite 2. As Coyotes 94 onde jogam Clothilde Vieira e a internacional Marion Mazer foram pesadamente derrotadas pelo o Stade Rochelais em casa por 53 a 0. Marion Mazer jogou 60 minutos neste jogo que terminou com as hipóteses de manutenção para as jogadoras das Coyotes 94.
O CA Brive onde actua as novas internacionais portuguesas Zoé Fernandes e Sarah Magalhães perderam em casa frente as Valkyries de Rouen Normandie por 12 a 26. Zoé entrou logo na primeira parte e saiu no final do jogo depois uma lesão numa fasse de jogo. Sara não jogou.
Do lado das Valkyries, Ines Marquês jogou 70 minutos sendo excelente nos lançamentos. Beatriz Oliveira jogou todo o jogo e transformou 3 ensaios sobre 4. As Valkyries estão na segunda posição do campeonato enquanto o CA Brive conseguiu o objectivo da temporada, a manutenção nesta divisão.