Rugby Português “Lá Fora”: Cody Thomas gigante pelo Rouen

Francisco IsaacAbril 7, 20246min0

Rugby Português “Lá Fora”: Cody Thomas gigante pelo Rouen

Francisco IsaacAbril 7, 20246min0
Vários portugueses frente-a-frente com Cody Thomas a ter sido um dos melhores deste fim-de-semana como conta Francisco Isaac

Novo fim-de-semana de participação portuguesa em vários campeonatos europeus, com destaque para Cody Thomas e Simão Bento, que foram dois dos melhores portugueses na ProD2, isto sem esquecer a participação de José Conde na Division de Honor.

MASCULINO

PROD2

Cody Thomas levou a melhor frente a Francisco Fernandes (suplente utilizado), Raffaele Storti e Samuel Marques, com o pilar português a ter sido uma força-da-natureza, imperando na formação-ordenada (arrancou duas penalidades a Jon Zabala, internacional espanhol), com a sua técnica a dar uma vitamina-X ao Rouen Normandie que está a tentar a fazer uma última tentativa de fuga ao último lugar da ProD2. A juntar à excelente prestação nas fases-estáticas, o pilar ainda somou sete portagens de bola (por cinco vezes conquistou a linha-de-vantagem), quatro placagens efectivas e um defesa batido. Samuel Marques marcou seis pontos ao pé, enquanto Raffaele Storti esteve a bom nível a partir da ponta com quarenta metros de conquista e uma quebra-de-linha. Boa entrada de Francisco Fernandes aos 52, numa altura em que o Béziers já jogava com 14.

Outro choque de portugueses no encontro entre o Valence-Romans e Stade Montois, com Joris Moura a levar a melhor sobre Pierre Sayerse, Simão Bento e Anthony Alves, sendo que o abertura foi peça-chave para a equipa da casa sair com uma importante vitória na luta pela manutenção na ProD2. O nº10 marcou nove pontos ao pé, assistiu para dois dos cinco ensaios do VDRD e foi uma constante dor-de-cabeça para a formação visitante, criando sucessivas boas oportunidades ofensivas tanto a partir do jogo ao pé ou à mão. Foi a melhor exibição de Joris Moura desde que chegou à ProD2. Simão Bento foi dos melhores no Stade Montois com um ensaio e um par de placagens salvadoras que tentaram evitar a derrota da sua equipa. Excelente no jogo ao pé e na recepção de bolas aéreas, foi ainda dos mais inconformados no Stade. Anthony Alves e a avançada dos jeunes-noires não tiveram uma tarde positiva, com diversas falhas no alinhamento e formação-ordenada. Pierre Sayerse teve poucas oportunidades para brilhar.

Diogo Hasse Ferreira realizou uma prestação muito positiva na vitória do US Dax ante o CA Brive de Lucas da Silva, com ambos os primeiras-linhas a terem sido titulares e saído no decorrer da segunda-parte. O pilar ex-GDS Cascais foi resoluto nas fases-estáticas e ainda impôs seis placagens de elevado nível.

Rodrigo Marta e Vincent Pinto foram titulares na vitória do Colomiers ante o Agen, com o ex-Belenenses Rugby a ter sido um dos principais “motores” da equipa da casa, com 59 metros conquistados, seis defesas batidos, uma quebra-de-linha, três tackle-busts, oito placagens efectivas, cinco captações no ar e duas situações de ataque perigosas. Vincent Pinto teve uma tarde mais sossegada com só uma dezena de metros conquistados, mas foi importante para fechar o corredor num momento em que parecia estar se a iniciar um ensaio da reviravolta do Agen.

Nova alta prestação de Nicolás Martins pelo SAXV, com o 3ª linha a ter sido o melhor avançado dentro de campo com 40 metros de conquista, fechando o jogo com 11 placagens efectivas (100% de eficácia) e um turnover. O SAXV somou um empate ante o Vannes, um dos líderes da competição.

José Madeira foi titular e cumpriu os 80 minutos na visita do Grenoble ao campo do Nevers, com o ex-Belenenses Rugby a ter começado como 3ª linha – quarto jogo consecutivo nesta posição – e somado treze placagens efectivas (o 2º melhor), um turnover, dois roubos no alinhamento e sete entradas no contacto. O Grenoble continua na luta pelo playoff de subida.

NATIONALE

Luka Begic foi suplente utilizado na vitória do Chambéry (Steevy Cerqueira ainda não regressou de lesão) na casa do Vienne (Pierre-Mathieu Fernandes não foi chamado a jogo), com o talonador a entrar bem aos 53′. Introduziu seis bolas no alinhamento e completou cinco placagens (quatro efectivas).

Geoffrey Moise foi titular na super vitória do Narbonne ante o Carcassonne, num dérbi que foi até ao último minuto de jogo! Bons 48 minutos do primeira-linha que arrancou um turnover e uma penalidade na formação-ordenada.

NATIONALE 2

Luigi Dias foi titular no Saint Jean de Luz, que derrotou o Anglet, com o 2ª linha a ter tido uma prestação competente no alinhamento e uma mão cheia de portagens de bola de impacto. Éric dos Santos Madeira entrou no decorrer da segunda-parte.

Clément Pereira foi suplente utilizado na derrota do Salles ante o Limoges (Lucas Vieira não jogou). Não obtivemos informações sobre este encontro.

Dany Antunes marcou 22 pontos na vitória do OMR na recepção ao Marmande, em nova prestação espectacular do defesa que impôs um autêntico show com a oval nas mãos, conseguindo ainda fazer um 50/22, isto para além de cinco quebras-de-linha e dez defesas batidos.

Thibault de Sousa foi suplente utilizado na derrota ante o Nime spor 11-24, com o pilar a ter tido uma prestação satisfatória.

Nicolás Fernandes esteve na vitória do AS Mâcon por 15-14, entrando no decorrer dos segundos quarenta-minutos. Não obtivemos informações sobre a exibição do 2ª linha.

DIVISION DE HONOR

José Maria Conde entrou aos 41 minutos da pesada derrota do UE Santboiana frente ao Real Ciencias de Sevilla, num jogo em que o primeira-linha teve pouco impacto no resultado final. Ainda assim esteve em forma nas fases-estáticas. Neste encontro jogou Tomás Lamboglia, com o antigo internacional sub-20 a entrar no decorrer da 2ª parte e a somar um ensaio pela equipa sevilhana, isto para além de uma série de boas jogadas montadas a partir do agora 9.

BUNDESLIGA

João Vasco Côrte-Real, Eduardo Sampaio e João Rodrigues foram utilizados na derrota do München ante o SFC, num jogo em que nada correu bem à equipa do trio português.

FEMININO

ÉLITE 1

Por actualizar.

ÉLITE 2

Por actualizar.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS